TURISMO: A PEDRA BANCO DE CARRO VOCÊ ENCONTRA NO SÍTIO RIACHO DA LUIZA EM VENTUROSA/PE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

domingo, 2 de setembro de 2018

TURISMO: A PEDRA BANCO DE CARRO VOCÊ ENCONTRA NO SÍTIO RIACHO DA LUIZA EM VENTUROSA/PE

Quando falo que a natureza nos surpreende, indiscutivelmente, nos faz tornar criança por alguns minutos. No sítio Riacho da Luiza, encontrei uma pedra que tem a geoforma de um assento de um veículo. A pedra Banco de Carro fica segura no tronco de um pé de umbuzeiro. 

Um ambiente assim pode até parecer cenário de filme, mas, é muito real. Macambiras de um lado, cactos de outro e uma rocha sedimentar tomando um espaço grandioso no meio da caatinga.

Durante a trilha do Urubu, onde o percusso perdurou por mais de uma hora, fomos registrando todos os espaços que a natureza nos proporciona com liberdade. O bioma caatinga, que só tem no Brasil, onde ocupa 10% do território brasileiro, é cheio de histórias, lendas e nos questiona de como vivermos em harmonia com a natureza.

No meio da caatinga encontramos a base de um moinho, deixada por antigos moradores da região do sítio Riacho da Luiza. Muitas famílias moravam em casa de barro no meio do mato, mas, com o advento de uma estiagem prolongada, fez com que todos abandonassem suas moradas.

Por essa foto você tem a noção da grandiosidade do Lajedo do Urubu que rodeia toda a serra redonda onde fica a Pedra do Letreiro. No horizonte fica boa parte da cordilheira que vai de Venturosa a Pesqueira, passando por Buique, Arcoverde, Pedra e Alagoinha.

A pedra do Crânio é uma geoforma que você encontra no riacho da Luiza em Venturosa.
As pedras com geoformas de dominó. Essa beleza natural você somente encontra na zona rural de Venturosa, há 04 km da Vila do Tará. E por falar nesse lugar, conta-se que o nome da vila se deu quando há mais de um século justamente por que na época, viajantes que passavam e paravam para descansar, soltavam seus cavalos e bois nos cercados próximos e no dia seguinte, desconfiados dos roubos existentes na região, perguntavam-se:  Será que o animal tará (estará)?  E assim, criou-se a Vila do Tará, localizada as margens da BR-242.

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva.

As rochas simples são formadas por um único tipo de mineral, como o mármore. As rochas compostas possuem mais de um mineral, como o granito. Para classificarmos as rochas, podemos dividi-las em três diferentes grupos: rochas sedimentares, rochas magmáticas e rochas metamórficas.

Outros fatores que influenciam na permeabilidade de um solo são o tamanho e a proporção das partículas que o compõem, ou seja, sua textura. Na ordem do menor para o maior diâmetro de suas partículas, o solo pode ser argiloso, de silte (fragmentos de rocha ou partículas surgidas da destruição de outras rochas), arenoso ou de pedregulho (calcário).


Por fim, o solo de pedregulho, ou de calcário, é formado por partículas de rochas e, por isso, não é adequado para a agricultura. No entanto, o pó branco ou amarelado retirado dele é usado na agricultura para mudar a acidez do solo em que haverá cultivo. Comum em áreas de deserto, também fornece matéria-prima para a fabricação de cal e cimento. No riacho da Luiza você pode visualizar o quanto a natureza caprichou nesse lugar.

A vegetação de caatinga não esconde as geoformas das rochas existentes. Essa rocha tem forma de um tolete. Cada pessoa tem um olhar diferenciado.
Na sombra ou no sol, vamos desvendando as belezas naturais dos sertões. A zona rural de Venturosa tem um grande potencial turístico, muito pouco explorado.

Está ai o Caldeirão do Urubu, uma grande aventura chegar até lá, porém, você é compensado com uma vista panorâmica indescritível. É a caatinga com sua vegetação ímpar. Vale apena conhecer a cordilheira da serra do Tará.

Nenhum comentário: