PEDRA DO HIPOPÓTAMO - UM ATRATIVO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE VENTUROSA/PE

Pedra do Hipopótamo, Venturosa, Pernambuco
Imagem: Claudio André O Poeta

 Você já ouviu falar na cidade de Venturosa, no agreste meridional de Pernambuco?
Você já foi visitar o sítio Peri-peri que fica no leste do município de Venturosa? Nunca será tarde para você conhecer os vários atrativos turísticos que por lá existem.

Entre as cidades de Venturosa e Pesqueira, há uma cordilheira maravilhosa, cheia de história, cultura e misticismo.

O município de Venturosa está inserido no Planalto da Borborema. E na cordilheira existente nessa região do agreste meridional de Pernambuco, facilmente encontramos rochas de embasamento cristalino que englobam o subdomínio de rochas metamórficas, com domínio hidro geológico totalmente do tipo Fissural, ideal para a confecção de poços tubulares para captação de água subterrânea.

Venturosa está localizada nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema

Nesse ponto onde fiz essa imagem, marcou via GPS uma altitude de 671 metros, nos proporcionando uma vista maravilhosa, inclusive com olhar especial para o atrativo turístico mais visitado do município de Venturosa, que é a Pedra Furada.

Já por um ângulo transversal, fizemos essa imagem direcionada para a fronteira dos municípios de Venturosa com Alagoinha. Vocês estão vendo o caminho em zig-zag? Pois foi o trecho a percorrer para chegarmos ao cume da Pedra do Hipopótamo, que está numa área privada.

A Pedra do Hipópotamo está em cima de um lajeiro rochoso granítico e quando estamos na sua parte interna temos essa visibilidade. Há vários matacões graníticos soltos rodeados por uma rala vegetação típica de caatinga.

Por esse ângulo vemos as serras que tem as torres de energia eólica na linha limítrofe de Venturosa com Caetés. Em todo esse trecho há formações rochosas de vários tamanhos e geoformas.

Localizada no município de Venturosa, a Pedra Furada, é uma das mais belas paisagens da região. A região faz parte do polo Buíque/Pesqueira/Venturosa que é um dos sete polos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Essa região é ideal para a prática de esportes radicais.
A cidade de Venturosa possui também outros sítios arqueológicos de grande valor histórico-cientifico, como a pedra do Tubarão, pedra do Hipopótamo, pedra do Trofeu, pedra do Sorvete e uma antiga pedreira, onde foram descobertos um cemitério de índios pré-históricos.

No lado leste de Venturosa, tem o sítio Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres. Na imagem acima está a pedra do Hipopótamo.

O município de Venturosa está incluso na bacia do Ipanema. Seus principais tributários são os rios Ipanema, dos Bois e Cordeiro, e os riachos do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Chã de Souza, da Pedra Fixa e Simão. Todos os cursos d'água são intermitentes, ou seja, em que ocorrem interrupções, que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.

Está aí a belíssima pedra do Hipopótamo. Uma rocha granítica que passa por transformação devido ao intemperismo. No seu interior, a pedra do Hipopótamo forma-se numa abrigo rochoso, proporcionando uma vista de tirar o fôlego de tanta beleza natural.



Para chegar a esse local, anda-se 1,5 km a pé por dentro de uma vegetação rasteira de caatinga, com a presença de vários cactos e cactáceas. A trilha é simples, mas requer cuidados e preparo físico.

Nitidamente, percebe-se que essa região há milhões de anos foi o fundo do mar. Neste lado leste do município de Venturosa, percebe-se que num passado bem longínquo, começaram-se nessa cordilheira uma demorada transformação geológica. Há pura característica de deserto.

Os desertos, em grande parte, são regiões improdutivas geradas pela ação humana direta, a partir da erosão de terras produtivas, por técnicas de cultivo inadequadas e desmatamento descontrolado. Quando estamos na parte inferior da pedra do Hipopótamo temos essa sensação.

Esse abrigo rochoso (mini-caverna), proporciona aos visitantes essa vista privilegiada. É como se fosse uma janela sem vidro, deixando o ar puro entrar ambiente a dentro. Para as pessoas que forem visitar esse atrativo turístico, aconselhamos a não deixarem lixo e muito menos pichar, pois na verdade é uma agressão ao meio ambiente.

Para onde você olhar ficará encantado com tanta beleza natural. A parte interna da pedra do Hipopótamo da plenas condições para você ficar abrigado, protegendo-se do sol, do frio, do calor e da chuva. 

A pedra do Hipopótamo fica dentro da propriedade do fazendeiro Paulo Tenório, gente boa e educada, que nos recebeu bem e nos autorizou para explorar esses lugares tão inóspitos e cheios de história e cultura.

O relevo de Venturosa tem característica Argiloso/arenoso/pedregoso/rochoso. 
O mineral granito está espalhado em todo o município.

No nosso portal de turismo estaremos com mais informações sobre esse atrativo.
Patrocinadores










Postar um comentário

0 Comentários