SERRA NEGRA ESTÁ DENTRO DO PLANALTO DA BORBOREMA E DA CHAPADA PERNAMBUCANA - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 10 de abril de 2019

SERRA NEGRA ESTÁ DENTRO DO PLANALTO DA BORBOREMA E DA CHAPADA PERNAMBUCANA

Independentemente do tempo ficar nublado ou não, a vista do cume da caverna do Deda é fantástica. Fiz questão de compartilhar essas imagens que fiz durante a minha visita a Serra Negra.

Veja que o verde está por todos os lados. A cordilheira localizada no agreste de Pernambuco, em especial na região dos Papangus, da prazer em visitar por mais de uma vez.
Não tem como estar num lugar desse e num se amostrar... O vento batendo na sua cara e respirando ar puro não tem coisa melhor.

Chegar aos 960 metros de altitude, caminhar 3,5 km no tempo de 1 hora e 10 minutos, não é para ficar vislumbrado com essa paisagem na região serrana do povoado de Serra Negra?

Boa parte do relevo encontrado no povoado de Serra Negra é formado por maciço granítico residual e com afloramentos graníticos disseminados da suíte intrusiva. 

Um acidente geológico a milhões de anos, deixou para a população de serra Negra uma beleza inigualável. As rochas graníticas estão em várias geoformas espalhadas por toda a zona rural de Bezerros, distante pouco mais de 100 km da capital Recife.

O Planalto da Borborema, também conhecido como Chapada Pernambucana por estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco - Serra da Borborema, ou ainda, Planalto Nordestino, é uma região serrana no interior da região Nordeste do Brasil.

O Planalto da Borborema compreende os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A cordilheira que é vista do cume da caverna do Deda, em serra Negra, faz parte desse contexto.

O planalto da Borborema chega a medir aproximadamente 400 km em linha reta norte–sul, localiza-se nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Esse sistema, parte do Planalto Brasileiro, equivale ao setor mais oriental do planalto Atlântico e um dos dois mais setentrionais, sendo divisor de águas entre a bacia do rio São Francisco e as bacias propriamente borborêmicas nos setores norte e leste. 

É o único grande sistema do platô oriental azevediano que não faz parte da cadeia franciscana. No cume da caverna do Deda, a altitude beira os mil metros. O grande paredão rochoso está num formato de viaduto, coberto por vegetação que tem resquício de mata atlântica.

No planalto, localizam-se importantes cidades, como Campina Grande e Itabaiana (Paraíba), Caruaru e Garanhuns (Pernambuco), Arapiraca e Palmeira dos Índios (Alagoas) e Santa Cruz (Rio Grande do Norte). Essa região de serra Negra, zona rural de Bezerros, está inclusa no roteiro.

O topônimo «Borborema» é originário do termo tupi ybymbore'yma, que significa «terra sem habitantes» (yby, «terra» mais mbora, «povo» mais e'yma, «sem»). Nessa região, os antepassados foram índios tupis e guaranis.

Em alguns momentos da trilha o mato era fechado, mas, a belezas das rochas graníticas nos convidava para um passeio ainda mais aventureiro. Veja que as rochas tem muitos linques (purificadores do ar).

A partir que íamos descobrindo as belezas das serras e vales, vejam na foto que no horizonte já chovia nas redondezas de Bezerros. Quando fiz essa self de cima de uma rocha há 970 metros de altitude, pude ver a beleza da água caindo das nuvens... Já quando estávamos voltando que ainda tomamos um banho de chuva... Uma experiência sensacional!

Na próxima postagem tem mais...










Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE