23 de março de 2019

ZÉ BAIXINHO PASSA POR PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO EM RECIFE

O ex-diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Conselho, José Pereira da Silva, mais conhecido por Zé Baixinho, líder comunitário do sítio Alto Frutuoso, nesse momento (às 20 horas e 30 minutos), está na sala de cirurgia do hospital da Restauração no Recife. As última informações constam o seguinte:

"Paciente já em bloco cirúrgico, sendo entubado neste momento. Será operando pela Buco (mandíbula) e ortopedia (mão). A vascular já avaliou e descartou qualquer complicação nos vasos do pescoço", traduzindo, não corre risco de morte.

Zé Baixinho sofreu na madrugada desse sábado, 23/03, uma tentativa de assalto na divisa de AL/PE, quando se deslocava para o município de Estrela de Alagoas, acompanhado do seu filho Joãozinho. Ele foi vítima de dois disparos de arma de fogo, onde um tiro atingiu a região do maxilar direito e outro em uma das mãos.

Após receber os primeiros socorros no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso em Bom Conselho e ser transferido para o regional do Agreste em Caruaru, foi preciso ser levado para a Restauração no Recife para passar por procedimentos cirúrgicos.

Consta no laudo médico que Zé Baixinho teve, "fratura cominutiva de corpo mandibular direito, tendo que operar".

Segundo informações médicas, "não é uma fratura simples, com um traço apenas ou dois, típico de agressão por projétil de arma de fogo".

Por volta das 17 horas e 30 minutos, Zé Baixinho, chegou no Recife, já transferido de Caruaru. Passou por exames de tomografia e foi confirmado que a mandíbula estava com várias fraturas.

Estamos torcendo pela recuperação do pai de família e amigo Zé Baixinho. Que os amigos e familiares façam uma corrente de oração para Deus o proteger e dar a devida recuperação e voltar ao convívio de sua família.

INFORMAÇÕES DESSE DOMINGO, 24/03, SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE ZÉ BAIXINHO.

A cirurgia que Zé Baixinho se submeteu durou mais de 5 horas, terminando por volta de 1 hora da manhã desse domingo, 24/03. Em síntese, foram fixadas várias placas de titânio na mandíbula,  teve que amputar um dedo (mínimo) da mão, foi levado para a sala de recuperação. Provavelmente, deve ficar na  enfermaria domingo e segunda-feira. 

BARBÁRIE, PRECONCEITO E XENOFOBIA por Alexandre Piúta




Resultado de imagem para xenofobia
Barbárie, preconceito e xenofobia
    O mundo acompanhou nesses dias duas barbáries para as quais se procura explicação capaz de situar a sociedade sobre o que leva uma pessoa a matar dezenas de pessoas, sem nenhum nível de relacionamento capaz de gerar divergências que possam justificar tais atos. No Brasil foram 10 mortes e 11 feridos, na cidade Suzano no dia 13. No dia 15 foi na Nova Zelândia, na cidade de Christchurch, com 50 mortes e mais de 40 feridos.
    Os ataques no Brasil e na Nova Zelândia são partes de uma série de atentados, cada vez mais frequentes, a exemplo de Columbine, nos EUA em 1999, com 13 mortes, Boate Bataclan, em Paris, que ceifou a vida de mais de 120 pessoas, em 2015 e o ataque com caminhão em Nice, França, com 80 mortes, em 2016, entre outros.
    Na busca de explicações sociólogos, psicólogos, estrategistas, especialistas em segurança e administradores públicos se revezam nas explicações de pistas possíveis. Um emaranhado de caminhos surge em cada fala, revelando as dificuldades para se chegar a um ponto comum das razões que levam os envolvidos a esse tipo de ação.
Nos ataques mundo afora sobressaem o preconceito e a xenofobia como gatilhos detonadores de pessoas que se convertem ao extremismo e passam considerar ser impossível a convivência de pensamentos diferentes, quer sejam políticos, religiosos ou costumes.

