O RENASCIMENTO DO CINEMA CINE REX E A REFORMA DO CENTRO CULTURAL PROFESSOR WALDEMAR GOMES DE SANTANA (por Alexandre Bilica) - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 1 de setembro de 2020

O RENASCIMENTO DO CINEMA CINE REX E A REFORMA DO CENTRO CULTURAL PROFESSOR WALDEMAR GOMES DE SANTANA (por Alexandre Bilica)


A história do cinema no Brasil começa em 1896,quando ocorre a primeira exibição de cinema no país , na cidade do Rio de Janeiro. No mundo o cinema tem início um ano antes, na cidade de Paris na França, os irmãos Italianos Paschool Alfonso podem ser considerados os primeiros cineastas do país, já que realizaram gravações da Baía da Guanabara em 19 de junho de 1998,a data é considerada até hoje, o dia do cinema brasileiro.

O CINE TEATRO REX
Era um prédio muito bonito com arquitetura gótica, onde grandes filmes eram exibidos, bons espetáculos eram trazidos para Bom Conselho. A sociedade comparecia em massa e os grandes momentos ficavam por conta dos filmes de Elvis Presley, quando a juventude comparecia para copiar os modelos das roupas e os ritmos alucinantes daquele grande artista.

O cinema em nosso município sempre foi o principal entretenimento da época, muitos casais começaram as suas paqueras nesse estabelecimento cultural que durante décadas divertiu a população da terra do Papacaça. No entanto, por conta de uma administração municipal sem visão, este prédio foi destruído dando lugar ao prédio do atual mercado de carne.

Com o fim do cinema cine Rex, surgiu na década de 60 , o cinema cine Brasília de propriedade particular, aonde é o atual banco Santander, o coronel Alexandre Bilica teve a oportunidade de assistir vários filmes, como também a apresentação de artistas renomados na época,como Perla Paraguaia, Waldik Soriano, Gretchen, entre outros.

FATOS HISTÓRICOS QUE ACONTECERAM NO CINEMA CINE REX
Seu Ananias pai de professor Hélcio e professor Ananias foi o queijeiro do lacticínio Santa Maria durante muito tempo, ele contava contos e causos  do século passado, entre os quais o dia em que Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, esteve no cinema cine Rex de terno e gravata, juntamente com o seu amigo o coronel José Abílio, ele lembrava que aproximadamente uns 30 meninos se aglomeraram e desceram em direção ao cinema (atualmente o mercado de carne). 

O objetivo era conhecer o famoso bandoleiro que se fazia presente no cinema, quando chegaram em frente, o filme já tinha acabado, e lampião estava saindo, quando percebeu a curiosidade dos meninos, o bandoleiro bateu o pé e disse em voz alta " o que é que vocês querem meninos",seu Ananias contava as gargalhadas que a carreira foi tão grande que até hoje tem menino perdido no mato.

Outro fato histórico no cinema cine Rex foi no ano de 1936, quando aos nove anos de idade o maestro José Puluca se apresentou pela primeira vez para a sociedade bonconselhense, com o cinema lotado tocando lindas valsas e dobrados pátrio com o seu piano de garrafas.

O NASCIMENTO DO CENTRO CULTURAL PROFESSOR WALDEMAR GOMES DE SANTANA

Na década de 80, o prefeito Walmir Soares construiu o centro cultural professor Waldemar Gomes de Santana e coloca esse nome para homenagear um dos grandes mestres da terra do Papacaça, mais com o passar dos anos aquela linda obra arquitetônica foi se deteriorando.
Os governos municipais que passaram nos últimos anos não priorizaram em manter as suas instalações, e hoje é um local escuro que serve de ponto de droga e prostituição, o educador mencionado, aonde estiver em seu plano espiritual deve estar muito triste, pois, era um homem letrado que tinha por ofício lecionar, uma profissão tão nobre que leva o conhecimento a outras pessoas, e a obra que leva o seu nome está em uma situação como essa, dentro do seu plano de governo o coronel Alexandre Bilica, tem a reforma do centro cultural professor Waldemar Gomes de Santana, como também a reconstrução do cinema Cine Rex, para em uma parceria pública privada administrar um dos primeiros entretenimentos que surgiu no mundo moderno que trouxe tantas alegrias aos bomconselhenses.

Fotos e texto: Coronel Alexandre Bilica

Nenhum comentário: