17 de maio de 2021

Fotógrafo reclama de som alto em casa vizinha e acaba sendo morto com tiro na cabeça



Mulher morre após sofrer choque elétrico enquanto estendia roupas em Altinho

Na tarde do sábado (15), Edvania Maria de Oliveira Andrade, de 30 anos, morreu após sofrer um choque elétrico em Altinho, no Agreste de Pernambuco. As informações foram confirmadas na manhã desta segunda-feira (17).

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava estendendo roupas quando sofreu a descarga. O varal estaria próximo a um fio sem proteção. O SAMU foi acionado, mas a vítima já havia morrido no local.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil informou ao G1 que irá continuar com as investigações do caso.

por G1 CARUARU E REGIÃO

Fotógrafo reclama de som alto em casa vizinha e acaba sendo morto com tiro na cabeça

Um homem de 32 anos foi assassinado com um tiro na cabeça após reclamar de barulho alto em casa vizinha. O fato foi registrado neste sábado (15) em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Thiago Freitas de Souza era fotógrafo e estava preocupado com a perturbação de sossego de sua filha, uma menina de 5 anos.  A vítima morava no Morro do Santo Cristo, zona norte de Niterói.

A esposa de Thiago saiu para reclamar primeiro e ele logo após para reforçar a reclamação, mas foi baleado. A vítima foi socorrida para hospital local, não resistiu e morreu.

por PERNAMBUCO NOTICIA

EM 06 DIAS 80 CONTAMINADOS PELO CORONAVÍRUS EM BOM CONSELHO

 


SÁBADO

BOLETIM COVID-19 DIA 15/05/2021

Boletim deste Sábado (15/05/2021). Hoje *temos 26 Caso(s) Confirmado(s) e 19 Caso(s) Recuperado(s)*.


SEXTA-FEIRA

BOLETIM COVID-19 DIA 14/05/2021

Boletim desta Sexta-feira (14/05/2021). Hoje *temos 13 Caso(s) Confirmado(s) e 10 Caso(s) Recuperado(s)*.

QUINTA-FEIRA

BOLETIM COVID-19 DIA 13/05/2021

Boletim desta Quinta-feira (13/05/2021). Hoje temos 20 Caso(s) Confirmado(s), 03 Caso(s) Recuperado(s) e 01 Óbito(s) que estava em Investigação Confirmado


QUARTA-FEIRA

BOLETIM COVID-19 DIA 12/05/2021

Boletim desta Quarta-feira (12/05/2021). Hoje temos 07 Caso(s) Confirmado(s) e 08 Caso(s) Recuperado(s).


TERÇA-FEIRA

BOLETIM COVID-19 DIA 11/05/2021

Boletim desta Terça-feira (11/05/2021). Hoje temos 08 Caso(s) Confirmado(s) e 02 Caso(s) Recuperado(s)


SEGUNDA-FEIRA

BOLETIM COVID-19 DIA 10/05/2021

Boletim desta Segunda-feira (10/05/2021). Hoje temos 06 Caso(s) Confirmado(s), 04 Caso(s) Recuperado(s), 01 Óbito(s) que estava em Investigação Confirmado e 02 Óbito(s) em Investigação.

 NOTA DO BLOG

Em 06 dias, foram registrados 80 casos de Covid na cidade de Bom Conselho. Pegue esse total e multiplique vezes 30 dias. É para assombrar? É sensacionalismo? Lógico que não!

Ou as pessoas se cuidam ou vai continuar gente morrendo e se infectando. Se for esperar ação do poder público, você está ferrado. Se cuide. Use máscara. Pratique distanciamento social.

Após o post acima, chegou na redação desse blog a seguinte mensagem:



Doença cardiovascular é principal causa de morte de mulheres no mundo


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no mundo, representando 35% dos óbitos anuais, alertam especialistas na revista médica The Lancet, criticando o pouco reconhecimento dado a essas patologias nas mulheres.

 
No artigo, que cita dados de 2019 na escala global sobre prevalência, mortalidade e fatores de risco em mulheres, 17 especialistas pedem medidas urgentes, como diagnóstico precoce e programas de saúde específicos em regiões populosas e subdesenvolvidas, para reduzir em um terço as mortes por doenças não transmissíveis, incluindo as cardiovasculares, até 2030.
 
