VIAJANDO PELA BAHIA, CONHECENDO A BAHIA DE UM JEITO DIFERENTE

Bahia apresenta três tipos de vegetação. A Caatinga é a predominante e pode ser encontrada em toda a região norte do estado, na área da depressão do rio São Francisco e na serra do Espinhaço. O Cerrado ocorre na parte ocidental do território baiano, e a floresta tropical úmida, no sudeste.

Curatella americana, conhecido popularmente como sambaíba-de-minas-gerais, sambaíba, sambaíba-do-rio-são-francisco, caimbé, lixeira, cajueiro-bravo, cajueiro-bravo-do-campo, cajueiro-do mato, cambarba, craibeira, penteeira, sobro e marajoara, é uma árvore ou arbusto tortuoso da família das dileniáceas. 

O cajueiro-bravo-do-campo encontrei vários pés após andarmos pela depressão sertaneja no interior do município de Santa Brígida, norte da Bahia.

Podemos afirmar que cerca de 64% do território do Estado da Bahia é revestido por caatingas, 16% por cerrados, 18% por floresta tropical úmida e 2% por campos.

Planta muito comum no Semiárido brasileiro, a bromélia rupícola ou macambira-de-flecha tem uma importância que vai muito além dos seus usos em artesanatos, medicamentos e alimentos para animais e pessoas da região.

Para investigar como a bromélia rupícola atua nos ecossistemas da Caatinga, bioma que ocupa boa parte do Nordeste e a porção norte de Minas Gerais, os pesquisadores realizaram observações mensais durante o período de 2011 a 2018 em três afloramentos rochosos onde elas ocorrem

Quanto mais a gente andava, mais se deparava com uma vegetação tipicamente da caatinga e em alguns trechos criava uma variação de caatinga com cerrado. Nesse local, eu estava há mais de 20 km do centro da cidade de Santa Brígida, distante de Paulo Afonso, 40 km.

Muito comum por essa região norte da Bahia encontrarmos cavidades como essa e com água acumulada. Geologicamente, o nome correto chama-se marmita.

Nessa pesquisa, constatou que a espécie de macambira de flecha é uma das poucas que consegue crescer nesses afloramentos rochosos, que são bastante inóspitos do ponto de vista das condições físicas. 

Nesses locais, elas formam um habitat favorável para os animais que vivem na região, proporcionando um ambiente com temperaturas mais amenas e maior umidade em comparação com o meio externo e funcionam, assim, como um refúgio.

No entanto, a sua preservação vem sendo ameaçada, uma vez que os lajedos e afloramentos rochosos têm sido cada vez mais atingidos pela mineração e queimadas.

Segundo a classificação climática de Thornthwaite para o estado da Bahia, o clima predominante no território é o Semiárido que apresenta, dentre suas características, irregularidade na distribuição pluviométrica durante o ano (média pluviométrica anual local entre 400 a 650 mm), que ocorre de forma irregular.

Região Nordeste é possível identificar três tipos de climas: tropical, semi-árido e equatorial úmido. A região da Serrinha, oeste de Santa Brígida, o relevo tem uma variedade em tipos de solo.

A experiência vivida nesse torrão nordestino, levo no meu "matulão", muitas histórias para contar para meus filhos e meus futuros netos... A Bahia é um país, por sua grandeza e história. A caatinga é um habitat diferente que lhe proporciona rico conhecimento.

Saiba mais no nosso portal de turismo

Postar um comentário

0 Comentários