ERMIDA DE SANTA TEREZINHA - 85 ANOS DE CONSTRUÇÃO E QUE ESTAR PRECISANDO DE MELHORIAS ATUALMENTE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 3 de maio de 2020

ERMIDA DE SANTA TEREZINHA - 85 ANOS DE CONSTRUÇÃO E QUE ESTAR PRECISANDO DE MELHORIAS ATUALMENTE

Há poucos metros do centro da cidade de Bom Conselho, há uma atrativo turístico religioso conhecido por Ermida de Santa Terezinha. No cume da serra que recebe o mesmo nome da santa, é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Numa altitude acima dos 600 metros, a serra de Santa Terezinha é ideal para a prática de esportes radicais.

Da serra de Santa Terezinha, você tem uma vista privilegiada da serra Grande, que fica no oposto da cidade de Bom Conselho. Subir a escadaria para chegar na Ermida é você poder pisar na rota da fé e ter um olhar diferenciado da cidade e seu entorno.

A cidade de Bom Conselho que surgiu de fazendas pertencentes a família Vilela, é uma das que mais cresce no agreste meridional de Pernambuco. Com seus 48 mil habitantes, a terra de Papacaça, estar precisando urgentemente de uma gestão voltada para a geração de emprego e renda e novas oportunidades para o jovens.

A ermida de Santa Terezinha,  situada no alto onde se avista a cidade, foi construída pelo Padre Alfredo Dâmaso, em 1935, ano do centenário da Igreja Matriz. Esse patrimônio público foi erguido com doações do povo de Bom Conselho, que também levava pedras, areia, cimento e cal na cabeça, tendo no acesso, 15 cruzes representando as 15 estações da Via Sacra. É um local de romaria e pagamento de promessas. Os fies vão a pé subindo a ladeira e os 56 degraus.

De cima do cume da serra de Santa Terezinha, você tem uma panorâmica da cidade e das serras que ficam no lado norte. Interessante, que no entorno da ermida tem uma vegetação de transição, onde uma parte tem mata atlântica e a outra, caatinga.

O monsenhor Alfredo Dâmaso tem uma visão futurista quando teve a ideia de fazer a ermida de Santa Terezinha no cume da serra. A capela encontra-se em bom estado de conservação, onde foi feito uma reforma total em 1998, pela Maçonaria e população local. Atualmente a ermida precisa de uma nova reforma, onde possa ter inclusa uma nova pintura.

As terras onde atualmente localizam-se o município de Bom Conselho, foram inicialmente habitadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ôEm 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade um quilombo, conhecido como Quilombo de Pedro Papa-Caça que atualmente corresponde-se como Quilombo de Angico. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de secaBom Conselho está inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Ao sul, parte da área insere-se na Depressão Sertaneja. A vegetação nativa é composta por caatinga hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Nenhum comentário: