SERROTE DO VENTO VISTO DA SERRA GRANDE NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO. UM ESPETÁCULO DA NATUREZA - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

SERROTE DO VENTO VISTO DA SERRA GRANDE NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO. UM ESPETÁCULO DA NATUREZA

Parece ser perto, mas o Serrote do Vento, localizado em Estrela de Alagoas, diante da sua beleza natural, distante da Serra Grande, zona rural de Bom Conselho,  o alcance das lentes do Blog do Poeta foi suficiente para se fazer essa imagem. O serrote tem 450 metros de altitude, é um dos pontos turístico e religioso do município estrelense.

Tudo depende do ângulo que você ver. Indiscutivelmente, a região do sítio Flores, Serra Grande, ambos da zona rural de Bom Conselho é encantadora. Mesmo estando no clima de sertão, essa região que fica numa cordilheira deixa-nos boquiabertos pelo paisagismo que se ver ao longe.

Com um clima de sertão, o sítio Flores não fica atrás. As árvores e plantas que se dão com o clima, deixam os cercados bem mais com vivacidade. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá. 

O município de Bom Conselho tem os três climas, na região do Sítio Flores o clima é de sertão, onde as altas temperaturas deixam o lugar com cara de deserto. Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.

A serra Grande na zona rural de Bom Conselho, goza de seus 400 metros de altitude e ao longe pode se ver o quanto a natureza caprichou. Um dia isso tudo foi fundo do mar.

A partir que as chuvas foram reduzindo, a vegetação foi mudando de cor, fruto de alta estiagem. A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. A caatinga é formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega "xero", seco e "philo", amigo)
A serra Grande serve para se fazer trilha, em determinados momentos é utilizada como Rota da Fé. Dentro do clima de sertão, definimos a palavra caatinga, que é indígena, de origem tupi, e quer dizer "mata branca", "mata rala" ou "mata espinhenta". Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada

Imagine você morar num lugar assim, do telhado da sua casa ter essa obra da natureza. Temperatura na casa dos 30 graus, ventilação natural e uma vista panorâmica sensacional. Os moradores do sítio Flores tem esse privilégio.

A falta de reflorestamento deixa esses espaços nos cercados da região serrana de Bom Conselho. Sem árvores, a tendência é termos altas temperaturas e estiagens prolongadas. As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. 

Vegetação de caatinga, clima de semiárido, vista panorâmica inigualável. Assim é a região do sítio Flores. A zona rural de Bom Conselho tem um lençol freático muito rico. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver.


Independentemente, se tem folhas ou não, as árvores sempre terão sua beleza natural como a imagem acima. As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE