OS AFLORAMENTOS ROCHOSOS, OS CAMINHOS, OS TIPOS DE VEGETAÇÃO QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER EM SERRA NEGRA/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quinta-feira, 11 de abril de 2019

OS AFLORAMENTOS ROCHOSOS, OS CAMINHOS, OS TIPOS DE VEGETAÇÃO QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER EM SERRA NEGRA/PE

Esse floramento de rocha granítica você encontra há 3,5 km do povoado de serra Negra, zona rural de Bezerros, terra dos Papangus. Em geologia, um afloramento é a exposição de uma rocha na superfície da Terra. Pode ser formada naturalmente pela erosão do solo que cobria a rocha, ou pela ação humana, como por exemplo, em cortes de estradas ou em pedreiras.

A mistura de vegetação onde tem brejo de altitude impressiona como tantas plantas vivem entrelaçadas. Caminhar por lugares assim fazem muito bem.

Ao meio de uma vegetação que ora é mata atlântica, ora é caatinga, assim vamos entendendo como funciona o bioma. Durante a caminhada encontramos muitos cactos que facilmente se adaptam a esse tipo de clima.

A composição das feições geomorfológicas apresenta-se das mais diversas formas no modelado superficial terrestre, que é essencialmente dinâmico, haja vista que se encontra sempre em transformação. 

Processos de erosão ou acumulação acontecem de diferentes maneiras e com distintas intensidades, o que permite que as paisagens se apresentem com uma ampla diversidade natural.

As causas para o surgimento dos afloramentos rochosos podem estar relacionadas com diversos fatores. O mais comum é o desgaste e a erosão dos solos e das estratificações ao longo do tempo. Como os agentes externos ou exógenos estão sempre atuando na modelagem do relevo, é natural que, em regiões onde a erosão é mais frequente que a deposição, a área superficial se desgaste lentamente até expor as camadas internas.

Percorrendo todo o trecho a pé para chegar na caverna do Deda, percebemos que o solo, a camada sedimentar fortalecem a camada intrusiva, onde pode se encontrar rochas e muita água acumulada.

Para as próximas reportagens contaremos como foi nossa visita ao sítio Pedra Solta, mas já podemos adiantar um preâmbulo do lugar que conhecemos...

Encontrei dona Da Paz, escritora e poetisa que nos apresentou seus livros de poesias já publicados. Inspiração não falta para escrever e o real motivo é o lugar onde reside, onde a vegetação de resquício de mata atlântica estar por todos os lados.

O pouco tempo que passamos no sítio da Pedra Solta, tive a satisfação de encontrar o casal João Bosco e dona Da Paz, uma simpatia de casal. Eles sabem mais do que ninguém como cativar a todos. Seu João, contas histórias, dona Da Paz, recita seus poemas. A pedra Solta é um lugar de pura inspiração.

Uma das entradas do sítio Pedra Solta que para onde você olhar vai encontrar muitas flores e árvores frutíferas.

O sítio da Pedra Solta tem o comando do seu João Bosco, caboclo sexagenário, que tem praticamente meio século ao lado da poetisa dona Dona da Paz, com quem tem oito filhos – sete mulheres e um homem, o caçula, Júnior. 

O Mirante da Lua é um lugar especial, onde nas noites de lua cheia a visão do lugar torna-se especial. Nesse espaço os aventureiros podem acampar e curtir luaus.

A área é grande e oferece espaços para acampar. Quem chegar para acampar, basta escolher o local. Quem optar por acampar no Mirante da Lua terá o pedido atendido pelos proprietários.

No Sítio da Pedra Solta você pode fazer um tour através de um passeio cheio de pontos turísticos: Mirante da Lua Cheia, Mirante das cadeiras – uma pedra que tem uma formação parecida com cadeiras-, a Capelinha de Nossa Senhora de Fátima, a pedra do som e, claro, a Pedra Solta, tudo rodeado por plantas, árvores e resquício de vegetação de mata atlântica.

Imagine você acampar num lugar assim... Respirando ar puro, ouvir o canto dos pássaros, o som da natureza, tudo ecologicamente correto, sem ofender o meio ambiente.

Aguarde a próxima postagem...

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE