VOCÊ CONHECE O CÂNION DO SALGADINHO DE BOM CONSELHO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 15 de julho de 2019

VOCÊ CONHECE O CÂNION DO SALGADINHO DE BOM CONSELHO

Desvendando as riquezas naturais no Vale do Salobrinho
Nesse último domingo, 14/07, o blogueiro e trilheiro, Cláudio André O Poeta, esteve percorrendo mais uma região serrana do município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco. Dessa vez, conheceu a Grota da Jiboia, o Riacho das Pombas e sua nascente, a serra de Maria Bié e a Cachoeira do Poço Escuro.

A água que escorre sobre essas rochas graníticas fazem parte da Grota da Jiboia, que nasce no cume da serra de Maria Bié.
Na verdade, choveu muito pouco no município de Bom Conselho, porém, na região onde se localizada o distrito de Lagoa de São José, que tem 732 metros de altitude, fiz uma trilha ecológica de praticamente 30 km (entre ida e volta). Juntamente com o casal Isaque e Fernanda e filho Islande, fomos a Cachoeira do Poço Escuro.

Quem disse que caminhar não faz bem?
A descida e subida da serra de Maria Bié foi um grande desafio físico. Ao chegarmos no sítio Salgadinho, percorremos por mais 01 hora a pé até chegar ao lugar desejado, ou seja, a Cachoeira do Poço Escuro, um dos pontos turísticos pouco conhecido pelos bonconselhenses.

Foi passando por porteiras, cancelas, por baixo de cercas de arame farpado, que aos poucos fomos visualizando e conhecendo essa região serrana de Bom Conselho, na linha de fronteira com o estado de Alagoas. A fauna e a flora são muito ricas. Ainda existem animais e pássaros ameaçados de extinção...

Nesse ponto da serra de Maria Bié, meu GPS marcou 682 metros de altitude. No horizonte atrás de mim, estão as serras Grande e Baêta.

Do distrito de Lagoa de São José até a Cachoeira do Poço Escuro foram aproximados 15 km, mas por onde passamos ficamos deslumbrados com o tamanho beleza natural que existe na região sul do município de Bom Conselho. Há um grande vale onde ficam as comunidades do Salgadinho e Salobrinho. Nas laterais, um conjunto de serras com alturas acima dos 600 metros.

Os mistérios que cercam a Cachoeira do Poço Escuro.
A correnteza está pequena já que choveu abaixo do esperado nesse período, por isso a Cachoeira do Poço Escuro está com pouca água. Mas no pé das rochas tem um buraco com mais de 02 metros de profundidade. O paredão rochoso onde se forma a queda d'água passa dos 150 metros de altura.

Cada vez mais que fomos caminhando, mas íamos ficando lisonjeados com a paisagem que estava a nossa frente... Esse paredão rochoso pode ser visto da PE-218 do lado direito para quem está seguindo sentido Alagoas. Acima dessa serra estão outras duas serras famosas, Baêta e Grande.

Para quem se atreve a descer e subir a serra de Maria Bié, tem essa rocha como mirante para fazer fotos...
Estudos geológicos e geográficos apontam que esse vale que se formou a milhões de anos, pode ter sido um grande rio navegável ou até mesmo o fundo do mar, pela sua formação rochosa. É um cânion sem água.

QUER SABER MAIS?

ACESSE O PORTAL DE TURISMO POETA VIAGENS E AVENTURA.COM

Numa próxima postagem vou contar muito mais sobre essa grande aventura ecológica. 

Mas para isso, contei com o apoio cultural dos amigos...













Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Cláudio André.finaliza essas reportagem tão linda falando um pouco quem era Maria bier.e pq as pessoas hj chamam deram esse nome a serra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE