19 de setembro de 2020

Igreja do século 17 resiste no alto de morro entre rios Ipanema e São Francisco

 




Num dia de sol, no meio do período chuvoso do verão nordestino; onde o rio Ipanema encontra o rio São Francisco, no alto da Ilha do Ouro, está uma pequena igreja branca com portas e janelas verdes. A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres se impõe entre os municípios de Belo Monte, em Alagoas, e Porto da Folha, em Sergipe.

Foi assim que a equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, responsável pelas Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural, chegou ao sítio arqueológico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As inscrições em sua fachada apontam o ano de 1694. Acredita-se que ainda no século 17 tenha sido construída por freis capuchinhos, após a saída dos holandeses da região, no período da colonização do Brasil. No local é possível encontrar lápides no chão da Igreja, que remontam ao período entre 1850 e 1895.


Os moradores do povoado de Barra do Ipanema, devotos de Nossa Senhora dos Prazeres lutam pelo tombamento do patrimônio histórico e cultural, como forma de conseguir que o poder público proteja e recupere esta joia perdida no meio do sertão alagoano. Os próprio devotos mantêm a igreja erguida e protegida como podem, mas se não houver a intervenção dos organismos competentes, com o tempo muito de sua originalidade poderá se perder.

Fiscalização – Na vistoria, a FPI flagrou ocupação irregular de área que antes era rio. A Ilha do Ouro hoje é praticamente parte do continente, o assoreamento do rio tem feito aumentar as terras no entorno da ilha. A ocupação irregular da área por fazendeiro tem atrapalhado o acesso à ilha, que só pode ser feito por meio de barco, bem como a pesca artesanal que é realizada pelas comunidades ribeirinhas. A situação será investigada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

A Equipe Comunidades Tradicionais e Patrimônio Cultural é coordenada pelo antropólogo Ivan Farias, do Ministério Público Federal em Alagoas, e nessa visita esteve acompanhado do procurador da República Bruno Lamenha e do promotor de Justiça Alberto Fonseca, coordenador geral da FPI do Rio São Francisco.

Além de representantes do Ministério Público, participaram o Batalhão de Policiamento Ambiental, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e da ONG SOS Caatinga.

Todas as situações verificadas pela equipe serão relatadas ao final, nesta sexta-feira (16), para que os diversos agentes envolvidos adotem as providências necessárias a fim de garantir que o poder público proteja o patrimônio histórico e cultural do sertão alagoano.



A ÓTICA BOM CONSELHO AVISA: CONSULTA DE VISTA SERÁ DIA 26 DE SETEMBRO A PARTIR DAS 08 HORAS DA MANHÃ

 

Quando precisar fazer uma consulta de vista, não adianta ficar para lá e para cá, perdido igual a cego em tiroteio, vá direto a Ótica Bom Conselho, localizada na rua 13 de maio (por trás do Banco Santander), centro de Bom Conselho.
Está de volta a grande parceria da melhor ótica da cidade. Todas as novidades estarão sendo publicadas nesse blog.


AUDÁLIO FERREIRA E ALEXANDRE PIÚTA APOIAM GIVALDO DO SINDICATO




Juntos por um Bom Conselho melhor!
Tenho orgulho em apresentar à toda sociedade bonconselhense a formação de um grupo unido e forte.

Nossa vice, IVETE ENFERMEIRA, mulher guerreira, há mais de 20 anos no legislativo, com uma vida pública irretocável, marcada com muita luta e muita honestidade.
Conseguimos articular com nosso  amigo PIÚTA, responsável por trazer a maior indústria que Bom Conselho já viu, que era pré-candidato, mas topou somar a este projeto com suas ideias e trabalho que com certeza trará grandes frutos.

Também tivemos a adesão de um dos maiores gestores que Bom Conselho já viu, nosso amigo e ex-prefeito AUDÁLIO FERREIRA.
Uma gama de candidatos a vereadores do PT e PDT engajados a melhorar a nossa cidade.
E por fim, temos tido uma grande adesão daqueles aos quais me disponho a servir de corpo e alma, o POVO!!!

Estamos fortalecidos e de portas abertas para receber aqueles que sabem que nossa cidade merece muito mais.

Dia 27 de setembro inicia a corrida eleitoral e desejo, desde já, sorte aos amigos que também estão nesta batalha, que ela seja limpa e justa.
Faremos uma campanha humilde, mas muito digna à altura do povo de Bom Conselho,
Estamos juntos por um Bom Conselho melhor!

