BARRAGEM DO BULANDIM/CORUJA DE BOM CONSELHO ENTRA EM COLAPSO. DE QUEM É A CULPA? - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 27 de maio de 2019

BARRAGEM DO BULANDIM/CORUJA DE BOM CONSELHO ENTRA EM COLAPSO. DE QUEM É A CULPA?

Há pouco mais de 03 km do centro de Bom Conselho está localizada a Barragem do Bulandim ou Barragem da Coruja, (por que na região há esse tipo de ave), por isso há esse segundo nome. Descobri também que onde fica a barragem é conhecida por São Romão, por lembrar o nome do sítio nos arredores. São muitas as histórias...

Há cerca de 02 meses a Barragem do Bulandim (Coruja) não está mais em funcionamento já que o retardo de chuvas na região deixou a barragem em colapso. O que resta d'água na barragem não é o suficiente para entrar na canalização e chegar por gravidade a estação de tratamento que fica na sede do município.

Veja que um capinzal toma de conta da barragem que está abandonada. Onde fica a barragem é de responsabilidade do governo do estado, até porque quando a barragem tem água sobrando é usada pela Compesa.

Interessante, que nessa região serrana de Bom Conselho o lençol freático é muito rico, já que existe muitas nascentes, porém, não vemos projetos autossustentáveis para usufruir dessa riqueza natural existente na terra de Papacaça.

Fiz questão de fazer imagens por diversos ângulos para mostrar o desprezo que existe com a Barragem da Coruja que no passado abasteceu por muito tempo a população bonconselhense.


Na última vez que a Barragem do Bulandim encheu ela teve uma capacidade acima de 5 mil metros cúbicos de água e por muito tempo a Compesa abasteceu a cidade. E hoje? Hoje, apenas tem uma sobra das últimas chuvas que caíram na região do Bulandim, apenas isso.

Veja que a caixa de concreto e a tubulação que serve de canal para água da barragem chegar até a Estação de Tratamento - ETA, que fica na cidade, estão descobertos por que o nível da água está muito abaixo, por isso há o colapso dessa barragem. 

No município de Bom Conselho há pelo menos cinco barragens que estando cheias, com volume d'água considerável, são utilizadas para abastecimento humano, mas, apenas uma delas é de baixo nível, as demais é de acumulação.

A Barragem da Coruja que entrou em colapso é uma barreira artificial ou de acumulação
Uma barragem, açude ou represa é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para o abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal. 

Bom Conselho, localizada no agreste meridional de Pernambuco, tem cinco barragens, sendo que quatro, incluindo a Barragem do Bulandim (Coruja), é de acumulação. Foi realizando uma trilha ecológica no último final de semana que conheci essa barragem e todo o potencial turístico que existe na divisa de Bom Conselho/PE com o município de Quebrangulo/AL.

A Agência Nacional de Águas (ANA) define as regras de operação dos reservatórios do país e monitora, por meio do acompanhamento do nível da água, das vazões diárias de afluentes (o volume de água que entra por dia no reservatório) e defluentes (o volume de água que sai).

Por esse ângulo fiz a imagem da serra que de um lado fica a Caverna dos Holandeses e do outro lado fica o sítio Frexeira, onde há uma cascada que no período chuvoso torna-se numa linda queda d'água. O que chama atenção é saber que Bom Conselho tem um grande potencial ecoturístico e não vemos as autoridades interessadas pelo setor.

No momento, o município de Bom Conselho tem a barragem do Bulandim/Coruja em colapso, e água que está chegando nas torneiras das residências do distrito de Rainha Isabel e a sede, são oriundas das barragens do Bálsamo, Caborge e Mata Verde, que juntas botam na Estação de Tratamento - ETA, uma média de 55 litros por segundo de água para tratamento.

O meu sábado foi o dia todo de muita visitação pela zona rural de Bom Conselho, no final ganhei como prêmio esse entardecer maravilhoso que pude fotografar de cima da serra do Bulandim. Presente melhor que existe não existe. Você poder olhar para o horizonte e agradecer ao Criador do Universo por esse momento único.

Na minha próxima reportagem falarei sobre a trilha ecológica que fiz pela serra do Bulandim, onde a vegetação de altitude é muito presente.

Para finalizar essa reportagem, por que as escolas do município não se interessam e fazerem visitas com os alunos, mostrarem a realidade do meio ambiente e de onde sai a água que nos abastece diariamente?

Ah, devem pensar assim... 
Andar pelo mato é coisa de doido, etc e tal!


PATROCÍNIO




Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE