14 de novembro de 2019

Estados nordestinos se unem em consórcio (por Piúta)

Estados nordestinos se unem em consórcio
O Consórcio Nordeste lançado no mês de julho na Bahia tem passado despercebido de grande parte da população. O fórum reúne todos os Estados do Nordeste e foi aprovado pelas Assembleias Legislativas. A união desses estados é uma estratégia de somar forças para ações e busca de soluções para a região. Os estados buscam também suprir o fim de organismos como a Sudene que, por muitos anos, coordenou as ações do governo na região.
Entre os objetivos do consórcio está a diminuição de custos em contratos e compras de materiais para todos os estados. Adoção de políticas públicas comuns nas áreas de educação, saúde e segurança, além de ações voltadas para o desenvolvimento da região. O alvo dos governadores é a busca de solução para ausência de projeto do Governo Federal para a região.
Na semana passada quem sediou a reunião foi Pernambuco, na cidade do Recife, para discutir temas como pacto federativo, reforma tributária, leilão do pré-sal e meio-ambiente. O evento serviu ainda para avaliar uma missão que o Consórcio fará a Europa em busca de investimentos. 
A criação do Consórcio é importante para a região, pois é um organismo capaz de coordenar ações estratégicas, além de potencializar a força de decisões políticas e estratégicas. A organização anuncia que pretende ir mais longe na busca de parcerias com países como a China, Rússia e outros para investimentos em infraestrutura, energia e turismo no Nordeste.
A união de esforços da região é importante e necessária para buscar investimentos para alavancar a economia, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento, isto, além de revelar o desalento dos governadores desses estados em relação a medidas do Governo Federal para melhorar a economia do Nordeste.

MORRE NO RECIFE O BONCONSELHENSE CONHECIDO POR SEU JACARÉ

Faleceu por volta do meio-dia dessa quinta-feira, 14/11, o senhor José Francisco dos Santos, 70 anos de idade, mais conhecido por seu Jacaré, que residia na rua Manoel Bandeira (rua da Lama), no hospital Getúlio Vargas no Recife. Seu Jacaré, está internado e o seu óbito foi devido os rins ter paralisado.

O corpo ainda se encontra em Recife, logo mais chegará para sua residência, onde vai ser velado e posteriormente levado para sepultamento no cemitério Santa Marta da cidade de Bom Conselho.

Nesse momento, o Blog do Poeta, presta solidariedade a toda a família por esse momento de dor e sofrimento.

É MUITO PERIGOSO QUERER LIBERTAR UM POVO QUE PREFERE O PÃO E CIRCO

Nasceu na Itália o filósofo e poeta Nicolau Maquiavel, tido por muitos como louco, aliás, ainda hoje quem pensa diferente, desagrada aos senhores "ilusionistas do poder", ainda é tido como louco. 

Nicolau Maquiavel foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são, e não como deveriam ser.

Maquiavel defendeu a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deveria equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. 

Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a ideia de que “os fins justificam os meios”.

Maquiavel viveu apenas 58 anos de idade, mas, deixou explicito, muito explicito que o tempo não apaga suas loucas sabedorias de pensamento. 

Interessante, que já se passaram 492 anos de sua morte e a frase é uma realidade constante no nosso dia-a-dia. Quer ver isso acontecendo descaradamente? Visite os municípios do interior do Brasil.

Aqui no agreste meridional de Pernambuco, nem se fala...

CONHEÇA OS CASARÕES DA ROTA DO CAFÉ DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO

Esse é o Casarão da Floresta localizado na zona rural de Bom Conselho, próximo ao distrito de Rainha Isabel, que no passado foi um engenho de cana-de açúcar e posteriormente tornou-se numa fazenda produtora de café.


Quem vai ao distrito de Rainha Isabel, zona rural de Bom Conselho, passa pelo sítio Pacas e se depara do seu lado esquerdo com um lindo casarão que tem uma arquitetura arrojada. O que antes era apenas duas simples casinhas de interior, transformou-se no Casarão dos Gonçalves, diante das reformas feitas pelo senhor José Gonçalves. Esse casarões no passado foram casas de senhores de engenho e do café.


QUER SABER MAIS?

ACESSE NOSSO PORTAL DE TURISMO