As justificativas dos agressores, quando vem a público, para explicar tamanha crueldade e barbárie são, via de regra, recheadas de preconceitos, xenofobia e intolerância. Revelam também antagonismo político, a cor e a credo. Ou seja, irracionalidade, insensatez e desequilíbrio.
No brasil, as razões que levaram ao ataque na Escola Raul Brasil ainda é uma incógnita para investigadores e autoridades públicas. O que se tem são pistas que indicam problemas como discriminação sofrida pelos agressores (bullying) e ainda a possibilidade de ser ato de intolerância, tema que tem vindo à tona a partir de avaliação de perfil de redes sociais dos envolvidos.
Esses ataques podem também ser resultado da conturbação e desavença que o mundo vive, onde extremistas dispostos a ações de grandes repercussões têm levado pessoas e acreditarem que a violência é o caminho para mudar o status quo de desigualdade que priva e exclui a maioria da população do planeta de condições mínimas de sobrevivência.
    Os dias atuais trazem à memória o historiador Eric Hobsbawm no livro a Era dos Extremos, clássico do fim do século passado, numa de suas reflexões: “Nosso mundo corre o risco de explosão e implosão. Tem de mudar. Não sabemos para onde estamos indo. Só sabemos que a história nos trouxe até este ponto e por quê. Contudo, uma coisa é clara. Se a sociedade quer ter um futuro reconhecível, não pode ser o prolongamento do passado ou do presente.”

A reflexão que fica é a necessidade de a humanidade pensar como tem agido e, depois avaliar caminhos e alternativas que possam diminuir os abismos que temos presenciado. O desafio que temos pela frente será encontrar saída capaz de alterar o contexto atual, que possa comprometer a todos no esforço de compreensão e tolerância para se ter convivência pacífica e civilizada.
   
Francisco Alexandre – Engenheiro civil, Advogado, AMP – Harvard Business School

PREFEITO VIAJA PARA OS ESTADOS UNIDOS ENQUANTO FUNCIONÁRIOS FICAM SEM SALÁRIOS

Médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem do Programa de Saúde da Família (PSF), contratados pela Prefeitura de Camaragibe, reclamam que estão com salários atrasados há quase dois meses. 

Além da irregularidade no pagamento das equipes do PSF, os profissionais e pacientes vêm enfrentando um outro problema: a precária higienização nas unidades de saúde do município. Segundo denúncia dos servidores, a limpeza está sendo feita por meio de um “rodízio”, após a decisão do Poder Executivo de “enxugar” o número de auxiliares de serviços gerais. Enquanto isso, o prefeito Demóstenes Meira (PTB) está nos Estados Unidos com a sua noiva e secretária de Assistência Social, Taty Dantas, e o secretário de saúde e irmão do gestor, Davi Meira.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Camaragibe confirmou a viagem do prefeito ao exterior, mas disse não saber a data de seu retorno. Também não foi informado o motivo da viagem. Sobre o atraso de salários dos contratados, a assessoria explicou que somente fevereiro não foi quitado. 

Segundo os servidores, no entanto, a falta de regularidade no pagamento vem ocorrendo desde dezembro do ano passado. “Antes, recebíamos no final do mês, depois passou para o dia 10 e agora a prefeitura não informa qual a data do pagamento. Não recebemos fevereiro e março já está terminando sem nenhum aceno da gestão”, denunciou uma servidora do PSF, que não quis revelar o nome por medo de represálias.

O prefeito Demóstenes Meira e seus dois secretários viajaram dia 14 sem comunicar oficialmente à Câmara municipal. O regimento interno da Casa diz que o gestor deve pedir autorização se ficar ausente do município por mais de 15 dias ou se viajar para fora do país por mais de oito dias. 

Segundo o presidente da Câmara, Toninho Oliveira (PTB), o prefeito teria que retornar ao Brasil nesta sexta-feira para não ser acusado de crime de responsabilidade. “O prefeito viajou sem comunicar ou repassar o cargo para sua vice (Nadegi Queiroz, em rota de colisão com Meira). Ele pode ser punido com mais um pedido de impeachment”, diz Oliveira.

Em relação à limpeza das unidades de saúde do município, a higienização vem sendo feita de dois em dois dias, segundo os servidores. Em outras, o período é ainda maior, com a limpeza realizada de três em três dias. Para complicar ainda mais a situação, a Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2019, e o Plano Plurianual (PPA) de 2018 não foram aprovados pela Câmara de Vereadores até o momento. O orçamento do município deste ano é de cerca de R$ 334 milhões. Sem essa votação, o município está travado financeiramente.

De acordo com o secretário-geral do Conselho de Saúde de Camaragibe, Eduardo Santos, a cidade está em uma situação caótica. “A prefeitura alega que não paga porque os vereadores não votaram o PPA e nem o Orçamento. 

Em 37 anos de emancipação da cidade, isso nunca aconteceu. A situação está horrível, com obras paralisadas, salários atrasados, sem medicamentos e realização de exames nas unidades de saúde. Alguns médicos pediram demissão”, denunciou.

Por Diário de Pernambuco

MULHER FURTA PRODUTOS DA LOJA CORPO E CABELO DE BOM CONSELHO

Em contato com o proprietário da loja de cosméticos Corpo e Cabelo localizada no centro de Bom Conselho, recebemos a informação que essa mulher que está na foto, furtou shampoos, óleos e outros produtos que a loja vende. O furto foi percebido pelas imagens das câmeras de segurança que existe na loja.
Todos os produtos foram recuperados e localizada a mulher que furtou na loja, graças  a segurança de Nem Pitbull que fez seu trabalho. Hoje, sábado, dia de maior movimento, ela se aproveitou da ocasião e cometeu o furto. O dono da loja não quis denuncia-la a polícia. O nome dessa mulher não foi repassado a reportagem desse blog.

LADRÃO ARROMBA PORTA DE SUPERMERCADO ACHANDO QUE SAIRIA NA LOJA DE CELULARES

Por volta das 22 horas dessa sexta-feira, 22/03, aconteceu no centro de Bom Conselho mais um arrombamento de um supermercado. 
Câmeras de segurança flagraram um indivíduo arrombando a porta lateral do supermercado São Luiz que tem sua frente virada para a Praça Dom Pedro II. Segundo informações, a intenção do larápio era entrar numa loja de celular que fica no início da rua José Amaral e colada no supermercado. 
Pelo horário do ocorrido, 10 horas da noite, tinha muita gente no entorno da praça e mesmo assim o elemento não se inibiu. Parte da porta ficou retorcida.
A polícia já tem conhecimento da identidade e endereço onde mora o responsável por esse ato criminoso.

ZÉ BAIXINHO EX-DIRETOR DO STR DE BOM CONSELHO SOFRE 02 TIROS EM TENTATIVA DE ASSALTO NA DIVISA DE AL/PE

José Pereira da Silva, mais conhecido por Zé Baixinho
Informações chegadas na redação desse blog constam o seguinte:

O ex-diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Conselho, José Pereira da Silvamais conhecido por Zé Baixinho, líder comunitário do sítio Alto Frutuoso, zona rural da terra de Papacaça, seguia por volta das 3 horas da madrugada desse sábado, 23/03, pela AL-115 numa picape Strada carregada de frutas para vender na feira da cidade de Estrela de Alagoas, juntamente com o filho Joãozinho e quando passaram pela entrada do sítio onde residem, sentiram um carro bater por trás e os ocupantes sinalizando para eles pararem e assim foi feito.

A PARADA
Quando pararam os veículos, um dos possíveis assaltantes, que segundo informações, estavam em quatro, assumiu a direção da picape Strada onde estava Zé Baixinho e o filho e seguiram sentido Alagoas, porém, mesmo o veículo em movimento, o filho de Zé Baixinho se atracou com o elemento que veio a perder o controle do carro que chegou a capotar.

