TURISMO: CONHEÇA A SERRA DO BULANDIM NO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 27 de maio de 2019

TURISMO: CONHEÇA A SERRA DO BULANDIM NO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO/PE


Alguém quando ver essa imagem vai dizer assim: Ah, já conheço! Ah, já fui lá! É a ermida de Santa Terezinha, etc. Mas, por esse ângulo e estar nesse local que eu estive para fazer esse registro, acredito que poucos tiveram esse privilégio.

O meu acesso a serra do Bulandim foi pelo sítio Sabiá, mas, por esse ângulo distante, fizemos essa imagem do caminho que da acesso a estrada do sítio Caborge pela fazenda de Manoel Luna. Por essa essa estrada, deve-se ter permissão para passar, pois se trata de uma área particular.

Em toda essa região do Bulandim há uma mistura de vegetação de altitude. É uma região de fruticultura. Em todo o trecho que percorri encontrei mangueiras, cajueiros, jaqueiras, goiabeiras, umbuzeiros e outras árvores produtivas.

Do outro lado dessa serra fica o sítio Frexeira. Mas, a mata ciliar toma de conta de todo esse vale por onde passa o rio Bulandim. É bom lembrar que Mata Ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária).

Interessante, que toda essa área, aonde você escavar, vai encontrar facilmente água de boa qualidade há poucos metros do subsolo.

De cima da serra do Bulandim, que marcou 692 metros de altitude nesse ponto do cume, mas, há pontos que a altitude chega aos 700 metros, segundo o meu app via satélite.

A serra do Bulandim é bem mais alta que a serra de Santa Terezinha, onde fica a ermida. Do cume da serra do Bulandim da para visualizar pelo menos quatro outras cidades do agreste meridional de Pernambuco, sendo, Terezinha, Saloá, Brejão e Garanhuns.

Foi por essa trilha que seguimos ao meio de uma vegetação rasteira que mistura-se com vegetação de altitude.

Ainda há resquício de mata no município de Bom Conselho. Por esse vale encontra-se algumas espécies de pássaros que estão em extinção de répteis, como por exemplo, cobras salamandras e cascavéis. Como há desmatamento, é fácil de encontrar esse réptil mudando de habitat.

Por essa grota encontramos várias nascentes que se concentram no leito do rio Bulandim. Há locais que o rio fica perene, mas, em boa parte do seu trajeto fica temporário, fruto da ação inconveniente e irresponsável do ser humano.

A beleza das serras bonconselhenses é incontestável. O clima que cerca essa região é muito próspero. A vegetação de altitude é diferenciada e muito colabora com o clima.


A região da serra do Bulandim e sítio Frexeira, já ficam próximo a divisa com o município de Quebrangulo/AL. No município de Bom Conselho há os três climas, sertão, agreste e zona da mata, espalhados numa área de 792, 2 quilômetros quadrados.

O município está inserido em sua maior parte no Planalto da Borborema, com relevo suave e ondulado. Ao sul, parte da área insere-se na Depressão Sertaneja. A vegetação nativa é composta por caatinga hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

A floresta decídua temperada é um bioma temperado terrestre caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos. A sua característica principal é a perda de suas folhas durante o outono e o inverno.

Por esse ângulo pude registrar um vista da cordilheira que margeiam o município de Bom Conselho, no agreste meridional de Pernambuco.

O microclima do município possui três regiões distintas: o sertão, o agreste e a mata. O sertão ocorre próximo aos municípios de Saloá, Iati (PE), Minador do Negrão e Palmeira dos Índios (AL) e aí desenvolve-se a agricultura de sequeiro. O clima característico do agreste é observado próximo aos municípios de Terezinha e Saloá. 

No meio da plantação do capim que é denominada de braquiária, pude registra a ermida de Santa Terezinha lateralmente. A braquiária foi introduzida nos sistemas agrícolas por conta do desenvolvimento do sistema de plantio direto. “Um dos problemas naquela época era identificar qual planta forneceria maior cobertura de solo.

Por esse lado da imagem da para ver nitidamente que a serra do Bulandim de onde fiz o registro fotográfico, é muito mais alta que a serra de Santa Terezinha. Ao fundo podemos visualizar a cidade de Saloá.

Quero aqui agradecer ao agrônomo Júnior Barbosa, Barbosinha, como é conhecido, que foi nosso guia de turismo durante a trilha pela serra do Bulandim. Com Barbosinha, descobrimos todo o potencial turístico existente na região.

Na minha próxima reportagem estaremos abordando mais sobre a serra do Bulandim, como por exemplo, como chegar, o que vemos por lá, sua localização e imagens que nenhum outro repórter fez na atualidade. Caminhar pela zona rural de Bom Conselho é você conhecer a história dos seus primórdios, da sua existência.


PATROCÍNIO




Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE