CONSTRUÇÃO DA ORLA FLUVIAL DO AÇUDE DA NAÇÃO,COM PISTA DE COOPER,CALÇADÃO,CICLOVIA,BARZINHO,BARRACA DE CÔCO E ILUMINAÇÃO EM LED - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sábado, 12 de setembro de 2020

CONSTRUÇÃO DA ORLA FLUVIAL DO AÇUDE DA NAÇÃO,COM PISTA DE COOPER,CALÇADÃO,CICLOVIA,BARZINHO,BARRACA DE CÔCO E ILUMINAÇÃO EM LED


O açude da nação foi construído na década de 40, pelo governo federal, que tinha na época como presidente da república o estadista Getúlio Vargas. Este investimento aconteceu em vários municípios nordestinos, com o objetivo de criar reservatórios de água para amenizar o sofrimento dos nortistas que eram assolados pela seca; nosso município na época era governado pelo coronel José Abílio.

Bom Conselho é uma terra abençoada por Deus, pois tem uma bacia hidrográfica cortada por por vários rios, que , infelizmente, é pouco aproveitado pelas às autoridades públicas. Temos 5 mananciais de água potável, que são as barragens do Bálsamo, Caboge, Bulandim, Coruja e Mata Verde. 

Nosso município tem um potencial semelhante a cidade de Petrolina que é cortada pelo Rio São Francisco, onde existe várias culturas irrigadas como manga, goiaba, uva, verduras e legumes, que são produzidos pelos os grandes, médios e pequenos agricultores, levando este município ao primeiro lugar no agronegócio em Pernambuco.

Durante a seca dos últimos anos que atingiu todo nordeste brasileiro, nosso Açude da Nação sucumbiu ao desprezo, secou devido a falta de chuvas e o assoreamento da sua bacia hidrográfica que é composta de riachos que despejam no mesmo, como o rio Papacacinha, o riacho dos Pires, o riacho da Santa Maria, riacho da Coruja, entre outros. Nem uma limpeza para tirar a lama acumulada ao longo dos anos foi feito neste grande açude.

Dentro do plano de governo do coronel Alexandre Bilica está a recuperação da nossa bacia hidrográfica, a implantação do sistema de irrigação para a agricultura familiar e a construção da orla fluvial às margens do Açude da Nação. 

Essa revitalização contará com uma pista de cooper com percurso aproximado de 2 KM circundando quase todo percurso daquele manancial, para que a população possa realizar caminhada e corrida; ciclovia; barzinhos; barracas de cocô; calçadão e iluminação em led, para a prática de esporte durante à noite. 

Será implantado, também, uma estrutura aquática para passeios de barco, para que os turistas possam apreciar a exuberância da nossa orla, como tem nos municípios de Petrolina, Petrolândia e Juazeiro do Norte, que já possuem uma orla fluvial.

TEXTO E FOTO: CORONEL ALEXANDRE BILICA

Nenhum comentário: