SE ATÉ A JUMENTINHA QUER SAIR NO BLOG DO POETA, IMAGINE OS RACIONAIS DE PLANTÃO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

SE ATÉ A JUMENTINHA QUER SAIR NO BLOG DO POETA, IMAGINE OS RACIONAIS DE PLANTÃO

Essa imagem fiz quando visitei o futuro sítio arqueológico Boi Branco na zona rural de Iati. O que me chamou atenção? Simples. Os animais que buscavam encontrar pastagem no leito do rio Garanhunzinho, estavam em fila, um esperando a vez do outro para poder beber da água acumulada num caldeirão de pedra. A atitude dos animais irracionais nem se compara com os racionais.

Um lajeiro rodeado de vegetação de caatinga. Temperatura acima dos 30 graus. O clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 200 mm e 400 mm.

Os resistentes da seca.
Os jumentos suportam muito tempo de seca e sede
A região semi-árida nordestina é, fundamentalmente, caracterizada pela ocorrência do bioma da caatinga, que constitui o sertão. O sertão nordestino apresenta clima seco e quente, com chuvas que se concentram nas estações de verão e outono.

Palma (cacto): Planta medicinal originária do México, possui propriedades emolientes e adstringentes, indicada em casos de problemas de pele, é muitas vezes encontrada na forma de creme. A palma (figueira-da-índia) também é amplamente consumida como alimento no México.

A macambira (Bromelia laciniosa) é uma planta da família das bromeliáceas, do gênero Bromélia. Possui vários usos que vão desde a utilização da planta para evitar a erosão, até como alimento para o gado. Como sua folha possui modificações que dão uma natureza espinhenta a mesma, a macambira é queimada antes de ser oferecida ao gado.

Debaixo da Pedra Pintada em Iati há pequenas cavernas com marcas do homem pré-histórico
Como Surgiram as Moradias. Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

Ainda restam poucas árvores com folhagens verdes na região do sertão de Pernambuco.
Homem das cavernas é um estereótipo anacrônico baseado nos seres humanos da Pré-história, o termo é usado coloquialmente para se referir ao Homem-de-neandertal e tem origem de suposições sobre a associação entre os primeiros seres humanos e as cavernas, mais claramente demonstrado em pinturas rupestres.
Os homens das cavernas faziam suas pinturas nos seus próprios abrigos, paredes e tetos rochosos, mas em lugares protegidos. Eles usavam espécies de tintas extraídas das plantas e frutas e também misturavam pigmentos como: terra, carvão, fezes de aves com sangue, gordura e gema de ovos de animais.

PATROCÍNIO

Nenhum comentário: