29 de julho de 2019

NO MÊS DE AGOSTO A ENERGIA FICARÁ MAIS CARA PARA O CONSUMIDOR

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária para o mês de agosto nas contas de energia será a vermelha, no patamar 1, em que há uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em julho, a cobrança foi da bandeira tarifária amarela, quando há um acréscimo de para R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.

De acordo com a Agência, a medida foi tomada pela possibilidade de aumento no acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão, a diminuição do volume de chuvas, com a chegada da estação seca. 

"Agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios", disse a Aneel.

OPOSICIONISTAS BONCONSELHENSES PARTICIPAM DE CONFRATERNIZAÇÃO

Dr. Edézio confraterniza com amigos.                                  
Na tarde do último sábado, 27/07, Dr. Edézio, pré-candidato a prefeito de Bom Conselho, recebeu os amigos na sua  chácara, entre eles, o escritor bonconselhense, Alexandre Piúta, o major Boanerges e o coronel, Alexandre Bilica. O evento reuniu mais uma vez  todos os nomes da oposição.
Entre uma garfada e outra prevaleceu a discussão de estratégias e ações para disputa que se aproxima. "Vamos priorizar o trabalho coletivo e unidade" disse na conversa com os pre-candidatos.


A FURNA DO CABILÓ PODE NO PASSADO TER SIDO ESCONDERIJO DO HOMEM PRIMITIVO

Com meu novo amigo, Pepe.
O blog do Poeta estará exibindo uma série de reportagem sobre a Furna do Cabiló, localizado na zona rural de Brejão. Um dos locais mais bonito do município que serve de ponto turístico.


A serra de Pedra que fica há menos de 03 km do centro da cidade de Brejão. A serra é formada por rochas sedimentares, graníticas e magmáticas. No seu entorno há uma vegetação de transição, ou seja, de caatinga e mata atlântica.

O que poderia ser um crime ambiental, tornou-se num ponto turístico imprescindível na zona rural de Brejão. A furna do Cabiló é um lugar ideal para camping. 

Seu entorno é marcado por uma vegetação de capoeira e na parte inferior da encosta aparece um pequeno curso d'água e áreas para o cultivo e para o pasto. Trata-se de um atrativo de acesso moderado, encontrando-se em bom estado de preservação e limpeza. Havendo ocupação humana próximo ao atrativo.

Caminhar, caminhar, caminhar... Assim foi nossa procura por mais um lugar diferenciado e cheio de histórias. Andando por uma vegetação de transição que inclui caatinga e mata atlântica, vamos entendendo sobre o Bioma que nos cerca.


A formação rochosa existente na Furna do Cabiló tem uma mistura de rochas graníticas e magmáticas. Na verdade, essa gruta surgiu após escavações de duas pedreiras que conseguiram autorização dos órgãos competentes para retirarem material para usar na construção da pavimentação da rodovia PE-218, que interliga Pernambuco - Alagoas.

O capim conhecido pelo nome de braquiaria está muito protegido e divide espaço com árvores frutíferas, como por exemplo, cajueiros e mangueiras.

A serra de Pedra tem uma extensão de pelo menos 03 km de comprimento e mais de 06 mil metros de diâmetro. A serra marca 880 metros de altitude, no seu ponto mais alto.

A Furna do Cabiló está situado na encosta norte da Serra da Pedra, a furna apresenta uma abertura arqueada. O paredão rochoso tem seus aproximados 50 metros de altura. 

A furna tem uns 10 metros de largura. O atual corpo d'água está medindo cerca de 1,5 metro de profundidade. Toda a água que escorre pelo paredão rochoso, transforma-se num lago, útil para o banho. 

O amigo Rafael serviu de guia de turismo e nos contou como surgiu a furna do Cabiló
Segundo informações, antes da chegada das pedreiras a furna teria um corte natural no paredão rochoso da serra de Pedra, formando-se num salão onde existiram inscrições rupestres em suas paredes. Se isso existiu, ficou no passado.

QUER SABER MAIS?
ACESSE

APOIO CULTURAL
Banner%2BBlog%2B72dpis

novo%2Bbanner%2Bweli

Estilos

MARCIA

BRUNO%2BNOVO

JÁ ESTÁ NO YOUTUBE O NOVA AULA DE CIDADANIA DO BRASUQUINHA

Pessoal, confiram o novo vídeo do Brasuquinha! Dessa vez é um alerta muito importante sobre os perigos das drogas! 

Se inscrevam no canal, ativem o sininho e sigam o Brasuquinha também no instagram: @brasuquinha.br

ASSISTA O NOVO EPISÓDIO 


Vem muita coisa boa por aí!

FURNA DO CABILÓ - PONTO TURÍSTICO DE BREJÃO/PE (VÍDEO)

O projeto Poeta Viagens e Aventura descobriu um ponto turístico muito bonito na zona rural de Brejão, agreste meridional de Pernambuco, que é a Furna do Cabiló.
Furna significa "cavidade profunda na encosta de uma rocha, floresta etc.; caverna, gruta, cova. O homem primitivo transformava em habitações grupais".

Cabiló significa:
"Homem sem conteúdo, sem conhecimento".

No vídeo saberás pelo blogueiro Cláudio André, como surgiu essa furna na zona rural de Brejão...

O portal de turismo POETA VIAGENS e AVENTURA estará com uma série de reportagens sobre esse ponto turístico da cidade de Brejão, no agreste meridional de Pernambuco.

ACESSE

APOIO CULTURAL