ERMIDA DE SANTA TEREZINHA PASSA POR MELHORIAS NOS SEUS 86 ANOS DE CONSTRUÇÃO PELO PADRE ALFREDO DÂMASO

Na manhã dessa sexta-feira, 02/07, estive visitando a Ermida de Santa Terezinha, atrativo turístico religioso do município de Bom Conselho e as informações recebidas foram animadoras, mas observamos as deficiências, como por exemplo, quando alguém chega lá, não tem sequer uma pessoa qualificada para falar sobre os patrimônio históricos, culturais e religiosos desse local.

Há muito tempo a ermida de Santa Terezinha vem precisando de uma pintura e melhorias na sua estrutura, inclusive a escadaria que da acesso a torre do templo tinha sido derrubada para a reconstrução, segundo informações. Impressionante, que não vemos ação do poder público municipal de incentivo para as pessoas frequentarem  assiduamente e preservarem esse ponto cultural, turístico e religioso da terra de Papacaça... 

Já sei, vão se escorar na pandemia e nas explicações obsoletas, etc., e tal. Sim, mas antes da pandemia, fizeram o que mesmo?

As informações que esse blogueiro colheu foram as seguintes: Que nos próximos dias a ermida vai ganhar nova pintura, novas portas e janelas e o acesso pela escadaria interna será liberada, pois já foi reconstruída. Duas novas escadarias externas já foram construídas e falta apenas a construção de acesso para as escadarias dos lados direito e esquerdo. Provavelmente, os acessos serão feitos por paralelepípedos. 



Vi apenas um trabalhador fazendo a limpeza  no acesso a ermida de Santa Terezinha, sinal que o serviço vai demorar um pouco para terminar. Foram colocados refletores na parte superior do referido templo.É bom lembrar que a ermida de Santa Terezinha é administrada pela paróquia Jesus, Maria e José.

Essa é a nova escadaria externa do lado direito para quem chega pela frente da ermida. A ermida de Santa Terezinha tem mais de 80 anos que foi construída, época do padre Alfredo Pinto Dâmaso.

A capinação do mato que surgiu próximo a ermida está sendo feita pelo morador que reside na Casa Irmã Dulce.

Essa é a escadaria externa do lado esquerdo da ermida para quem chega pela frente da ermida. A ideia é que no período da peregrinação da santa pela cidade e que no seu retorno, devido a quantidade de pessoas que acompanha a procissão, ao chegar no topo da serra se tenha mais comodidade até deixar a santa Terezinha no seu local de sempre dentro da Ermida.

Pergunto:
Vamos dizer que todo o serviço de revitalização da ermida de Santa Terezinha, o funcionamento vai continuar do mesmo jeito? Outra coisa, como a paróquia está fazendo todo o serviço de limpeza e pintura do templo, por que a prefeitura não faz o calçamento do trecho de terra que da acesso de carro a ermida?

O atrativo turístico religioso fica a uma altitude de 847 metros acima do nível do mar, é um dos principais cartões postais da cidade e por que não tem sequer uma placa nos portais de entrada as margens da rodovia frei Caetano de Messina/PE-218, sinalizando a existência desse ponto turístico de Bom Conselho?

E num existe diretoria de cultura e turismo em Bom Conselho? Para que estão servindo? O que estão fazendo? Nada? Absolutamente nada?
Como Bom Conselho, por exemplo, entrou na Rota Turística Religiosa de Pernambuco se nenhuma placa informando a existência da Ermida de Santa Terezinha foi feita?

Alguém explica?

SAIBA MAIS

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Um cartão postal de primeira linha. A prefeitura poderia colocar um transporte aí na praça principal para deslocar os turistas aos pontos turísticos. Uma maneira de divulgar a cidade. Mesmo cobrando uma taxa.

    ResponderExcluir

"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."