18 de fevereiro de 2022

ENTREVISTA COM A EMPRESÁRIA MARILIA MOTA (Partes I e II)

 

Nesta entrevista, a empresária Marília Mota, conta para o radialista Cláudio André O Poeta, como surgiu a loja padre Cícero Móveis e Colchões que há 20 anos gera emprego e renda para o município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco.
Veja o vídeo e compartilhe!
PARTE 01


Veja o vídeo e compartilhe!

PARTE 02
Nessa última parte da entrevista, a empresária Marília Mota, mostra como foi enfrentar pandemia e os desafios enfrentados para que sua loja não viesse a perder vendas e clientes. Ao mesmo, tempo, reconhece o valor de sua equipe que a cada dia busca agradar seus clientes e torná-los fiéis consumidores.
Veja a reportagem e compartilhe.

BOM CONSELHO E SUAS PARTICULARIDADES

Você tem o costume de andar pela Cohab de Bom Conselho? Pois bem, entre as ruas Maria Isabel Lira de Oliveira e São João tem um beco (ainda sem nome), que tem um poste bem no meio do beco. 

Quem chegou primeiro? O beco ou o poste?

Lembrei da cidade de Banzaê no norte baiano, quando um pé de jatobá ficou bem no meio de uma rua ao lado do cemitério. Veja a imagem acima.

QUEM CONSTRUIU E QUEM IDEALIZOU O MONUMENTO DAS TRÊS RAÇAS DE BOM CONSELHO

Na manhã desta sexta-feira, 18/02, encontrei e entrevistei o escultor Carlinhos Nunes, que no início dos anos 2000 foi um dos membros da equipe de 06 escultores para a construção do monumento das Três Raças, localizada na principal praça da cidade de Bom Conselho.

Numa entrevista concedida para o documentarista Claudio André O Poeta, o escultor Carlinhos Nunes, contou detalhes de como foi o trabalho de seis meses para deixar o monumento das Três Raças no ponto de inauguração na gestão do ex-prefeito Daniel Brasileiro. O nobre escultor é muito requisitado no estado de Alagoas e em outros rincões do Brasil, devido a seu talento em fazer esculturas em concreto.

A praça Dom Pedro II é um dos principais cartões postais da cidade de Bom Conselho. Num vídeo que já está disponível no nosso canal no Youtube, o mestre em esculturas de concreto, Carlinhos Nunes, afirmou que a ideia do monumento foi do sociólogo, Manoel Galdino, porém o projeto foi criado pelo frei Dimas, um dos maiores educadores que já viveu em Bom Conselho, e a execução da obra teve a colaboração de pelo menos seis alunos do referido frei por volta do ano de 2002, quando a obra foi inaugurada.

É assim, aos poucos vamos contando e imortalizando a história de Bom Conselho e dos que fizeram parte do desenvolvimento da terra de Papacaça. Muita gente fez fotos, fez elogios, ficou embriagado pela beleza da praça, da matriz e do monumento, mas pouca gente sabe quem fez tudo isso acontecer.

Foi meio ano de trabalho. Já se passaram 20 anos. O monumento permanece com sua representatividade. Graças a genialidade do do escultor e arquiteto Frei Dimas Marleno (in memorian) e sua equipe formada por 18 alunos, incluindo 06 mulheres, que se encontra na praça Dom Pedro II da cidade de Bom Conselho, diante da igreja matriz, o monumento das Três Raças, representando os três povos que formaram o povoamento da terra de Papacaça. No caso, índios, brancos e negros.

Assista o vídeo a seguir e saiba mais


             

Patrocínio






LEI PEDRO CAETANO: OAB ENTREGA MINUTA DO PROJETO DE LEI



O Presidente da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Dr.  Marcus Ribeiro e a Coordenadora geral das comissões, Dra Jacqueline Iradja Alencar, entregaram ao radialista Rondon Caetano na manhã desta quinta feira, a minuta do Projeto de lei que visa agilizar e punir de forma mais dura, os indivíduos que conduzem veículo auto motor, sob a influência de álcool. 

O PL altera dispositivo do decreto-lei n° 2.848, de sete de dezembro de 1940 (código penal), acrescentando o inciso IX ao parágrafo segundo do artigo 121, promove alterações na lei n° 9.502, de vinte e três de Setembro de mil novecentos e noventa e sete (Código de Trânsito Brasileiro), com o fito de estabelecer a punição a título doloso dos crimes decorrentes da condução de veículo automotor sob a influência de álcool e dá outra providências.

A campanha para o endurecimento da referida lei, teve início após a morte do jovem bacharel em Direito, Pedro Caetano, filho do radialista Rondon Caetano, vitimado por uma ocorrência de trânsito no último dia cinco de dezembro de 2021 e que veio  a óbito no dia 05 de Janeiro do corrente ano. 

Desde então, Rondon vem se mobilizando nas redes sociais de onde vem conseguindo apoio de diversas entidades sociais, autoridades e familiares que perderam entes queridos vítimas de acidentes de trânsito causados por indivíduos embriagados e inconsequentes. 

Até o dia dez de fevereiro, o radialista já contabilizava mais de setecentos mil engajamentos em suas redes sociais.

Segundo Rondon o PL agora segue para análise de membros da comissão de viação e transporte da Câmara Federal e para a Comissão de Constituição e Justiça, de onde, se aprovado segue para votação. 

"Nos próximos dias vou entregar cópias do Projeto de Lei a parlamentares, entidades de classe e a todos que de alguma forma possam nos ajudar nesta luta". Afirmou Caetano.

Ler Augusto dos Anjos é reconhecer o imaginário de sua alma

Uma pausa na pesquisa, mas comecei o dia lendo o poeta paraibano Augusto dos Anjos.
 

Idealismo

Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!
O amor da Humanidade é uma mentira.
É. E é por isso que na minha lira
De amores fúteis poucas vezes falo.

O amor! Quando virei por fim a amá-lo?!
Quando, se o amor que a Humanidade inspira
É o amor do sibarita e da hetaíra,
De Messalina e de Sardanapalo?!

Pois é mister que, para o amor sagrado,
O mundo fique imaterializado
— Alavanca desviada do seu fulcro —

E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira,
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!

 

O meu nirvana

No alheamento da obscura forma humana,
De que, pensando, me desencarcero,
Foi que eu, num grito de emoção, sincero
Encontrei, afinal, o meu Nirvana!

Nessa manumissão schopenhauereana,
Onde a Vida do humano aspeto fero
Se desarraiga, eu, feito força, impero
Na imanência da Idéia Soberana!

Destruída a sensação que oriunda fora
Do tato — ínfima antena aferidora
Destas tegumentárias mãos plebéias —

Gozo o prazer, que os anos não carcomem,
De haver trocado a minha forma de homem
Pela imortalidade das Idéias!


NOTE BEM

Augusto dos Anjos (1884 — 1914) foi um poeta e professor brasileiro extremamente original, que deixou um grande legado na nossa literatura.