Sem chuvas, cachoeira do Poço Escuro seca, mas não deixa de ser tão bonita

Vocês já ouviram falar na cachoeira do Poço Escuro do município de Bom Conselho? Pois bem, esse atrativo turístico deverá desaparecer... No tempo do inverno é a queda d'água mais bonita da terra de Papacaça.
 
O assoreamento e o desmatamento no decorrer do rio Salgado, farão em pouco tempo desaparecer a cachoeira do Poço Escuro, pois já está praticamente aterrada devido o deslizamento do solo, onde cascalho da camada rochosa está caindo o tempo todo.

Ainda existe um trecho de mata ciliar margeando o rio Salgado, um dos afluentes da bacia do Velho Chico.

Quem deseja conhecer a região do vale do Salgadinho vai encontrar formações rochosas, vegetação tipicamente de caatinga e uma fauna enfraquecida devido a caça predatória.

Mesmo com tantas intempéries, o vale do Salgadinho tem uma beleza singular. No seu formato de cânion, existe a probabilidade de num passado distante, tenha sido um rio navegável.

Somente um estudo mais detalhado poderá confirmar a possibilidade de um antigo rio navegável existente no vale do Salgadinho, que em suas laterais há serras com altitudes que variam de 600 a 850 metros.

Nesse período de abril o rio Salgado que tem uma extensão de aproximadamente 60 km até seu encontro com o rio Traipu, já no estado de Alagoas, está praticamente sem correnteza, restando apenas algumas poças d'água debaixo das rochas em seu leito.

O desmatamento para se fazer roças é um dos problemas que afeta a região do vale do Salgadinho, deixando ainda mais a flora afetada.

No mês de junho em diante de cada ano, dependendo da quantidade de chuva que cai na região, a correnteza do rio Salgado se transforma.

Independente de qualquer coisa, o vale do Salgadinho é muito convidativo para a prática de trilhas ecológicas e outros esportes de aventura.

Ao fundo está a serra dos Siqueira, que é dividido pelo rio Salgado da região do distrito de Lagoa de são José, limítrofe com Alagoas.

Veja como fica o rio Salgado fica no tempo que chove pouco...

Todas essas rochas foram deslocadas com a força da última enchente que o rio colocou...

No vale do Salgadinho tem duas cachoeiras, uma delas, a cachoeira dos Inácio, que no período chuvoso forma uma queda d'água com mais de 100 metros de altura.

Por fim, conhecer as belezas naturais do rio Salgado é muito salutar, é um verdadeiro contato com a natureza. Estamos sempre promovendo trilhas ecológicas para essa região. Interessados, chamar no Instagram @poetaviagenseaventuras

Patrocinador





Postar um comentário

0 Comentários