24 de março de 2022

Com ameaça de ruptura em estrutura de escola, TCE/PE faz alerta de responsabilização a prefeito de Bom Conselho


A conselheira Teresa Duere enviou na terça-feira (22) um Alerta de Responsabilização ao prefeito de Bom Conselho, João Lucas da Silva Cavalcante, chamando a atenção para a necessidade de adotar providências urgentes com o objetivo de evitar acidentes na Escola Municipal Antônio Tenório Sobrinho, localizada na zona rural da cidade. Teresa Duere é relatora dos processos do município deste ano.

O perigo é decorrente de problemas estruturais identificados no educandário por um acompanhamento feito pelas equipes técnicas da Inspetoria de Garanhuns e do Núcleo de Engenharia (GAOS/GDAT) do Tribunal de Contas. Durante a visita no local, os auditores observaram a existência de problemas graves na estrutura de sustentação do prédio, o que poderia levar à ruptura, comprometendo a segurança dos alunos e funcionários da unidade escolar.

Os defeitos encontrados incluem a existência de trincas e descolamento de concreto na parte inferior de uma viga e exposição completa da sua armadura, demonstrando que a peça estrutural não está suportando a carga à qual está sendo submetida. Com a exposição da armadura, a situação tende a piorar, levando ao colapso da estrutura. Os auditores também encontraram trincas em um pilar, repleto de pontos de umidade, e nas alvenarias que fazem o seu fechamento, evidenciando também haver risco de ruptura no local; além da precariedade do forro de PVC das salas de aula.

Entre as recomendações da fiscalização estão a imediata recuperação da estrutura de concreto e conserto do forro de PVC, devendo a gestão municipal avaliar a necessidade de escoramento e recuperação da viga danificada, com reforço de sua armadura; reparo na coberta (telhado e laje) para solucionar o problema de umidade no pilar de concreto, recuperação do forro de PVC e reparo e reforço do pilar.

As medidas deverão ser adotadas em caráter de urgência, sem prejuízo de ações e prazos previstos para reparos que venham a ser acordados em Termo de Ajuste de Gestão (TAG) proposto pelo TCE para melhoria geral dos equipamentos e outros aspectos que envolvem as escolas do Município de Bom Conselho.

O TCE continuará acompanhando a gestão municipal e poderá ampliar a fiscalização, além de adotar outras medidas, caso não sejam providenciados os reparos imediatos indicados pela auditoria. 

Fonte: TCE – Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

UMA PERGUNTA...

A secretaria municipal de educação num teve um período de férias para poder retomar o ano letivo, por que não fiscalizou a situação dessa escola e das outras? Ou acham que passar tinta nas paredes é o suficiente?


Primeiro Shopping do Sertão alagoano será inaugurado em Delmiro Gouveia



Shopping do sertão alagoano. O Shopping da Vila é um empreendimento do Grupo Carlos Lyra, o primeiro estabelecimento de gênero na região que será lançado no próximo dia 25 de março. O Shopping funcionará no prédio onde foi o setor de preparação para tecelagem, urdideira e engomadeiras indianas.

O primeiro e principal edifício da Fábrica da Pedra teve sua faixada recuperada, recompondo as características do prédio original.

Será inaugurado também no dia 25 o Monumento Empreendedores do Sertão. Trata-se de um conjunto de quatro esculturas em bronze, tamanho natural, que homenageia quatro ex-proprietários da Fábrica da Pedra: Delmiro Gouveia, Antônio Carlos Azevedo de Menezes, Ivan Botelho, único vivo dos homenageados, e Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto.

O projeto arquitetônico foi da conceituada arquiteta alagoana Humberta Farias e teve a consultoria histórica do Pesquisador Edvaldo Nascimento. No Shopping da Vila, funcionarão agências bancárias, cinemas, lojas e praça de alimentação. O Shopping é um dos empreendimentos que integram um complexo onde já funciona um Supermercado-Mix, uma unidade escolar, loja de material de construção e farmácia.

O conjunto de edifícios que abrigou a Fábrica da Pedra e terrenos do entorno localizam-se em área privilegiada do município de Delmiro Gouveia e vão sendo transformados em novos empreendimentos. Para o Assessor da diretoria do Vila da Pedra Empreendimentos Imobiliários, Jorge Luiz Cavalcanti, responsável direto pela condução do projeto, o Shopping gera atualmente mais de 200 empregos diretos, e quando finalizada as próximas etapas alcançará mais de 500.