Em 2019, segundo nota da The Lancet, cerca de 275 milhões de mulheres tiveram uma doença cardiovascular em todo o mundo. A isquemia cardíaca e o Acidente Vascular Cerebral foram as que mais mataram mulheres, representando 47% e 36% das mortes associadas.
 
O Egito, Irã, Iraque, a Líbia, o Marrocos e os Emirados Árabes Unidos figuram na lista de países com as taxas mais altas de doenças cardiovasculares entre mulheres, enquanto a Bolívia, o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela têm as taxas mais baixas.
 
Apesar de a prevalência mundial de doenças cardiovasculares nas mulheres ter diminuído desde 1990, países populosos como a China, Indonésia e Índia registraram aumento, respectivamente de 10%, 7% e 3% de casos.
 
A Ásia Central, Europa do Leste, o Norte da África, o Oriente Médio e a África Subsaariana Central são as regiões com as taxas de mortalidade mais altas, mais de 300 mortes por 100 mil mulheres.
 
Em contrapartida, a Europa Ocidental, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas vizinhas no Pacífico, além da América Andina (Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Chile e Venezuela) são as regiões com taxas de mortalidade mais baixas, menos de 130 por 100 mil mulheres.
 
Hipertensão, colesterol elevado, menopausa precoce e complicações na gravidez são apontados como fatores de risco nas mulheres.
 
De acordo com os especialistas, as doenças cardiovasculares continuam, apesar das más estatísticas, a ser “pouco estudadas e pouco reconhecidas” nas mulheres.

TCE PE nega recurso e confirma 285 contratações ilegais em Bom Conselho PE. Sessão TCE 12/05/21

 

Com 2.467 presos, Pernambuco tem 449 servidores penitenciários com Covid-19


Pernambuco tem, ao menos, 2.467 presos infectados pelo novo coronavírus, o que equivale a 7,3% do total de 33.732 detentos que ocupam os presídios existentes no estado. Entre eles, nove morreram por causa da doença, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Com relação aos servidores do sistema prisional, ao menos 449 foram diagnosticados com a Covid-19 em Pernambuco. Desse grupo, que abrange funcionários como agentes penitenciários e servidores da saúde que atuam nos presídios, três trabalhadores morreram no estado.

Solicitados no dia 10 de maio ao governo, esses números fazem parte do levantamento nacional exclusivo feito pelo G1 para o Monitor da Violência, uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Pernambuco vai na contramão dos números registrados no Brasil. No país, o número de servidores penitenciários mortos por Covid-19 é maior que o de presos que perderam a vida por causa da doença: são 237 funcionários que faleceram devido à infecção, ante 200 detentos vítimas do novo coronavírus.

No entanto, existe a possibilidade de esses dados estarem subestimados. Relatórios das defensorias públicas apontaram a falta de aplicação de testes da Covid-19 nos presídios, pois foram poucas as unidades prisionais onde a testagem em massa foi realizada.
 
Os servidores penitenciários são os trabalhadores responsáveis por fazer toda a movimentação de presos com suspeita da Covid-19 ou já infectados pelo novo coronavírus. 

Além de acompanhá-los para fazer testes, retiram e colocam os detentos nas celas e os levam para receber atendimento médico, entre outras ações na rotina de trabalho.
 
Superlotação
 
Neste ano, a entrada de 274 pessoas no sistema prisional de Pernambuco levou o estado a aumentar o total de presos de 33.458, número registrado em 2020, para 33.732, total atualizado na primeira quinzena de maio de 2021.
 
Isso representa um aumento de 0,8%. Esses números abrangem presos em regime fechado, regime semiaberto e presos provisórios, mas não incluem os que estão em regime aberto, com medida de segurança, em regime domiciliar nem detidos em delegacias.
 
Esse quantitativo de presos em 2021 deixou Pernambuco, quando relacionado com as 13.973 vagas nas penitenciárias neste ano, com uma taxa de superlotação de 141,4%.
 
Com relação ao número de presos provisórios em 2021 até maio, Pernambuco registrou 12.864 detentos nessa situação. Esse número corresponde a 38,1% do total de detentos no estado. 
por G1 PE