CASA DAS FLORES E O PARQUE ECOLÓGICO DE SERRA NEGRA, BEZERROS/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 8 de abril de 2019

CASA DAS FLORES E O PARQUE ECOLÓGICO DE SERRA NEGRA, BEZERROS/PE

A Casa das Flores fica no povoado de Serra Negra, zona rural de Bezerros, agreste de Pernambuco. Para adentrar a essa casa, só com autorização, já que se trata de uma lugar privado. Mas, quem está seguindo em direção ao parque ecológico, passa bem em frente e pode de fora, visualizar os jardins da residência.

Mesmo não tendo autorização para conhecer a Casa das Flores por dentro, na minha passagem rápida por Serra Negra, fiz uma self para a posteridade.  Segundo informações, nessa casa há mais de 50 tipos de rosas e orquídeas. Quem construiu essa morada foi uma senhora de Santa Catarina que ao visitar Serra Negra se apaixonou pelo lugar.

Em um dos mirantes do povoado de Serra Negra, localizado a 10 km do centro de Bezerros, agreste pernambucano,  e 103 km da capital Recife, você pode ter essa visão da região serrana. O trabalho de reflorestamento nesse lugar não para...

O ponto mais alto de Serra Negra chega 900 metros de altitude acima do nível do mar e uma paisagem belíssima. O lugar encanta a todos que o visitam, seu clima agradável atrai visitantes de vários lugares. Além disso a Serra Negra é muito procurada pelos amantes de caminhadas, trilhas e esportes de aventura.

Antes de chegar no parque ecológico de Serra Negra, você passa por essa rocha que fica solta em cima de uma outra rocha granítica da comunidade, e está conhecida como a pedra da Carambola. Vivem no povoado cerca de 2 mil moradores, onde o clima frio e o resquício de vegetação de mata atlântica encanta a todos o tempo todo. 

Do mirante do anfiteatro você tem ao alcance dos seus olhos a vegetação existente no município de Bezerros que é composta por caatinga hiperxerófila e mata atlântica. 

Caatinga hiperxerófila é a designação dada em biologia e ecologia às características adaptativas desenvolvidas pelos organismos para sobreviver em situações de grande aridez, nomeadamente em desertos e em biótopos em que o acesso à água esteja severamente restrito.

Por todos os lado, em cima das rochas, em cima de outras árvores você encontra o gravatá, uma espécie de planta nativa da Argentina, Brasil, Colômbia, Bolívia e Paraguai, onde cresce em altitudes de 150 a 3.000 metros de altitude. Interessante, as que nascem em cima de outras árvores, ela é tida como "plantas daninhas". Essas plantas guardam água em suas folhas e que alimentam ao mesmo tempo outras plantas. Se uma morrer, a outra pode morrer também, já que elas se dependem.

Aprendi que a vida lhe da oportunidades e que não devemos ter pressa com o tempo. Minha passagem ligeira por Serra Negra, foi suficiente para identificar todo seu potencial turístico, para quando voltar, saber onde vai estar pisando... Na verdade, os pontos turísticos de Serra Negra ficam muito próximos uns dos outros... 

O Parque Ecológico da Serra Negra é uma unidade de conservação ambiental brasileira, localizada no distrito de Serra Negra, município de Bezerros, no estado de Pernambuco. Foi criado através do decreto-lei municipal 036/89. Possui uma area de 3,24 hectares na unidade geoambiental do Planalto da Borborema.

Até chegar no parque ecológico de Serra Negra a gente encontra vários mirantes e uma cordilheira fora do comum. Desse local pode se avistar a pedra da Tartaruga e o sol começando a descer no horizontes. As rochas maciças e cactos espalhados em cima e nos seus arredores deixam todos os visitantes encantados. Nesse ponto a altitude chega aos seus 800 metros. 

Entre serras, riachos, nascentes e vales em plena altitude acima dos 900 metros você encontra a explicação do que "brejo de altitude em transição". Quando você imagina que brejo só é encontrado nos vales e partes de baixas atitudes, comete-se um engano, em Serra Negra você ver isso in loco.

Antes de chegar ao Polo Cultural existe uma placa indicando o início da trilha do Parque Ecológico de Serra Negra. É o mais fácil, rápido e prático roteiro, já que concentra a maior quantidade de atrativos no menor espaço. 

As placas sinalizam o acesso por uma estrada de terra que logo se chega até a entrada do parque. Se você tiver com tempo, do lado direito, dê uma passada no Mirante do Cruzeiro. Vale a pena subir até o local e ter uma boa visão da paisagem que vem pela frente. Depois continue até o parque que oferece uma trilha quase plana e basicamente em círculo.

Flores, rosas, cravos, árvores frondosas e frutíferas, mistura de vegetação de caatinga e mata atlântica, tudo isso favorece o clima que ajuda na diminuição da temperatura. Você caminha respirando tão somente ar puro.

AGUARDE A PRÓXIMA REPORTAGEM SOBRE SERRA NEGRA


PATROCÍNIO












Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE