A rocha sedimentária é de origem detrítica formada de grãos agregados por um cimento natural silicoso, calcário ou ferruginoso que comunica ao conjunto em geral qualidades de dureza e compactação; é us. como material de construção, pavimentação etc.
Em todo o curso do riacho Poço Verde, um dos afluentes do Velho Chico no sertão do estado de Sergipe, encontra-se uma variedade de rochas sedimentares.
O Vale dos Mestres é uma área de proteção ambiental em Canindé de São Francisco, no alto sertão de Sergipe. O Vale dos Mestres faz parte da estação Xingó, fica situado na Fazenda Poço Verde, próximo ao povoado de Curituba, próximo a divisa da Bahia.
Quem vai atravessar a fronteira da Bahia/Sergipe, passando pela rodovia estadual SE-230 que liga Canindé a Paulo Afonso, pode sair da pista e andar numa estrada de barro por 09 km. Para quem estiver em Canindé, vai percorrer 20 km pela SE-230. Na beira da referida rodovia tem uma placa sinalizando com os dizeres "Fazenda Poço Verde". Basta sair da pista e pegar uma estrada de barro.
Em todo o Vale dos Mestres você vai encontrar um cenário de sertão. Os visitantes após andar por 1 hora dentro do leito do riacho Poço Verde, pode se deliciar em um dos melhores banhos de rio, na tríplice fronteira (Bahia, Sergipe e Alagoas).
Existem também várias lendas e mistérios que cercam o lugar. Na região, há sinais visíveis de que ali habitaram povos primitivos. Os paredões rochosos chegam a mais de 50 metros de altura.
A rocha da Arraia fica exposta em cima de um paredão rochoso há mais ou menos 60 metros de altura. A geoforma dessa rocha foi escupida pela erosão do tempo. Toda a rocha é feita de arenito.
No Vale dos Mestres há vários pequenos abrigos rochosos que servem para Camping. As cavidades encontradas nas rochas foram provocadas pela ação do vento.
O Vale dos Mestres fica sob o leito do rio Poço Verde um dos afluentes do São Francisco. A trilha, que tem aproximadamente 1,5 km, é toda cercada por paredões rochosos trabalhados pela erosão. Como resultado da última enchente, é fácil encontrar grandes troncos de árvores que foram arrastadas pela força da correnteza.
Na margem direita do Poço Verde, é possível encontrar os sítios arqueológicos, onde se encontram gravuras rupestres datadas de mais de 3 mil anos. Pequenas cavernas são encontradas ao longo do leito do rio que é temporário.
São várias os tipos de árvores encontradas em todo o trecho do rio Poço Verde. Há um colorido de rochas espalhados nos quase 02 km de percurso do rio. São rochas de cores vermelhas, cinzas, brancas, laranjadas, escuras e com formações como se fossem esculpidas pela mão humana.
O rio Poço Verde na região denominada Vale dos Mestres tem aproximadamente 50 metros de largura, mas, há locais com bem menos. O seu trecho final se encontra com um dos braços do rio São Francisco, onde fica o lago Xingó.
O que dizer de uma rocha assim? A caminhada pelo Vale reserva surpresas em todo o percurso. Por entre a trilha, o visitante pode conhecer a vegetação típica da Caatinga como: xiquexiques e mandacarus, pássaros silvestres, calangos, saguis, entre outras espécies da fauna do sertão, além de enormes paredões de arenito trabalhados pela erosão.
Pântano é uma área plana de abundante vegetação herbácea e/ou arbustiva que permanece grande parte do tempo inundada. Os pântanos surgem geralmente em áreas onde o escoamento das águas é lento. No Vale dos Mestres o pântano é seco.
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.
A Trilha Vale dos Mestres é cercada de mistérios. O local abriga três Sítios Arqueológicos, com gravuras rupestres de mais de 3 mil anos, que lembram muito animais e figuras humanas. Um lugar de rara beleza, excelente para quem gosta de arqueologia, ecoturismo e trekking.
Paisagens assim você não encontra em qualquer lugar. O vale dos Mestres lhe proporciona isso. As rochas, o caminho cheio de pedregulho, a alta temperatura, não sinônimos de cansaço para os aventureiros.
Arenito: Rocha de origem sedimentar, resultante da junção dos grãos de areia através de um cimento natural. E encontrado na forma de placas ou em diversos tipos de corte e forma o chamado mosaico português, quando utilizado em calçamentos em conjunto com o basalto e o mármore.
Pedra é a palavra que de forma popular se refere a pedaços soltos de rochas. É um corpo duro e sólido e muito utilizado em construções. No corpo humano, em muitas ocasiões ocorre a formação de cálculos em determinados órgãos do corpo, como rins, bexiga, etc.
Pra uns, o lugar é esotérico, mágico, deslumbrante e lindo até no nome – Vale dos Mestres – um lugar abençoado em Canindé de São Francisco, no alto sertão de Sergipe. O Vale dos Mestres faz parte da estação Xingó, fica situado na Fazenda Poço Verde, próximo ao povoado de Curituba, na divisa com a Bahia. Quem vai conhecer, nunca mais esquece.







Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."