Essa imagem fiz quando visitei o futuro sítio arqueológico Boi Branco na zona rural de Iati. O que me chamou atenção? Simples. Os animais que buscavam encontrar pastagem no leito do rio Garanhunzinho, estavam em fila, um esperando a vez do outro para poder beber da água acumulada num caldeirão de pedra. A atitude dos animais irracionais nem se compara com os racionais.
Um lajeiro rodeado de vegetação de caatinga. Temperatura acima dos 30 graus. O clima semiárido é um tipo de clima caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Na classificação mundial do clima, o clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 200 mm e 400 mm.
| Os resistentes da seca. Os jumentos suportam muito tempo de seca e sede |
A região semi-árida nordestina é, fundamentalmente, caracterizada pela ocorrência do bioma da caatinga, que constitui o sertão. O sertão nordestino apresenta clima seco e quente, com chuvas que se concentram nas estações de verão e outono.
Palma (cacto): Planta medicinal originária do México, possui propriedades emolientes e adstringentes, indicada em casos de problemas de pele, é muitas vezes encontrada na forma de creme. A palma (figueira-da-índia) também é amplamente consumida como alimento no México.
A macambira (Bromelia laciniosa) é uma planta da família das bromeliáceas, do gênero Bromélia. Possui vários usos que vão desde a utilização da planta para evitar a erosão, até como alimento para o gado. Como sua folha possui modificações que dão uma natureza espinhenta a mesma, a macambira é queimada antes de ser oferecida ao gado.
| Debaixo da Pedra Pintada em Iati há pequenas cavernas com marcas do homem pré-histórico |
Como Surgiram as Moradias. Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.
| Ainda restam poucas árvores com folhagens verdes na região do sertão de Pernambuco. |
Homem das cavernas é um estereótipo anacrônico baseado nos seres humanos da Pré-história, o termo é usado coloquialmente para se referir ao Homem-de-neandertal e tem origem de suposições sobre a associação entre os primeiros seres humanos e as cavernas, mais claramente demonstrado em pinturas rupestres.

Os homens das cavernas faziam suas pinturas nos seus próprios abrigos, paredes e tetos rochosos, mas em lugares protegidos. Eles usavam espécies de tintas extraídas das plantas e frutas e também misturavam pigmentos como: terra, carvão, fezes de aves com sangue, gordura e gema de ovos de animais.
PATROCÍNIO

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Os comentários publicados nas matérias não representam a opinião do Blog do Poeta, sendo a responsabilidade inteiramente de seus autores."