A BRIGA
Com o entrave dentro do carro, o elemento que estava dirigindo o veículo, levou um tiro na barriga, que segundo relatos, a arma disparou quando Joãozinho (filho de Zé Baixinho), permanecia em luta com o mesmo. 
Mesmo o carro chegando a capotar, nenhum dos três ocupantes chegou a ficar ferido e conseguiram sair pelo espaço do para-brisa que chegou a quebrar.

NÃO PAROU POR AÍ...
Enquanto isso, outros três elementos seguiam atrás em outra picape Strada... Quando o carro capotou e a briga continuava, os outros "assaltantes", desceram do outro veículo e foram socorrer o parceiro, mas, com raiva atiraram contra o ex-sindicalista Zé Baixinho, acertando-o na boca e em uma das mãos.

O ACIDENTE
Como a picape Strada após o capotamento ficou com parte tomando um dos lados da pista e sem sinalização, em seguida, uma carreta apareceu, bateu no carro que estava Zé Baixinho, o filho e o assaltante, que chegou a arremessar o veículo há alguns metros.

OUTRO ACIDENTE
Um caminhão que seguia sentido Pernambuco, ao ver a bagaceira no meio da pista, reduziu a velocidade do veículo pesado, como estava ainda escuro e perto de uma curva (onde tem um cemitério), outro caminhão bateu por trás, mas ficou somente nos dano materiais.

ATÉ AGORA NINGUÉM PRESO
Diante disso, os elementos conseguiram fugir na outra picape Strada, deixando Zé Baixinho ferido. O filho, que nada sofreu, foi buscar socorro numas residências próximas da pista e conseguiu trazê-lo para ser socorrido no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, que em seguida foi transferido para o hospital Regional do Agreste em Caruaru. Até às 10h da manhã de hoje, não obtivemos como está seu estado de saúde...

A FUGA DOS ELEMENTOS

Os possíveis assaltantes nada levaram das vítimas. Na fuga, chegaram a capotar a picape Strada, mas, em seguida tomaram de assalto uma S-10 com placas da Paraíba de um pessoal que seguia viagem para Caruaru e que vinha de Arapiraca.

ROTA DE FUGA
Já no sítio Luciana, que fica no pé da serra das Pias, zona rural de Palmeira dos Índios/AL, os elementos tocaram fogo na picape Strada toda amassada e fugiram na S-10 pelas estradas vicinais da região. Um dos elementos conseguiu fugir ferido.

Tudo isso aconteceu entre 3 e 4 horas da madrugada.

O filho de Zé Baixinho, já foi ouvido pela polícia civil de Palmeira e foi liberado enquanto o pai, está internado em Caruaru.

Há qualquer momento, mais informações...

SAIBA DIFERENCIAR O QUE É PINTURA OU GRAVURA RUPESTRE

Essa PINTURA RUPESTRE está nas paredes rochosas da Caverna da Pedra do Letreiro.

Essa GRAVURA você encontra no sítio arqueológico da Pedra Pintada em Iati, agreste de Pernambuco.

A arte rupestre é a arte que predomina as representações artísticas pré-históricas, as artes encontradas nas paredes e tetos de cavernas e locais pré-civilização. 

Essa é uma PINTURA RUPESTRE localizada na caverna da Pedra do Letreiro em Venturosa/PE.
A arte rupestre divide-se em dois grupos: a pintura rupestre, feita com pigmentos, e a gravura rupestre, que são imagens gravadas em incisões na própria rocha.


A arte rupestre é a mais antiga manifestação artística que se tem conhecimento. Para se ter uma ideia, esta forma de arte surgiu ainda no período Paleolítico (40.000 a.C.). De fato, as artes sempre foram um retrato do mundo que cerca o homem.

Vivenciei esse entardecer na serra do riacho da Luiza em Venturosa, onde a cordilheira é um espetáculo da natureza.