4 de janeiro de 2021
ATÉ DOM PEDRO II MOSTROU OJERIZA PELOS BABÃOS DA CORTE
Falando em nome do funcionalismo da província, em solenidade no Palácio Rosado, hoje Museu Cruz e Sousa, Coutinho saiu-se com esta pérola:
— Permiti, Senhor, que o servidor do Estado venha dizer-vos, não como o escravo do anfiteatro romano — “Salve César, os que vão morrer te saúdam”! — mas como vosso fiel obreiro: “Salve, Senhor, os que vos amam vos saúdam e os que vos saúdam estão prontos a morrer por vós”!
Até o Imperador achou exagerado. E ignorou o pedido de aumento aos barnabés, refugado também pelo presidente da província, a quem caberia pagar a conta.
Pois bem, quer saber mais, vá estudar e ler como sempre faço. Lembre-se que a "leitura liberta". Ponto.
VOCÊ CONHECE A TIBOUCHINA? VEJA AS PLANTAS QUE ENCONTREI NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO
Histórico
Sua primeira aparição foi no país da Guiana Francesa porém sua espécie só foi reconhecida 100 anos depois com a descoberta de outras espécies no Brasil. Vem sendo utilizada para a recuperação de áreas degradadas e na ornamentação pois se adaptam bem ao sol e dão flores de cor roxa.
O malvavisco é uma arbusto grande, de textura lenhosa e que pode alcançar 4 metros de altura com facilidade. Seus ramos são eretos e bastante ramificados. As folhas são verdes, oval-lanceoladas e apresentam bordos serrilhados.
É uma planta muito florífera e vistosa, com flores que podem ser vermelhas ou rosas, sempre pendentes e semi-fechadas, o que garante sua grande durabilidade em relação as flores de hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).
É uma planta muito rústica, exigindo baixa manutenção. Presta-se para a formação de renques podados ou não, formando cercas-vivas e como planta isolada no jardim. As podas realizadas periodicamente estimulam um floração mais abundante e dão forma e aspecto compacto às cercas-vivas de malvavisco.
O crescimento da planta é rápido a moderado, em comparação com outros arbustos. Atrai muitos beija-flores.
Fotos: Cláudio André O Poeta
QUEM VIVE DE FANTASIA É QUEM NÃO APRENDEU A MUDAR
LAMAÇAL DE PROMESSAS FANTASIOSAS DURANTE CAMPANHA ELEITORAL COMEÇA A EMERGIR AGORA