![]() |
Desvendando as riquezas naturais no Vale do Salobrinho |
Nesse último domingo, 14/07, o blogueiro e trilheiro, Cláudio André O Poeta, esteve percorrendo mais uma região serrana do município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco. Dessa vez, conheceu a Grota da Jiboia, o Riacho das Pombas e sua nascente, a serra de Maria Bié e a Cachoeira do Poço Escuro.
![]() |
A água que escorre sobre essas rochas graníticas fazem parte da Grota da Jiboia, que nasce no cume da serra de Maria Bié. |
Na verdade, choveu muito pouco no município de Bom Conselho, porém, na região onde se localizada o distrito de Lagoa de São José, que tem 732 metros de altitude, fiz uma trilha ecológica de praticamente 30 km (entre ida e volta). Juntamente com o casal Isaque e Fernanda e filho Islande, fomos a Cachoeira do Poço Escuro.
![]() |
Quem disse que caminhar não faz bem? |
A descida e subida da serra de Maria Bié foi um grande desafio físico. Ao chegarmos no sítio Salgadinho, percorremos por mais 01 hora a pé até chegar ao lugar desejado, ou seja, a Cachoeira do Poço Escuro, um dos pontos turísticos pouco conhecido pelos bonconselhenses.

Foi passando por porteiras, cancelas, por baixo de cercas de arame farpado, que aos poucos fomos visualizando e conhecendo essa região serrana de Bom Conselho, na linha de fronteira com o estado de Alagoas. A fauna e a flora são muito ricas. Ainda existem animais e pássaros ameaçados de extinção...
![]() |
Nesse ponto da serra de Maria Bié, meu GPS marcou 682 metros de altitude. No horizonte atrás de mim, estão as serras Grande e Baêta. |
Do distrito de Lagoa de São José até a Cachoeira do Poço Escuro foram aproximados 15 km, mas por onde passamos ficamos deslumbrados com o tamanho beleza natural que existe na região sul do município de Bom Conselho. Há um grande vale onde ficam as comunidades do Salgadinho e Salobrinho. Nas laterais, um conjunto de serras com alturas acima dos 600 metros.
![]() |
Os mistérios que cercam a Cachoeira do Poço Escuro. |
A correnteza está pequena já que choveu abaixo do esperado nesse período, por isso a Cachoeira do Poço Escuro está com pouca água. Mas no pé das rochas tem um buraco com mais de 02 metros de profundidade. O paredão rochoso onde se forma a queda d'água passa dos 150 metros de altura.
Cada vez mais que fomos caminhando, mas íamos ficando lisonjeados com a paisagem que estava a nossa frente... Esse paredão rochoso pode ser visto da PE-218 do lado direito para quem está seguindo sentido Alagoas. Acima dessa serra estão outras duas serras famosas, Baêta e Grande.
Para quem se atreve a descer e subir a serra de Maria Bié, tem essa rocha como mirante para fazer fotos... |
Estudos geológicos e geográficos apontam que esse vale que se formou a milhões de anos, pode ter sido um grande rio navegável ou até mesmo o fundo do mar, pela sua formação rochosa. É um cânion sem água.
QUER SABER MAIS?
ACESSE O PORTAL DE TURISMO POETA VIAGENS E AVENTURA.COM
Numa próxima postagem vou contar muito mais sobre essa grande aventura ecológica.
Mas para isso, contei com o apoio cultural dos amigos...











