9 de novembro de 2021

Festa Literária de Serra Talhada será de 23 a 26 de novembro

Casa de barro da comunidade de Telha, Alagoas

A Festa Literária de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, celebra a cultura da região. O evento vai reunir apresentações, música, dança e literatura de 23 a 26 de novembro.


A quarta edição da festa, será feita de forma online e presencial, com diversas palestras, conferências, contações de histórias, lançamentos de livros, além de apresentações com artistas locais. O evento será realizado na Estação do Forró.

Segundo a coordenadora do evento, Cleonice Maria, o objetivo desta edição, é passar a verdade sobre a cultura do sertão. "A proposta é comunicar a percepção de que a criação, em suas diversas linguagens e interpretações, surge a partir da necessidade de soltar as amarras da realidade. Por meio do fazer artístico, a realidade é transformada e recriada. E, com isso, a natureza humana passa a ser vista em suas singularidades”, comenta Cleonice.

Orçamento secreto destinou R$ 3,8 milhões para cidade alagoana onde pai de Lira é prefeito, diz jornal


BRASÍLIA — A cidade de Barra de São Miguel (AL), governada por Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi agraciada com a destinação de R$ 3,8 milhões provenientes de emendas do relator. 

O repasse ocorrerá por meio da superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Alagoas, comandada por um primo de Lira, João José Pereira Filho.



Joãozinho, como ele é conhecido, chegou ao cargo em abril deste ano por indicação do próprio presidente da Câmara. O recurso sairá dos cofres do Ministério do Desenvolvimento Regional, cujo titular é Rogério Marinho.

As emendas de relator compõem o chamado orçamento secreto. Trata-se de um artifício pelo qual o deputado ou senador escolhido relator do orçamento daquele ano tem o poder de encaminhar diretamente aos ministérios sugestões de aplicação de recursos da União. 

Nesse processo, contudo, não é divulgado o nome do parlamentar que figura como autor de tal solicitação Esse instrumento vem sendo usado pelo governo para turbinar as emendas de aliados no Congresso. Na Câmara, Arthur Lira tem papel decisivo na partilha dessa verba.

por O Globo

JOVENS SEM PERSPECTIVAS, JOVENS SEM OPORTUNIDADE, DEIXAM BOM CONSELHO PARA APOSTAR NA SORTE EM OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

Lendo uma postagem do Correio Braziliense, dizia o seguinte:

Aonde vou arrumar trabalho? Qual será meu futuro? Perguntas que rondam os jovens bonconselhenses

"Uma das nefastas consequências econômicas e sociais da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e que clama por ações urgentes dos governos federal, estaduais e municipais é a enorme quantidade de jovens no país com idade entre 15 e 29 anos que estão sem estudar nem trabalhar"...

Não vemos os governos preocupados em gerar emprego e renda e oportunidade para os jovens. Nas cidadades menores isso é muito visível. Vamos falar sobre Bom Conselho?

Pois bem, da gestão do ex-prefeito Audálio Ferreira (recém falecido), nenhum outro administrador fez esforço para trazer indústrias e empresas para o município para empregar os bonconselhenses. O que vemos são iniciativas privadas. 

O jovem bonconselhense está órfão de representatividade. O pai de família em Bom Conselho ver seus filhos partindo para outros rincões do Brasil para conseguir um trabalho e ganhar seu sustento, por que se for depender dos políticos locais, morrem de fome.

Esse é o preço que pagamos quando votamos errado e mais ainda, quando se bota numa prefeitura um laranja, um menino para brincar de ser prefeito. A exemplo de outros municípios, Bom Conselho de uma grande "ré para trás" (desculpe pela redundância), mas essa é a realidade nua e crua de Bom Conselho.

Como escrevemos em outra ocasião, a terra de Papacaça tem várias facetas, como exemplo, uma cidade para meia dúzia comendo caviar e dando migalhas para o povo, a cidade dos aposentados e pensionistas, a cidade dos que apenas passam e acham uma maravilha e a cidade de quem vive e sabe a realidade.

Andar por Bom Conselho não faz diferença de estar andando em cidades que foram bombardeadas pelo Talibã lá no Oriente. Aliás, politicamente, falando, a terra de Papacaça também tem seu Talibã, basta ver a situação dos garis há 60 dias sem ver a cor do salário, quem conseguiu uma "boquinha" como contratado, não pode dizer nada contrário ao que se impõe pelo poder executivo e uma cidade desordenada e sem perspectivas para a juventude e os pais de família.

Veja quantos jovens bonconselhenses saíram recentemente com destino a Santa Catarina a procura de dias melhores. Veja quantas pessoas estão a mercê da sorte. O assistencialismo politiqueiro é o mais comum rotineiramente em Bom Conselho. Só não ver quem não quer!

Aí está uma das explicações do por que tantos jovens bonconselhenses mergulham no mundo do alcoolismo e nas drogas. Mentes obsoletas, mentes sem rumo...

Para encerrar, fica dificil de acreditar numa oposição silenciosa, quando vemos a miserabilidade aumentando na terra natal de Pedro de Lara.

Ponto. Essa é minha opinião.

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso



Cerca de 85 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem ter o benefício suspenso até a próxima quinta-feira (11). Eles foram convocados pela operação pente-fino do órgão para fazerem perícia médica a fim de verificar possíveis irregularidades.


Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Segundo o órgão, até agora somente 10.397 marcaram o exame, com 85.191 passíveis de perderem o auxílio de incapacidade temporária.


A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União. Desde julho, o órgão está enviando cartas a 170 mil segurados. As perícias começaram em agosto. Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para agendar o procedimento.


De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não marcaram a perícia médica.


O exame pode ser marcado de três formas: pelo aplicativo Meu INSS, pela central de atendimento 135 ou pela página do INSS na internet. O beneficiário deve levar os seguintes documentos no dia da perícia: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional de doenças) e a descrição da doença.