As geoformas dos paredões rochosos de Banzaê, norte da Bahia

A região da comunidade do Multirão na zona rural de Banzaê é a mais bonita do município onde a natureza foi caprichada pelo Criador do universo.

Em uma série de entrevistas no meu canal no Youtube estaremos contando a história do surgimento do município de Banzaê, onde tem 02 tribos e 06 aldeias indígenas.

Banzaê está situada na mesorregião do Nordeste Baiano, compondo o território de identidade Semiárido Nordeste II. 

Você já tomou vinho de cajú? 
Pois bem, em Banzê encontramos essa bebida artesanal, que tem um sabor diferenciado.

Você irá curtir em nosso canal no Youtube entrevista interessantíssimas com o teatrólogo e professor Telis, nobre morador da comunidade de Retiro, distante 05 km do centro de Banzaê.

As formações rochosas de arenito estão por todos os lados da região norte do município de Banzaê, cidade com 13.217 habitantes. Cerca de 95% do território de Banzaê pertence aos índios Kiriris e 5% dos índios Tuxás.

Pedra Furada de Banzaê/BA
Os habitantes primitivos da região eram os índios quiriris, cujas terras atualmente dominam 85% do território do município. O povoado de Mirandela teve origem num núcleo de catequese para os índios, em torno da Igreja do Senhor da Ascensão, erguida em 1701 pelos Kiriris, a mando dos jesuítas. Este povoado, muitas décadas mais tarde, seria elevado à condição de distrito, subordinado a Pombal.

Postar um comentário

0 Comentários