22 de fevereiro de 2021

AÇUDE DA NAÇÃO DE BOM CONSELHO COMPLETARÁ 71 ANOS DE SUA CONSTRUÇÃO

O Açude da Nação é um reservatório a fio d´água com uma área de drenagem própria estimada em 2.470 hectares, com altura de 12 metros, que inicialmente foi formado por um extenso e baixo barramento de vertedouro de concreto, com uma ponte de trafego urbano, na cidade de Bom Conselho. O açude quando está cheio chega a um volume de água que pode ser acumulada 800 milhões de metros cúbicos. 

No ano de 2010, a cabeceira do açude rompeu-se devido a quantidade de chuva que caíra na cidade, muita água acumulada e por conter fissuras em sua estrutura. 

Por sua vez, o governo do estado esteve presente no mês de maio de 2012, quando assinou Ordem de Serviço para reconstruir o Açude da Nação, uma obra orçada em 8 milhões e 400 mil reais e que teve um prazo de 01 ano para o término.

Saiba tambem que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Seca), foi o órgão responsável  pela construção da Barragem de Bom Conselho, conhecida por Açude da Nação, no ano de 1950. O açude fica no leito do rio Papacacinha, que corta a cidade de Bom Conselho numa altitude 654 metros, no agreste meridional de Pernambuco.

Informações concedidas pelo jornalista Luís Clério

"José Abílio de Albuquerque Ávila, foi eleito em outubro de 1947, disputou a Assembleia Legislativa e quando assumiu entregou a prefeitura para Dr. Raul Camboim que governou até novembro de 1951, sendo substituído por Alfredo Cavalcanti de Miranda que foi até 1955; e assumiu João Felino Tenório - novembro de 1955 /novembro de 1959; era genro de Zé Abílio, pai de Ismênia e Zefa Maria - Café do Coroné. De Nov/59 a Nov/63 governou Valdemar Tenório Guedes"

Fonte: Livro de Celina Ferro.

Observação: O registro fotográfico acima é do blogueiro Cláudio André O Poeta. 

A GAZETA EDIÇÃO DA PRIMEIRA QUINZENA DE FEVEREIRO JÁ ESTÁ EM CIRCULAÇÃO

Já está em circulação a edição da primeira Quinzena de fevereiro o jornal impresso A Gazeta da cidade de Bom Conselho que há 30 anos mostra a realidade da terra de Papacaça. Um jornalismo independente e verdadeiro sob o comando do jornalista Luis Clério.

Reportagem do Blog do Poeta é destaque no jornal A Gazeta. Nossos agradecimentos ao nobre jornalista Luis Clério pelo reconhecimento do nosso trabalho. 
Na verdade, em Bom Conselho só tem dois meios de comunicação independentes, que não se dobram aos encantamentos do poder municipal, a Gazeta e o Blog do Poeta, até por que o nosso compromisso é com a INFORMAÇÃO.

AS MENTIRAS QUE VIRARAM VERDADE EM BOM CONSELHO

Duzentas casas. Duzentas mentiras contadas. O tempo passou e está sucumbindo a cada dia o sonho da casa própria de duzentas famílias bonconselhenses. 

As casas populares que viraram estábulos...

No tempo da campanha foi promessa para lá, promessa para cá, muito ilusionismo e o povo mais uma vez deixou-se iludir pelos "mágicos" da política. Está ai o resultado! Casas sendo deterioradas pelo tempo. Será a segunda Cidade de Deus de Bom Conselho. Alguém duvida?

E o centro cultural professor Valdemar Gomes de Santana? Para que aquele "desembesto" de gente contratada metendo cal nas paredes, cortando o mato, tirando o lixo e querendo da uma resposta aos críticos da campanha de novembro de 2020? 

Quer dizer que para ganhar campanha eleitoral o que vale em primeiro lugar é a MENTIRA? 

Vou ter de discordar do palhaço e deputado federal Tirica, quando ele diz que "pior que está não fica". Aqui em Bom Conselho o pior fica muito pior. O povo não enxergou isso?

Ah, não poderia faltar o centro de lazer José Feliciano (beira rio), como é conhecido. Única área verde que os bonconselhenses tinham para fazer atividades físicas, está fechado. 

Culpa da pandemia que não pode fazer aglomeração? Peraí, cadê os trabalhadores, as máquinas, o material de construção que fizeram questão de mostrar durante a campanha? 

Por isso encontro meio mundo de gente fazendo caminhada e correndo e se arriscando entre carros e carretas na rodovia frei Caetano de Messina/PE-218.

Vou ter que compreender a frase de Aristóteles quando diz, "A dúvida é o princípio da sabedoria".
Em trocados e miúdos, ou estou duvidando de mais das "coisas da política" ou estou sendo sábio demais.

Lembrem-se que o meu compromisso é com a INFORMAÇÃO e ponto.


CARTÕES POSTAIS DE BOM CONSELHO ESTÃO ABANDONADOS. SERÁ CULPA DA PANDEMIA?

A história
Por iniciativa de frei Caetano de Messina, foi construída uma nova igreja no local da antiga capela de Jesus, Maria e José, que só foi completamente concluída em 1884. Atualmente denomina-se Igreja Matriz da Sagrada Família, localizada na praça Dom Pedro II, que não tem nenhum símbolo que retrate esse nome.

Na tarde dessa segunda-feira, 22/02, estive na praça Dom Pedro II, o que mais vi foi abandono. O principal cartão postal da cidade está sujo, imundo. Os bancos sem manutenção. O que resta de plantas, estão secando sem água. Os canteiros só tem terra.

O que dirá o visitante, o turista que por ventura visite a cidade? Aliás, o que não está abandonado em Bom Conselho? Mas cada povo tem o governo que merece...

Monumento construído por Frei Dimas e inaugurado no final do ano de 2002 quando o prefeito era Daniel Brasileiro.

A história
O monumento representa o início da história de Bom Conselho, quando existiu o Quilombo de Negro de Pedro Papacaça e a presença dos índios das tribos Xucuru Kariri de Palmeira dos Índios/AL e Funiôs de Águas Belas/PE e a chegada da família Vilela.


O monumento das Três Raças que fica na meio da praça Dom Pedro II, precisa de manutenção. A fonte luminosa há muito tempo está sem funcionar e a culpa são os mosquitos da dengue, por que quando tem água eles usam como piscina. 
Esse abandono total dos cartões postais de Bom Conselho é sinônimo de cultura, de uma cidade que já foi tida como terras das escolas?