O sertão alagoano, no início do século XIX, foi palco de um ciclo de industrialização quando o cearense Delmiro Gouveia chegou à região do sertão alagoano e construiu um núcleo industrial pioneiro na região são franciscana.

O Grupo Carlos Lyra com investimentos de aproximadamente 100 milhões de reais aposta na região que tem se transformado em polo de turismo e serviços.

Os novos e importantes empreendimentos, além de gerar empregos e renda, tem como objetivo preservar a história do sertão, especialmente da Fábrica da Pedra, marco na industrialização do sertão.

Registra-se que o primeiro grande empreendimento de Delmiro Gouveia foi o Mercado do Derby, fundado por ele no Recife, considerado o primeiro Shopping Center do Brasil. Agora, os edifícios onde funcionou, por mais de um século, uma indústria símbolo da industrialização na região do sertão sediará o primeiro empreendimento do gênero no sertão do São Francisco: um shopping center, que tem como nome: Shopping da Vila, em homenagem ao núcleo urbano fundado por Delmiro Gouveia. Sem dúvida alguma, Delmiro Gouveia, Vicente e Luiz Lacerda de Menezes, Ivan Botelho e Carlos Lyra foram empreendedores que apostaram no sertão e acreditaram na sua gente.

A cidade prepara-se para o lançamento que contará com representante das famílias proprietárias da Fábrica da Pedra e dos operários e operárias que lá trabalharam.


Notícia retirada do: https://www.tribunadosertao.com.br/2022/03/primeiro-shopping-sertao-alagoano-sera-inaugurado-em-delmiro-gouveia-nesta-sexta/

A força do pensamento

 


A diferença do passo não estar em seu tamanho

 


ADUTORA DO CINTURÃO VERDE, VOCÊ ACREDITA?

 

Com banana e bolo se engana os tolos, já dizia minha vó.

ENTREGAS DE CASAS POPULARES DE BOM CONSELHO

 

Com banana e bolo se engana os tolos, já dizia minha vó.

Líder não se impõe, compartilha conhecimentos

 

Diariamente, eu tenho a oportunidade e prazer de conversar com líderes de empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos. Todos, sem exceção, sentem na pele o desafio diário de ser a referência e o farol para suas equipes. 

Não é uma tarefa fácil. Ser líder é estar constantemente numa vitrine, independentemente de qualquer situação. Esteja você num dia fácil ou difícil – se está em uma posição de liderança – saiba que cada movimento seu está sendo observado e absorvido pela equipe, podendo motivá-la ou desmotivá-la numa fração de segundos.

Nas últimas semanas, as redes sociais foram à loucura com a divulgação de uma planilha onde os profissionais do mercado de publicidade, anonimamente, compartilhavam os problemas que encontraram em cada experiência profissional, sem poupar detalhes e nem gestores. 

Todos sabem que a realidade das agências de publicidade muitas vezes apresenta condições de trabalho nem sempre fáceis: prazos sempre curtos, cargas de trabalho que adentram as madrugadas, informalidade. 

Alguns dias depois, uma figura conhecida deste mercado e dona de uma agência, escreve um texto público, no conceituado jornal “Meio e Mensagem”, rebatendo a atitude dos que prepararam a planilha com um texto chamado “Você já motivou seu chefe hoje?”. Para mim, o título (e o conteúdo) não poderiam ser mais descabidos.

Motivar seu chefe? Sinto informá-la, prezada gestora, mas é sim sua incumbência, função e responsabilidade motivar seus funcionários. A sua motivação virá dos resultados que estes funcionários, motivados, entregarão. 

Estar na liderança é muito trabalho e pouco glamour, e não o contrário. Se alguém prometeu apenas (ou mais) glamour do que suor, te enganaram.  E vale informar que a motivação mais eficaz para uma equipe é o exemplo.

Esqueça os livros de auto ajuda, as palestras da internet, os vídeos motivacionais, os cartazes com imagens de águias voando em formação. Comece pelo mais simples, mais eficaz, e ao mesmo tempo o mais difícil: seu exemplo. Cuide para que suas atitudes estejam de acordo com o clima organizacional que você deseja na sua empresa.

Quer comprometimento? Seja o mais comprometido.
Quer pontualidade? Seja o mais pontual.
Quer empolgação e otimismo? Seja empolgado e otimista.

“Ah, mas eu sou o chefe, posso ser como quiser” – por favor, se algum dia você pensou algo parecido com isso, esqueça completamente e mude rapidamente. Porque do contrário você vai acabar sozinho, procurando algum funcionário que o motive, enquanto estes funcionários estão sendo motivados por outro líder em algum lugar.

Texto Internet