MIRANTE DO CALVÁRIO - UM ATRATIVO TURÍSTICO DE ÁGUA BRANCA QUE PRECISA SER MELHOR CUIDADO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

MIRANTE DO CALVÁRIO - UM ATRATIVO TURÍSTICO DE ÁGUA BRANCA QUE PRECISA SER MELHOR CUIDADO

Quem vai conhecer o Mirante do Calvário na cidade de Água Branca, sertão de Alagoas, tem uma vista panorâmica sensacional das cidades circunvizinhas.

Do mirante, podemos visualizar umas três cidades circunvizinhas. O cume do Mirante do Calvário marca 730 metros de altitude e tornou-se num ponto turístico da cidade de Água Branca culminando com os casarões antigos que fica no centro da cidade.

A cidade de Água Branca fica há pouco mais de 10 km da cidade de Delmiro Gouveia, numa região limítrofe com os estados de AL/PE e BA.

Para onde você olhar visualizará serras. A vegetação puramente de caatinga mistura-se com as formações rochosas no entorno do mirante do Calvário, que para ter acesso precisa-se atravessar o centro da cidade ou a carro ou a pé.

Maior parte da cidade de Água Branca fica no pé das serras que ficam no entorno da sede do município. Legitimamente, a geografia da referida cidade é acidentada, como se há milhares de ano, houvesse um rio cortando as serras.

O Mirante do Cruzeiro é um atrativo turístico religioso. Em toda a subida da serra é marcada pelas cruzes que simbolizam a via Sacra. No período da Semana Santa há muita visitação. Quando fomos visitar esse local mais uma vez, estranhamos o tamanho do abandono desse local turístico.

O pé de coco ouricuri é uma palmeira nativa do bioma Caatinga e de toda a costa leste do Brasil. Pode chegar a ter 12 metros de altura. 

É conhecida popularmente como dicuri, adicuri, ouricuri, licuri, alicuri, aricuí, aricuri, butiá, butiazeiro, coco-cabeçudo, coqueiro-cabeçudo, iricuri, licurizeiro, nicuri, uricuri, urucuriiba, nicuri-de-caboclo e urucuri.

Água Branca é um dos 28 municípios alagoanos presente no novo Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo. A pergunta é, como a cidade conseguiu entrar nesse mapa, quando o turista não tem sequer a atenção devida. A pessoa chega e sai e não ver sequer uma placa dando boas vindas ao turista?


O Mirante do Calvário é o segundo ponto mais alto do estado de Alagoas. Com 730 metros de altitude acima do nível do mar, proporciona uma visão panorâmica dos municípios circunvizinhos como Delmiro Gouveia-AL e Paulo Afonso-BA.

Quem sobe os 730 metros do Mirante do Calvário da cidade de Água Branca, tem uma boa sensação em ver aquela imensidão de terras a perder de vista. A cidade é turística, porém pelo que vimos está muito mal administrada. As ruas sujas, esburacadas e mal sinalizada. Bom, mesmo assim, não diminuiu a minha experiência em conhecer tal lugar. 

No Mirante do Calvário foram construídos quiosques para que trabalhadores autônomos possam vender seus produtos para os visitantes, mas pela visita que fiz no início desse mês de janeiro, trouxe consigo uma má impressão, de abandono e puro desprezo com o bem público. 

Os quiosques que existem no local estavam fechados, lixo acumulado, fezes no pátio onde ficam os recintos, garrafas de cachaça quebradas, oferecendo risco para os visitantes. 
Qual será o motivo disso estar acontecendo?

E assim passamos na cidade de Água Branca e seguimos rumo a Bahia...
PATROCÍNIO





Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE