A FURNA DO CABILÓ PODE NO PASSADO TER SIDO ESCONDERIJO DO HOMEM PRIMITIVO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A FURNA DO CABILÓ PODE NO PASSADO TER SIDO ESCONDERIJO DO HOMEM PRIMITIVO

Com meu novo amigo, Pepe.
O blog do Poeta estará exibindo uma série de reportagem sobre a Furna do Cabiló, localizado na zona rural de Brejão. Um dos locais mais bonito do município que serve de ponto turístico.


A serra de Pedra que fica há menos de 03 km do centro da cidade de Brejão. A serra é formada por rochas sedimentares, graníticas e magmáticas. No seu entorno há uma vegetação de transição, ou seja, de caatinga e mata atlântica.

O que poderia ser um crime ambiental, tornou-se num ponto turístico imprescindível na zona rural de Brejão. A furna do Cabiló é um lugar ideal para camping. 

Seu entorno é marcado por uma vegetação de capoeira e na parte inferior da encosta aparece um pequeno curso d'água e áreas para o cultivo e para o pasto. Trata-se de um atrativo de acesso moderado, encontrando-se em bom estado de preservação e limpeza. Havendo ocupação humana próximo ao atrativo.

Caminhar, caminhar, caminhar... Assim foi nossa procura por mais um lugar diferenciado e cheio de histórias. Andando por uma vegetação de transição que inclui caatinga e mata atlântica, vamos entendendo sobre o Bioma que nos cerca.


A formação rochosa existente na Furna do Cabiló tem uma mistura de rochas graníticas e magmáticas. Na verdade, essa gruta surgiu após escavações de duas pedreiras que conseguiram autorização dos órgãos competentes para retirarem material para usar na construção da pavimentação da rodovia PE-218, que interliga Pernambuco - Alagoas.

O capim conhecido pelo nome de braquiaria está muito protegido e divide espaço com árvores frutíferas, como por exemplo, cajueiros e mangueiras.

A serra de Pedra tem uma extensão de pelo menos 03 km de comprimento e mais de 06 mil metros de diâmetro. A serra marca 880 metros de altitude, no seu ponto mais alto.

A Furna do Cabiló está situado na encosta norte da Serra da Pedra, a furna apresenta uma abertura arqueada. O paredão rochoso tem seus aproximados 50 metros de altura. 

A furna tem uns 10 metros de largura. O atual corpo d'água está medindo cerca de 1,5 metro de profundidade. Toda a água que escorre pelo paredão rochoso, transforma-se num lago, útil para o banho. 

O amigo Rafael serviu de guia de turismo e nos contou como surgiu a furna do Cabiló
Segundo informações, antes da chegada das pedreiras a furna teria um corte natural no paredão rochoso da serra de Pedra, formando-se num salão onde existiram inscrições rupestres em suas paredes. Se isso existiu, ficou no passado.

QUER SABER MAIS?
ACESSE

APOIO CULTURAL
Banner%2BBlog%2B72dpis

novo%2Bbanner%2Bweli

Estilos

MARCIA

BRUNO%2BNOVO

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE