19 de outubro de 2021

Nossos sonhos não cabem no capitalismo (por Fernando Meirelles)

 

Essa imagem acima está virando rotina no nosso País...
Fazia tempo que não víamos tantos brasileiros a chegarem a esse ponto. Nos grandes centros é muito mais real a situação.


Avançou de modo notável, nos últimos anos, a sensação de que o peso do poder econômico está desfigurando a democracia, a ponto de levá-la ao colapso. 

Um número crescente de pensadores, ativistas, cidadãos comuns dá-se conta de fenômenos como a mercantilização das eleições e a institucionalização do tráfico de influência. 

Envolvidos em disputas eleitorais cada vez mais caras, partidos e governantes comprometem-se profundamente com os interesses de grupos empresariais que nutrem suas campanhas políticas.

O dinheiro oferecido pelos financiadores é visto como um investimento e cobrado ao longo de cada dia de mandato. Com tal intensidade que muitos já não creem que seja possível adotar políticas contrárias aos interesses do poder econômico associado à política; e que mesmo decisões simples e de bom senso elementar – como a reconstrução de uma malha ferroviária no Brasil, ou a instalação de redes de ciclovias eficazes nas cidades – não saem do papel. 

Mas, se o diagnóstico é conhecido, as alternativas rareiam. Como excluir da política o Poder Corruptor?


Por que você acorda às 3h da manhã e não consegue mais dormir?



Relógio biológico e estresse podem estar por trás do problema, mas é possível resolvê-lo.

Isso pode já ter acontecido com você: no meio da noite, acordar completamente desperto e não conseguir dormir novamente. Os dias passam, e todos os dias a insônia aparece mais ou menos no mesmo horário, às 3h da manhã.

O pesquisador e especialista em sistema circadiano Greg Murray explica que, neste horário, o sistema neurobiológico atinge um novo momento no descanso, e começa a se preparar para acordar. A temperatura corporal sobe, a produção de melatonina, o hormônio do sono, começa a cair, e os níveis de cortisol, responsável pelo estresse, sobem.

Ele diz que, se a noite de sono está funcionando bem, a pessoa não percebe essas mudanças de preparação para acordar. Porém, com o estresse do dia a dia e preocupações, é possível que o cérebro fique completamente alerta.

Pensamentos na madrugada
Se neste momento da noite você fica ainda mais preocupado se deveria ou não estar dormindo, deve ficar ansioso e, por causa disso, mais acordado. Ele chama atenção ainda para os pensamentos que costumam aparecer na madrugada.

“Na perspectiva da natureza, este momento é importante para se recuperar fisicamente e emocionalmente, então é compreensível que nossos recursos internos estejam baixos. Mas também estamos sem outros recursos como conexões sociais, ferramentas culturais e outras habilidades de um adulto”, conta Murray.

Sem nenhuma ajuda, ficamos, literalmente, sozinhos no escuro com nossos pensamentos. Aí, todos os problemas parecem muito maiores do que são — de dia, é mais fácil colocar tudo em perspectiva e encontrar soluções.

Ele sugere que se adote a meditação mindfullness para voltar a dormir: prestar atenção nos sentidos, especificamente no som da respiração e, quando os pensamentos e problemas dominarem a mente, voltar a atenção para o barulho.

“Algumas vezes, a meditação ajuda. Às vezes, não faz diferença. Se eu ainda estiver preso no pensamento negativo depois de 15 ou 20 minutos, sigo o conselho dos especialistas e levanto, ligo uma luz e vou ler um livro”, sugere.

MUNICÍPIOS QUE TEM GENTE NO PODER PÚBLICO APENAS COM CÉREBRO E SEM INTELIGÊNCIA NÃO SE DESENVOLVEM

Nessas minhas andanças pelo Nordeste vamos conhecendo não somente cenários turísticos, mas outras culturas e outros tipos de comportamentos sociais. 

Quando partimos para o lado público, nas prefeituras, especialmente, vemos muita gente sem competência e sem cérebro ocupando espaços não por merecimento e competência, mas por indicação política, por conveniências.

Por isso que as cidades que tem gente assim nos cargos públicos, não se desenvolvem e vivem estagnadas em cima de mentiras eleitoreiras e politiqueiras, um exemplo claro é a cidade de Bom Conselho.

Onde já se viu, no período da primavera e já se encaminhando para o verão, andarem num carro de som dizendo que estão ainda fazendo aração de terra. Será que todo mundo é besta? Será que nessa cidade não tem ninguém inteligente?

Onde já se viu dizer que vai chegar água por uma certa adutora quando a elevatória (no lugar que mais precisa), nem se quer está pronta...

O novo barco de seu Zé de Marinalva da Barra do Ipanema

Andar pelo sertão, conhecer novas culturas, novos lugares e ouvir histórias populares é uma grande terapia.

Seu Zé de Marinalva, morador do povoado de Barra do Ipanema, zona rural de Belo Monte em Alagoas, está construindo mais um barco em sua própria oficina. 

Trabalhador braçal, pescador e um dos nobres representantes da comunidade pesqueira da Barra do Ipanema, tornou-se um grande amigo desse blogueiro desde 2018 quando estivemos conhecendo a referida comunidade ribeirinha.

