7 de outubro de 2021

A GAZETA COMPLETA 31 ANOS DE PURO JORNALISMO NA TERRA DE PAPACAÇA

Mais uma edição do jornal A Gazeta está nas bancas. A Gazeta está completando 31 anos de muita informação e prestação de serviços.
Ao longo de três décadas A Gazeta relata o cotidiano da terra de Papacaça mostrando a realiadade sem maquiagem.
O jornal A Gazeta supera as intempéries do tempo. A cada edição se rejuvenece no seu jeito de fazer jornalismo.
Parabéns ao jornalista Luis Clério que vence o tempo com a originalidade jornalística que lhe é peculiar.

GORDINHO DO AR-CONDICIONADO SOFRE ACIDENTE DE MOTO EM FRENTE AO CERU DE BOM CONSELHO

O jovem Rodrigo Valério de Oliveira, 21 anos, mais conhecido por Gordinho do ar-condicionado, sofreu um grave acidente de moto na manhã dessa quarta-feira, 06/10, por volta das 11 horas, quando transitava pela rua XV de novembro, nas proximidades da Escola Coronel José Abílio - CERU, centro de Bom Conselho.

Em contato com a redação desse blog, Gordinho do ar-condicionado, contou que estava seguindo de moto pela referida rua, quando um motoqueiro (aluno do CERU e que mora no sítio Queimada Grande), saiu da escola apressado sem olhar para os lados e não houve tempo de evitar a colisão das duas motocicletas, deixando-o bastante ferido, porém sem fraturas.

O Gordinho do ar-condicionado, contou-nos também que o motoqueiro que provocou o acidente fugiu do local do ocorrido, deixando-o ferido, mas que foi socorrido e levado para o hospital monsenhor Alfredo Dâmaso para cuidar dos ferimentos na cabeça e braços. 

É bom lembrar que onde aconteceu o sinistro, há um quebra-molas e mesmo assim não foi suficiente para evitar esse tipo de acidente, muito típico em Bom Conselho.

O jovem Rodrigo Valério, já está em casa se recuperando. No seu Instagram, o Gordinho, conta mais detalhes do acidente sofrido em frente ao CERU.

Governo notifica 627 mil pessoas a devolver auxílio emergencial




O Ministério da Cidadania vai notificar, até esta terça-feira (5), 627 mil pessoas a devolver, voluntariamente, os recursos recebidos por meio do auxilio emergencial, programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, afetadas pela pandemia de covid-19.


As mensagens de celular, tipo SMS, estão sendo enviadas desde ontem (4) pelos números 28041 ou 28042. “Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, alertou o ministério.

De acordo com a pasta, as mensagens são para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), já geraram documento de arrecadação de receitas federais (DARF) para restituição de parcelas do auxílio, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

Este é o segundo lote de mensagens no ano de 2021. Segundo o ministério, após o envio do primeiro lote de SMS, em agosto, foram devolvidos aos cofres públicos cerca de R$ 40,6 milhões até o dia 21 de setembro. 

As restituições foram feitas por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de guias de recolhimento da União (GRU).

Vacinação atrasada em Pernambuco


Pernambuco tem quase meio milhão de pessoas com a segunda dose atrasada da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O levantamento foi feito a partir de dados preenchidos por 93% dos municípios pernambucanos. Ao todo, 486 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso, considerando o intervalo de cada fabricante do imunizante.


As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. São 254 mil pessoas com a segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz em atraso, acima dos 90 dias previstos.

Outros 93 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da Coronavac/Butantan, passando dos 28 dias. Também há 138 mil pessoas que ultrapassaram o prazo de 60 dias para a segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech.

No Recife, 34 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Isso representa 4% dos que já podem se vacinar duas vezes e se considerar completamente imunizados.

Combate à mosca-dos-estábulos em Pernambuco


O Diretor presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE), Paulo Roberto Lima, recebeu na semana passada representantes do Grupo Una Ambiental para discutir possíveis ações integradas de enfrentamento e redução dos danos causados pela mosca-dos-estábulos. 

A primeira atividade concreta é a realização do 1º Encontro Pernambucano de Combate à mosca-dos-estábulos (ENPECOM), que acontecerá em 30/10 na cidade de Barra de Guabiraba. A Adagro apoia a comissão organizadora na formatação e conteúdo das palestras.


A cama de aviário, conhecida como “cama de frango” pode ser usada apenas como adubo orgânico. O tratamento para eliminar agentes patógenos, o transporte e a utilização na adubação do solo são regulamentados pela Portaria Adagro Nº 31 (maio/2014), que visa combater a ocorrência da praga nas áreas próximas aos plantios.

A praga conhecida como mosca-de-estábulo alastrou-se em Pernambuco nos últimos 10 anos. A mosca é atraída pela “cama de galinha” que é largamente utilizada como adubo orgânico nas plantações, sobretudo de inhame nas regiões da Mata e Agreste. 

A infestação das moscas foge à região do plantio e se estende às áreas adjacentes causando prejuízo econômico aos criadores de bovinos e equinos, bem como transtornos aos moradores e aos animais domésticos.