Texto/Fotos: Assessoria

RAINHA ISABEL O DISTRITO COM POPULAÇÃO E ÁREA GEOGRÁFICA DE CIDADE,QUE SERÁ ADMINISTRADA COMO MUNICÍPIO



Rainha Isabel foi criado nos meados do século passado pelo padre Alfredo, sendo desmembrado do distrito de caldeirões dos guedes, no inicio chamava -se Taquari, em seguida princesa Isabel, homenageando a princesa do Brasil que pôs fim a abolição da escravatura, considerando que no mencionado distrito ter sido um kilombo de escravos que se refugiava das fazendas da região durante o século XIX, como também por suas ricas fazendas, por seu povo bonito, suas lindas histórias aflorados em torno da escravatura do Brasil, com suas diversas riquezas naturais, tornando-se uma bela princesa, tendo finalmente denominada Rainha Isabel pela prefeitura Municipal de Bom Conselho.

O distrito de Rainha Isabel é beneficiado pelo microclima peculiar de Bom Conselho, é nesse oásis que estão distribuídos os seus 12 mil habitantes, em uma área formada por sítios e pequenas propriedades, o distrito/ município é considerado um dos maiores pomares naturais do Nordeste, com mananciais e florestas remanescentes de mata atlântica, mesmo com a ausência de projetos de irrigação ou qualquer infraestrutura especial, o distrito é um polo de produção de agrícola regional, com sua cultura diversificada de café, mandioca, macaxeira, inhame, batata doce, jaca, caju, manga, carambola, hortaliças e folhagens que abastecem o município, como outros circunvizinhos de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Rainha Isabel é terra de povo ordeiro, trabalhador e hospitaleiro, tem várias famílias tradicionais e pessoas de bem, que mantém o distrito como um dos maiores pólos econômicos do agronegócio do norte/Nordeste,terras de muitos nomes, como às famílias:Ribeiros,guedes,colatinos,veigas,Tenórios,padilhas,Borges,Araújos,Cavalcantes,Alexandres,Mirandas,Florentinos,Elizeus,Gonçalves,Silvas,Simeão,Bentos e tantas outras famílias.

 Na década de 60 do século passado, o governador Miguel Arraes de Alencar ,emancipou o distrito de Rainha Isabel de Bom Conselho,elevando à categoria de cidade, os mais antigos contam que a população foi às ruas feliz para comemorar tamanha contemplação, mais por questões políticas e econômicas, uma vez que o distrito pactua com o produto interno bruto de Bom Conselho, foi revogada a sua emancipação.

Na década de 90 ,seria realizado um plebiscito(eleição popular),para ouvir a vontade da população Bonconselhense à respeito da emancipação de Rainha Isabel, mais uma vez por questões políticas não foi realizada a mencionada votação, que tinha por finalidade ouvir a vontade do povo.

O coronel Alexandre bilica tem dentro do seu plano de governo, governar o distrito de Rainha Isabel como se fosse um município e para isso vai investir em infraestrutura naquela localidade,criando :

Subprefeitura

UPA 24 horas

 Colégio de ensino médio tempo integral

pelotão da Polícia Militar

Realização do plebiscito que foi revogado

Quadra poliesportiva

Campo de futebol gramado

Matadouro público

 Feira de gado

Implantação de sistema de irrigação para a agricultura familiar

Seleção dos jovens de 18 a 40 anos, que queira fazer cursinho gratuito no município de Bom Conselho, com o professor Fábio Madruga, a fim que possa organizar a quantidade de alunos por turma e tipo de concurso que vislumbram, respeitando aptidão profissional de cada um.

Reabrir e melhorar as estradas que interligam a localidade a outros distritos, como os 8 KM que liga a caldeirões dos guedes, que atualmente só passa a cavalo, onde os moradores desse distrito poderia fazer as suas feiras em Rainha Isabel, evitando o suplício do deslocamento para Bom Conselho,enfrentando mais de 15 KM de estrada de chão de péssima qualidade.


FOTO E TEXTO: Coronel Alexandre Bilica

VENDE-SE ESSE VEÍCULO

 


Chevrolet Celta LT Carro extremamente conservado em estado de ZERO!!!
🚗 Ano e modelo 2️⃣0️⃣1️⃣3️⃣
🚗 81 mil km rodados
🚗 Completão!!!
🚗 Ar condicionado gelando muito
🚗 Vidro elétrico
🚗 Direção hidráulica
🚗 Trava e alarme
🚗 Banco de couro
🚗 Jogo de rodas 1️⃣4️⃣" (Chevrolet)
🚗 Farol de neblina
🚗 desembaçador traseiro
🚗 Engate de reboque
🚗 Pneus novos
🚗 Revisão em dias
🚗 sensor de ré
🚗 Películas nós vidros
🚗 Tudo funcionando perfeitamente
🚗 Step, chave de rodas e macaco ok
🚗 Documentação tudo ok 2020!!!
🚗 Manual
🚗 Ligue ou chama no WhatsApp
🚗 (8️⃣7️⃣) 9️⃣8️⃣1️⃣1️⃣8️⃣-1️⃣6️⃣0️⃣0️⃣
🚗 @eudestorres_mkt