14 de abril de 2021

BONCONSELHENSE ENCONTRA CARTEIRA COM DOCUMENTOS E NOVECENTOS REAIS EM DINHEIRO E DEVOLVE A DONA

Uma atitude rara, mas que ainda existe. Nessa quarta-feira, 14/04,  a professora Simone Dias, quando se deslocava pelo centro da cidade de Bom Conselho perdeu uma carteira contendo documentos e novecentos e dois reais em espécie, mas um cidadão da cidade encontrou e começou a divulgar nas redes sociais o achado e desejava encontrar a dona para devolver a carteira com o dinheiro. E assim se procedeu. 
A própria professora divulgou em suas redes sociais a honestidade desse bonconselhense.
Em plena pandemia e numa crise financeira que assola o País, ainda existem pessoas honestas e de bom coração. Essa atitude é algo diferente do nosso cotidiano. É uma atitude louvável.
E você que leu essa postagem, faria o mesmo?

COM CHUVAS MAIS INTENSAS AS CACHOEIRAS DE BOM CONSELHO COMEÇAM SE MANIFESTAR

Bastou chover por mais de uma hora que a cachoeira dos Inácios começou a se exibir com uma linda queda d'água. Essa cachoeira fica do lado oeste do vale do Salgadinho e pode ser vista da PE-218. É uma das oito cachoeiras do município de Bom Conselho.

A rodovia frei Caetano de Messina/PE-218, quando chove torna-se ainda mais perigosa para se trafegar por algumas razões, entre elas, pista molhada, curvas sinuosas a todo instante, locais sem acostamento e sem sinalização horizontal e vertical.

Fazia muito tempo que não víamos os cercados de Bom Conselho com tanta água acumulada. Segundo a APAC - Agência Pernambucana de Águas e Clima, o último mês de março ficou acumulado com 64.5 milímetros de chuva que caiu na terra de Papacaça.

Por esse ângulo pode se ver a região da serra Grande coberta pela camada úmida da nuvem. Entre a vegetação e a serra fica o vale do Salgadinho.

JORNAL A GAZETA EDIÇÃO 525 JÁ ESTÁ CIRCULANDO POR BOM CONSELHO E REGIÕES DO BRASIL

O jornal A Gazeta que há mais de 30 anos divulga o cotidiano de Bom Conselho, está com mais uma edição na praça. Com a principal chamada de capa "A praça Pedro II continua sem iluminação", mostra claramente como a terra de Papacaça vem sem tratado pelo "menino prefeito", enfatizou o referido jornal.
A Gazeta também anunciou na edição 525, a estréia no rádio bonconselhense, do recém chegado a terra de Papacaça, radialista e ex-vereador por Belo Jardim, Valdemir Cintra. O programa "O Sertão & A Poesia", com linguagem popular e muita prosa e verso para o povão. Valdemir Cintra entra no ar de 04 da tarde e sai as 6 horas da noite. Sintonize 104, 9 FM e ouça o poeta Valdemir.



SAIBA O QUE É GRIPE E O QUE É COVID


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe afeta de forma grave de 3 a 5 milhões de pessoas anualmente no mundo. Destes, são registrados de 250 mil a 500 mil mortes devido à infecção. A população mais suscetível é a idosa e os portadores de doenças crônicas.

gripe é uma doença viral aguda que atinge o trato respiratório e pode ser causada pelo vírus da influenza (subtipos A H1N1, A H3N2 e os subtipos B).

Já  a Covid-19 é causada pelo vírus o SARS-CoV-2, que foi identificado pela primeira vez em 2019, na China, e desde lá já infectou quase 140 milhões de pessoas no mundo, além de causar quase 3 milhões de mortes.

Formas de transmissão

Tanto a gripe quanto a Covid-19 possuem a mesma forma de transmissão. Ambas podem ser transmitidas por gotículas (partículas expelidas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar) – daí a importância do uso da máscara cobrindo boca e nariz.

Sintomas

A gripe é caracterizada quando há presença de febre elevada (>38ºC), tosse, dor de garganta, dor de cabeça, calafrios e dores no corpo.

Os sintomas da Covid-19 envolvem febre, tosse, coriza, perda de olfato e/ou paladar, falta de ar, dor de cabeça e até problemas intestinais.

Ambos os vírus podem apresentar sintomas em comum, o que é chamado de síndrome gripal.

“É identificada a síndrome gripal quando o Indivíduo apresenta quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (temperatura axilar maior ou igual a 37,8ºC), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alterações do olfato ou do paladar”, explica Daniela Bergamasco, infectologista do HCor.

Agravamento

As complicações da gripe podem causar pneumonia (viral com ou sem infecção bacteriana secundária) e síndrome respiratória grave.

A Covid-19 pode causar pneumonia viral, síndrome respiratória grave, trombose, disfunções em outros órgãos como rins (quando a situação é crítica), entre outros. Mesmo após a recuperação, pacientes ainda relatam sintomas como cansaço, falta de ar, problemas cognitivos, dores no corpo, queda de cabelo, etc.

Grupos de risco

São considerados grupos de risco para a gripe crianças menores de 2 anos e idosos com idade superior ou igual a 60 anos, além de pessoas com doenças crônicas, como obesidade e diabetes.

No caso da Covid-19, os grupos mais vulneráveis são pessoas com idade superior a 60 anos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade, etc.

Diagnóstico

Ambas as doenças podem ser identificadas com o exame PCR ou teste rápido específico em amostra de secreção respiratória.

“Existem painéis virais moleculares em amostra respiratória que podem detectar ao mesmo tempo SARS-CoV-2, vírus Influenza da gripe e muitos dos vírus causadores de resfriados”, ressalta a infectologista.

