DIRETOR DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE BOM CONSELHO ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 12 de abril de 2019

DIRETOR DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE BOM CONSELHO ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO


Caro Claudio Andre em resposta a recente publicação no seu blog “BOM CONSELHO VIVE SURTO DE DENGUE E O PODER PÚBLICO DE BRAÇOS CRUZADOS”, datada do dia 11/04/2019, na condição de Diretor de Vigilância em saúde do município venho através deste comentar e responder a referida publicação. 

Conforme a sua afirmativa “A cidade de Bom Conselho está ultimamente com um surto de dengue de fazer medo”. Realmente nos últimos dias vimos um aumento exponencial nos casos de dengue não somente no nosso município, mas em todo o estado de Pernambuco e no país inteiro. 

Segundo o ministério da saúde os casos de dengue cresceram 264% em 2019 foram registrados 229.064 casos nas primeiras 11 semanas de 2019 (até 16 de março) no mesmo período de 2018 foram registrados 62,9 mil caso de dengue. 

O balanço sobre os casos da doença no Brasil foi feito entre dezembro de 2018 e março de 2019. Em publicação da secretaria estadual de saúde no boletim de arboviroses que em 2019, foram registrados 4.751 casos suspeitos de dengue, em 149 municípios do estado de Pernambuco, até a Semana Epidemiológica (SE) 12. 

“No lugar que prioridade não é prioridade, o resultado sempre será pessoas doentes. No lugar de ficarem improvisando "mentiras", deve-se cuidar dos direitos básicos da população.” 

A Vigilância epidemiológica trabalha com base em informações e dados consolidados nos sistemas do SUS e nós estamos em alerta, tomando todas as medidas preventivas necessárias desde o momento que foi detectado a aumento da incidência de novos casos de Arboviroses. 

Então me pergunto quais as "mentiras" a que se refere em relação ao trabalho da equipe de vigilância? Pois estamos trabalhando manhã, tarde e noite, com medidas de bloqueio, coleta de exames, aplicação de UBV leve e larvicidas. 

Todo serviço em consonância com as normas técnicas. Tarefas de combate a dengue são ações prioritárias e nunca foram deixadas em segundo plano no município, a gestão municipal sempre disponibiliza investimentos constantes em equipamentos e insumos, do mesmo modo toda a equipe passa por capacitações e formação de forma continua ofertada pelo próprio município e secretaria estadual de saúde por meio da V GERES. 

O município dispõe todo aporte técnico, equipe capacitada, equipamentos e insumos. No entanto como foi bem relatado na matéria publicada, lembramos sempre que esse é um trabalho complementar e a colaboração de todos é importante, pois a participação e consciência da população se fazem extremamente necessárias. 

Ações educativas estão sendo implementadas no intuito de servir de apoio as ações prevenção e promoção em saúde já executadas. 

As portas do setor de vigilância em saúde estão sempre abertas para prestar informações e esclarecimentos a todo e qualquer cidadão que assim solicitar com o objetivo de sanar informações desencontradas. 

Franklin S. Tenório
Diretor de Vigilância em Saúde 

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE