17 de agosto de 2021
Chegou em Pernambuco na madrugada desta terça (17) lote com mais 125 mil doses de vacinas contra a Covid-19
Na madrugada desta terça-feira (17.08) Pernambuco recebeu uma nova remessa de imunizantes para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19. As 125 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz chegaram no voo que aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 0h50 e foram levadas à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e armazenamento.
“Com esse novo lote, que será todo destinado para aplicação de segundas doses, poderemos avançar mais, completando o ciclo vacinal das pessoas com comorbidades e deficiência”, afirmou o governador Paulo Câmara. Os imunizantes seguirão para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já na manhã de hoje, juntamente com as 98.280 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech que chegaram na tarde de ontem (16.08), para que os gestores façam as retiradas.
“Temos reforçado com a população a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Então, se você já tomou a primeira dose, fique atento ao prazo para a segunda dose e não deixe de se vacinar quando for a hora”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A DEPRESSÃO SERTANEJA VISTA DE CIMA DA SERRA GRANDE DE BOM CONSELHO
A caatinga, vegetação típica do Sertão, o Agreste apresenta uma vegetação de transição e suas características se misturam com a da Mata Atlântica, na parte mais oriental e com a da Caatinga, na parte mais ocidental.
O cume da serra Grande tem um cruzeiro, local de peregrinação anualmente pelos moradores da região. Distante 10 km do centro da cidade de Bom Conselho, o cruzeiro da serra Grande é ponto cultural religioso. Nesse ponto marca-se 860 metros de altitude.
No interior de Pernambuco predomina a Caatinga, tipo vegetal bastante resistente à seca. A região de transição vegetacional é o Agreste, que mescla características de floresta tropical e vegetação xerófila.
Já vai na terceira geração o cruzeiro da serra Grande. Os primeiros moradores construíram o cruzeiro para a realização de atividades religiosas sempre no mês de outubro em homenagem a Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil.
![]() |
Na imagem acima temos a vista do Vale do Salgadinho |
Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 02 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos.
A Depressão Sertaneja-São Francisco é uma unidade geo-ambiental localizada no Nordeste brasileiro e centro-oeste de Minas Gerais. Ocorre em grande parte dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte e numa proporção menor em Pernambuco, Paraíba Alagoas, Sergipe, Bahia e centro-oeste de Minas Gerais.
Na região da serra Grande o clima é muito inconstante. Está sol agora, em fração de segundos, aparece nebulosidade e a tempera já cai drasticamente.
A depressão sertaneja é do tipo relativa, porque se encontra entre as sub regiões: agreste e meio norte que são mais altas que ela e as três se encontra acima do nível do mar.
A camada serrana que você ver no horizonte é por onde passa as rodovias PE-218 e AL-115. Para ter essa vista privilegiada é necessário subir os 860 metros altitude acima do nível do mar aonde se localiza a serra Grande
O vale do Salgadinho divide ao meio toda a escarpa que vemos no horizonte. Estudos mais aprofundados pode-se ter informações importantes sobre a origem do vale que provavelmente no passado foi um rio navegável, mas inicialmente, sabe-se que somente uma atividade erosiva fluvial provocou esse corte entre as serras.
Patrocinadores




Assinar:
Postagens (Atom)