Formas de prevenção

Ambas as doenças podem ser prevenidas pelo uso de máscara (cobrindo boca e nariz), higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, manter ambientes bem ventilados e não tocar olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos previamente.

Vacinação

A gripe não possui cura, mas pode ser prevenida ou, pelo menos, ter seus sintomas amenizados pela vacinação, que ocorre anualmente.

A Covid-19 também deve seguir o mesmo caminho, uma vez que a população for vacinada em massa. Por isso, não deixe de receber a sua dose assim que chegar a sua vez.

O Brasil oferece atualmente, em ritmo lento, as vacinas Coronavac, do Instituto Butantan, e a vacina de Oxford, da Indústria farmacêutica AstraZeneca.

Fonte: Diário Vip

Prostitutas suspendem serviço e pedem prioridade na vacinação


Um grupo de prostitutas mineiras decidiu suspender os atendimentos por tempo indeterminado após o agravamento da pandemia de coronavírus no estado de MG, que registrou seu pior mês em março. Além disso, solicitaram, através da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), a inclusão entre os prioritários na vacinação contra a covid-19. As informações são do Uol.

De acordo a presidente da Aprosmig, Cida Vieira, a paralisação ocorre por tempo indeterminado, portanto, não há previsão de retorno às atividades.

“Nosso trabalho é de contato físico diário e com várias pessoas. Somos muito vulneráveis e tínhamos que ser incluídas em algum grupo de risco. Não queremos que nos passem na frente de ninguém, mas que nos vejam com olhos de humanidade”, afirmou ao Uol.

Ainda segundo ela, mesmo com os cuidados que estavam sendo tomados antes do agravamento da crise sanitária, não há condições agora de que os atendimentos continuem sem que haja sequer perspectiva de vacinação nas trabalhadoras.

Para Cida Vieira, as trabalhadoras sexuais são estigmatizadas, na maioria das vezes, pelo governo e pela sociedade. “Somos tratadas à margem. Convivemos com doenças sexuais, cuidamos de famílias, mas não pensam em nós como um grupo que precisa de cuidados especiais, principalmente na pandemia”, comentou.

Após a paralisação, a prefeitura de Belo Horizonte se pronunciou e afirmou que tem atuado no enfrentamento da insegurança alimentar de diversos públicos em situação de risco e vulnerabilidade social com distribuição de cestas básicas, segundo critérios socioeconômicos.

A presidente da Aspromig confirmou que recebeu esse suporte do município, mas disse que deseja mesmo que as profissionais do sexo sejam vistas no âmbito estadual e nacional como um grupo que precisaria de ao menos um auxílio emergencial, “pois sobrevivemos do contato físico”.

DO AGRESTE AO SERTÃO, DE ALAGOAS A PERNAMBUCO HÁ ATRATIVOS TURÍSTICOS INESQUECÍVEIS

O lajeiro do riacho da Luiza localizado há 08 km do centro da cidade de Venturosa, é um grande atrativo turístico que está escondido próximo a BR-424, no agreste meridional de Pernambuco.

A serra Redonda que fica distante uns 03 km do lajeiro aonde fiz a imagem acima, tem pinturas rupestres e cheia de mistérios.

No sítio Bananeiras, zona rural de São José da Tapera, encontramos várias obras de artes do artesão Remi. Qualquer pedaço de madeira nas mãos do Remi, vira obra de arte.

No município de Dois Riachos, sertão de Alagoas, terra da jogadora da Seleção, Marta, tem um atrativo turístico religioso conhecido pelo nome de Pedra de Padre Cícero. No meu canal no you tube encontrarás reportagens sobre o lugar.

Se isso não te fascina, o que mais não te agrada? Veja a beleza de camada rochosa e suas marmitas. Esse é o lajeiro do riacho da Luiza de Venturosa.

Agradecer a Deus, sempre. Tempos difíceis estamos vivendo e escolher o lugar que poucos andam, melhor ainda.

Uma hora ou outra voltamos a brincar como super-heróis. Os matacões existentes no lajeiro do riacho da Luiza nos proporciona momentos únicos.

No cume da serra do Narciso, zona rural de Bom Conselho, pudemos contemplar uma planície exuberante com uma vegetação típica da zona da mata. Afinal, Bom Conselho é único município do agreste meridional de Pernambuco que tem os três climas (agreste, sertão e zona da mata), espalhados nos poucos mais de 900 quilômetros quadrados de área.

BOM CONSELHO DE LUTO: MORRE EM CARUARU O EX-BANCÁRIO RUI MIRANDA

Faleceu na noite dessa terça-feira, 13/04, no hospital da Unimed em Caruaru, o ex-carteiro dos Correios e ex-bancário do Banco do Brasil de Bom Conselho, o senhor Rui Miranda, aos 74 anos de idade. Seu Rui, como era conhecido, estava internado há 21 dias e devido a uma infecção generalizada, veio a óbito. O corpo está sendo sendo nesse momento transferido para Bom Conselho, onde será velado no velório São Antônio, ao lado da igreja Matriz. 

O sepultamento será logo mais as 16 horas no cemitério Santa Marta.

Rui Miranda deixou dois filhos, Patrícia Miranda (psicóloga) e Bruno Gonçalves Miranda (recém nomeado para o cargo efetivo de analista de controle externo - área de auditoria do Tribunal de Contas de Pernambuco) e a viúva dona Maria da Glória Gonçalves Miranda.

Em contato com a redação desse blog, doutora Patrícia Miranda, consternada com a morte de seu pai, disse: "Meu pai foi um homem decente, espirituoso e ótimo caráter", finalizou.

O blog do Poeta, se solidariza com toda a família Miranda pelo falecimento do senhor Rui Miranda.