1 de julho de 2019

Em Bom Conselho PT e PDT seguem unidos para Eleições de 2020

Ivete, Doriel e Givaldo
No último final de semana, o sindicalista e pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, Givaldo do Sindicato (PT), reuniu em sua residência amigos, familiares e lideranças políticas e sindicais para uma confraternização junina.

Na ocasião, contou também com a presença do vereador da cidade de Terezinha, Adriano Campos (PC do B), do deputado estadual, Doriel Barros (PT)  e da vereadora Ivete da Silva (PDT), que dialogaram bastante sobre o projeto político para 2020 no município.

Segundo a presidenta do PDT municipal, vereadora Ivete da Silva, não tem diálogo nenhum com a atual Gestão (PSB) para uma possível aliança como foi veiculado na imprensa dias atrás, e sim, uma união com o PT que já vem sendo trabalhado desde as ultimas eleições.

Para o sindicalista Givaldo do Sindicato (PT) as matérias veiculadas sobre aliança com o (PSB) nas últimas semanas é para confundir a cabeça do eleitorado ou desespero da atual gestão tendo em vista que vem se desenhando um grande grupo de oposição para disputa municipal em 2020. 

Texto e Foto: ASCOM Givaldo do Sindicato

CHUVAS MÊS DE JUNHO DE 2019 por Alexandre Tenório


COLUNA ENSAIO GERAL

                         
          Caro leitor este mês de junho deu uma melhorada no total acumulado do ano de 2019. Tivemos um total de 124 mm de chuva, muito acima da precipitação de junho de ano passado que foi de apenas 39 mm. O total acumulado do ano de 2019 é de 354 mm. Vamos ver como vai se comportar o mês de julho.

          A média de chuvas nos meses de junho e julho é entre 400 e 500 mm, quando isto acontece, teremos os açudes e barreiros cheios e também a recomposição do lençol freático. Como só choveu 124 mm este mês, ele apenas é essencial para a manutenção da lavoura, porém não consegue fazer acumulação d'água.

por Alexandre Tenório


UMA OBSERVAÇÃO...

Essa chuva que caiu em Bom Conselho foi suficiente apenas para molhar uma camada do solo, enquanto que o subsolo está seco. O real motivo dessa escassez de chuva é o DESMATAMENTO desenfreado no município.

No município não há políticas públicas para isso. Não existe secretaria atuante. Não existe secretário preparado para entender de CLIMA, DESMATAMENTO e que domine a área. Aqui em Bom Conselho o que funciona é a política do assistencialismo, e só.

Há uma propagação de aração de terras, sem conhecerem tecnicamente a situação do solo e subsolo da terra de Papacaça. Há muita ignorância nesse aspecto.

Mas, não podia ser diferente...
Botar uma pessoa que guia carroça de burro e que não saiba dirigir uma carreta da nisso.

Em poucos tempos teremos uma situação de desertificação em Bom Conselho, especialmente na região de Logradouro dos Leões, onde está localizado o clima de sertão.

Anote ai!

COM VENDAS FRACAS, COMÉRCIO VAREJISTA NÃO REAGE PARA CONTRATAR FUNCIONÁRIOS


Em todo o País o comércio varejista vem sofrendo com a falta de oportunidades para os trabalhadores e com isso o comércio vem sofrendo com a queda das vendas. No interior especialmente, é nítida a realidade que vem passando o comércio das cidades. 
Em Bom Conselho, por exemplo, quem chegar a ganhar 01 salário mínimo, deve ajoelhar-se e botar as mãos pro céu, por que tem vários comerciários ganhando de R$ 450 a 600 reais, quando ganham...
Se o comércio não vende, a tendência é não contratar ninguém. Há setores que são mais afetados que outros. Hoje no comércio a sobrevivência é igual a lei da selva.
Pense nisso!

A NATUREZA PRECISA SER PRESERVADA, MAS O HOMEM IGNORA, DEPREDA E DEPOIS RECLAMA DA SORTE

Em visita a caverna do Sossego na zona rural de Carnaíba, sertão do Pajeú, vimos in loco que lamentavelmente algumas pessoas estão agredindo o meio ambiente, fazendo pichações nas rochas.

A conservação do meio ambiente se faz necessário para que tenhamos um clima equilibrado. No pé da serra da Matinha, há uma área que está em processo para se tornar numa área de Unidade de Preservação Ambiental.

Debaixo dessa rocha há uma das nascentes do rio Pajeú. Nessa área há resquício de mata atlântica e vegetação da amazônia brasileira. Há vários tipos de plantas e árvores. Vários olhos d'água permanentes estão em cima da serra da Matinha.

Durante o percusso que fiz no pé da serra da Matinha em Carnaíba, encontrei um pé de Freijó, que é muito usado para fazer cabos de enxada e foice. As flores que se forma num buquê tem cheiro de chulé, uma maneira de proteção da própria árvore.

Já no final da trilha, eu, Cosmo Queiroz e Luiz de Joel, encontramos o prefeito do município de Carnaíba, Anchieta Patriota, que tem uma casa de veraneio no pé da serra da Matinha. Por alguns minutos papeamos com o gestor da cidade.

Por alguns imitamos o Tarzan - O Homem da Selva... O cume dessa rocha chega a uns 50 metros de altura. Estar num lugar assim é respirar ar puro!

SAIBA MAIS NO 
PORTAL POETA VIAGENS E AVENTURA