O barco que tem 7 metros de comprimento e pesando mais de 200 kg, em breve estará escorregando pelas águas do Velho Chico.

Sendo produzido com madeira de lei, o barco de seu Zé de Marinalva está nos retoques finais para em breve ser utilizado para a pesca e passeios pelo rio da unidade nacional, o Velho Chico.

Queremos agradecer a dona Maria e seu Zé de Marinalva pela atenção de sempre. Os dias que passamos fazendo documentários dos atrativos turísticos do município de Belo Monte, fizemos boas amizades, conhecemos um povo muito receptivo. Aqui nos referimos aos amigos, Washington, seu Geraldo da Telha, Zé Milton e dona Maria do Aymoré com as filhas, Zé Obis, vereador Sérgio de Zé Preto, seu Jasson Gonçalves - artesão e tanta gente boa.

PATROCÍNIO

Hospital usa pele de tilápia para tratar crianças com dedos colados



São Paulo – Em procedimento inédito, o Hospital Sobrapar, em Campinas, usou pele de tilápia para tratar e crianças que nasceram com os dedos colados. O tratamento, que ainda está em fase de estudos, já foi realizado no pós-operatório de cinco cirurgias.

De acordo com o estudo, feito em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a escama do peixe auxilia na recuperação, devido à alta concentração de colágeno, que estimula uma melhor cicatrização.

Segundo o cirurgião plástico e vice-presidente do Sobrapar, Cássio Raposo, a pele do peixe diminui a necessidade das famílias permanecerem em Campinas. O procedimento substitui curativos convencionais e reduz o desconforto do paciente.

“Ela (…) diminui o número de curativos, que normalmente a gente troca todos os dias, e diminui a dor dessas crianças”, disse à EPTV, afiliada da Rede Globo.

Além disso, a nova técnica tem uma vantagem: o material é facilmente encontrado por todo o país.

“Ele é o segundo maior peixe em cativeiro do mundo. Depois, a pele é um produto de descarte. Vão para o lixo 99% e 1% é usado em artesanato. Ele tem um ciclo produtivo muito rápido, em torno de seis meses”, explica o cirurgião plástico Edmar Maciel, pesquisador da UFC.

A pesquisa ainda levará seis meses para ser concluída, mas já conta com cinco cirurgias realizadas com sucesso. O hospital atua nas áreas de cirurgias plástica reconstrutiva e crânio-maxilo-facial, além de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também pacientes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de outros países.


CIDADES MENORES QUE BOM CONSELHO ANDAM A PASSOS LARGOS NA CULTURA E NO TURISMO

 

Vejam ai um letreiro bem feito.
Por que será que em Bom Conselho as coisas são tão mal feitas?

Demora-se a chegar e quando chega é muito mal feito. Como exemplo, o letreiro Eu Amo Bom Conselho, feito de material de baixíssima qualidade e vem sendo tratado com desdém pelo poder municipal local...

Esse letreiro na entrada de Canindé de São Francisco, sergipano e um outro que vimos na chegada de Paulo Afonso/BA, da gosto de ser ver. Ambos, feitos de concreto, com belíssimo acabamento, bem pintado e bem cuidado.

A cidade de Canindé de São Francisco tem população estimada pelo IBGE de 2020 de 30.402 habitantes, menor que Bom Conselho que tem 48 mil. Por que em Canindé o turismo e a cultura andam a passos largos e em Bom Conselho, não?

Será que foi a escolha do tipo de gestor?
Pense nisso!

IBGE cancela processo seletivo de 204 mil vagas para o Censo 2022



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico que será realizado em 2022.


Segundo o IBGE, o contrato com o Cebraspe, empresa que seria organizadora do processo seletivo, termina nesta segunda e não será prorrogado.

O processo seletivo para "as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado", informou o IBGE.

Em nota, o órgão disse que vai colocar nos seus canais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas e que busca uma nova empresa para organizar o processo seletivo.

O processo seletivo previa a abertura de 204 mil vagas e já havia sido suspenso em abril deste ano. À época, a decisão foi tomada por conta da aprovação, pelo Congresso, do Orçamento para este ano, que reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para a realização da pesquisa, o que inviabilizou a realização do Censo.

Auxílio gás pode ser votado pelo Senado nesta terça-feira (19)


O Senado pretende votar, nesta terça-feira (19/10), o Projeto de Lei 2.350/2021, que cria o auxílio “Gás para os Brasileiros”. O benefício prevê subsídios para famílias de baixa renda comparem botijões de gás de cozinha.


Segundo a proposta, o benefício será concedido a cada dois meses, com o pagamento variando de 40% a 100% do preço médio de revenda do botijão de 13 quilos de gás liquefeito (GLP) no estado que o beneficiário resida. O governo federal será responsável por definir a porcentagem do pagamento, que será definido de acordo com a necessidade de cada estado.

O pagamento do auxílio será feito preferencialmente à mulher responsável pela família. Caso aprovado, o programa “Gás para os Brasileiros” terá duração de cinco anos. De acordo com Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio do gás de cozinha no último mês de setembro foi de R$98,70.
Quais famílias poderão ter direito ao auxílio?

De acordo com o texto do projeto, três categorias familiares terão direito ao benefício: inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional ou que tenham beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre os membros residentes no domicílio.