20 de novembro de 2019

O FORRÓ NO MARIA RITA JÁ COMEÇA NA QUINTA E NO SÁBADO (23/11), TEM FLÁVIO LEANDRO

 Pela primeira vez no Espaço Cultural Maria Rita da cidade de Garanhuns, o show de forró com Flávio Leandro. Garanta já seu ingresso ao preço de R$ 25,00.

Nesta sexta-feira, tem show com Marcílio Arruda e o melhor do forrónejo.

Nesta quinta-feira, 21/11, tem o melhor do forró com Marcos Lopes.
No Maria Rita você dança, curti a noite toda sem se cansar.  As melhores atrações do forró passam pelo Espaço Cultural Maria Rita da cidade de Garanhuns.


HÁ 324 ANOS MORRIA ZUMBI POR TER SIDO TRAÍDO POR UM AMIGO DE QUILOMBO

O Dia da Consciência Negra existe oficialmente desde 2003 como uma celebração escolar e desde 2011 como lei. A data marca a morte de um dos maiores lutadores contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares. 

Apesar da celebração na data, estátuas e monumentos que levam o seu nome, a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares é pouco conhecida. 

A história conta que filho de Sabina, Zumbi, nasceu livre em 1655 no estado de Alagoas. Ainda pequeno, foi entregue a um padre e batizado com o nome de Francisco. Foi quando ele aprendeu a falar português e a participar do cotidiano de celebrações da igreja até os 15 anos, quando decidiu voltar ao quilombo dos Palmares, até então governado pelo seu tio Ganga Zumba

O Quilombo dos Palmares ficava na região da Serra da Barriga, hoje território alagoano, é considerado por historiadores como o maior quilombo da América Latina, chegando a ter uma população de 20 mil habitantes de negros e negras que fugiram da escravidão, indígenas e pessoas consideradas “fora da lei” na época. 

O Quilombo era, na verdade, uma junção de pequenos mocambos, nome a dados à pequenas comunidades, sendo o centro político de Palmares o mocambo do Macaco.

Lá, a terra e a produção eram coletivizadas, sendo a agricultura a principal atividade do local. Documentos também apontam a existência de olarias, oficinas de metalurgia, criação de pequenos animais e artesanato, que era vendido nas pequenas vilas nos arredores e enviados também para aqueles que não conseguiam fugir do domínio dos senhores de engenho. 

A grandiosidade e prosperidade do Quilombo assustava os escravocratas, que viram durante anos as fugas das senzalas em direção a Palmares. 

Por isso, na segunda metade do século XVII iniciaram expedições para atacar e destruir o local, mas todas sem sucesso. Para diminuir os ataques, em 1678 Ganga Zumba vai ao Recife para negociar com o então governador do estado, D. Pedro de Almeida. 

O acordo foi de que os nascidos em Palmares seriam considerados livres; todos que aceitassem o acordo seriam retirados da serra e receberiam terras para viver; seria proibido abrigar novos escravos fugidos e os que garantissem sua liberdade seriam considerados propriedades da Coroa. 

O acordo causou confusão especialmente entre os que eram considerados fugitivos, já que teriam que renunciar a sua liberdade. Logo após o acordo, Ganga Zumba é morto, sendo a principal suspeita da sua morte um envenenamento

A partir daí, seu sobrinho Zumbi passa a governar Palmares, numa época de muitos ataques e expedições financiadas pela Coroa. 

Em 1694, é feita a maior investida contra o Quilombo, sob o comando de Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello, que centraram forças na destruição do mocambo do Macaco. Em meio ao combate Zumbi é ferido, mas consegue fugir. 

Só em 1695, no dia 20 de novembro, Zumbi é entregue por um antigo companheiro, é morto e tem sua cabeça exposta no Pátio do Carmo, em Recife, para desmentir os rumores da época de que o líder de Palmares era imortal. 

A data passou a ser celebrada pelo Movimento Negro a partir da década de 1960 como uma forma de valorização da comunidade negra e da sua contribuição na história do país. 

Hoje, a data é oficializada pela lei nº 12.519/2011 e celebra a resistência do povo negro contra a escravidão e a luta contra o racismo no Brasil, tendo Zumbi como um dos principais lutadores da história pela liberdade. 

Atualmente, a data é feriado municipal em mais de mil cidades e estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Percebam que Jesus foi traído por Judas Iscariotes e Zumbi por um ex-membro do seu quilombo. Ou seja, a traição veio por pessoas de bem perto e do convívio diário.

CUIDADO COM OS URUBUS DO NOSSO COTIDIANO... SÃO OS QUE PRIMEIRO DÃO CONTA DA TUA VIDA.

No nosso dia-a-dia encontramos muitas pessoas com o comportamento dessa ave de rapina. Devemos estar bem atentos. Aqueles que pegam na tua mão, abre sorriso falso, que anda na tua casa todos os dias, tenha cuidado. Eles são esses tipos de "urubus" que te rodeiam e querem seu mal.
Ah, quando se tratar de política aí é muito mais escancarado, pense nisso!

MENSAGEM DA VEREADORA MÁRCIA DO ANGICO PARA TODOS OS NEGROS DO PAÍS

Mensagem da vereador Márcia do Angico.

MORADORES DO POVOADO QUEIMADAS NA BRONCA COM PREFEITURA QUE DEIXOU SERVIÇO ABANDONADO HÁ 60 DIAS


Fotos: Facebook do Vereador Gilmar Rodrigues
Em contato com o senhor Eliezer Colatino, procuramos saber se a prefeitura terminou o serviço que começou, ou seja, se terminaram de ajeitar a principal ladeira de acesso a comunidade e a resposta foi a seguinte:

"Ainda não. Tem uma máquina quebrada, há mais de 60 dias, com alegação da falta de uma peça. É uma máquina Patrol, que veio à Rainha Isabel para manutenção das estrada mas está parada por falta de uma famosa peça. A estrada não está tendo acesso fácil para subir na ladeira da ponte. Só veículos traçados.

Acredito mais em má vontade, pois a Empresa que está asfaltando a estrada de Rainha Isabel tem horários e dias feriados que é possível utilizar uma daquelas máquinas, por umas 3 (três) horas e resolveria o problema, principalmente porque as máquinas se encontram bem próximo da ladeira da ponte.

Falta apenas 150 (cento e cinquenta) metros.  Falta apenas uma máquina patrol fazer o acabamento dos serviços de rebaixamento efetuado.

Com o serviço abandonado, está dificultando a vida do povo das Queimadas, que tem que escolher um dos dois "arrodeios", ou pela Rainha Isabel ou pelo lado de Alagoas, infelizmente.

A pergunta que não quer calar... 
É isso que a comunidade das Queimadas merece?

CIRETRAN DE BOM CONSELHO PODERÁ MUDAR-SE PARA O POSTO FISCAL QUE FICA NA PE-218

Esse é posto fiscal que pertence ao governo do estado que está desativado.
Dias atrás, aconteceu em Bom Conselho uma visita do pessoal da engenharia do Detran pra avaliar o prédio do posto fiscal que fica as margens da PE-218, que teve suas atividades encerradas meses atrás. 

Segundo informações, não tem nada definido oficialmente, pois tem um fator que dificulta que é a distância para os usuários da Ciretran que fica atualmente na Avenida Tenente Raul de Holanda, centro da cidade.

Segundo relatos, a estrutura do prédio é boa e atende ao que o Detran procura, que seria um local adequado pra vistoria, já que atualmente as vistorias trazem um fator de risco pra o vistoriador, que no momento é feito na rua. Por isso o Detran está procurando um outro lugar. 

A equipe de engenharia do Detran avaliou o posto fiscal e levou as informações para que eles analisem melhor. Um dos fatores que podem ajudar na confirmação da mudança é a questão do aluguel que não pagarão mais, já que o atual prédio é locado há mais de 10 anos.

Portanto, não está descartada a ida da Ciretran que fica no centro da cidade para o posto fiscal na saída de Bom Conselho para o estado de Alagoas. Os trabalhos permanecerão os mesmos, o que pode ocorrer é apenas a mudança do local de funcionamento.

O que também foi discutido com a turma da engenharia, é a dificuldade da distância, porque dá quase 05 km da cidade pra o posto, embora a maioria dos usuários que procuram o Detran tenham veículos, mas existem alguns que vão a Detran a pé e os que vem da zona rural em lotações para regularizar algum documento dos seus veículos que terão dificuldade para ir até o posto fiscal.

Qualquer outra informação os leitores desse blog saberão primeiro por aqui .