7 de junho de 2021

Cansaço e ressecamento dos olhos podem indicar uso excessivo de computador

 


O futuro dos olhos pode estar condicionado à chamada Síndrome Visual do Computador, um fenômeno novo na oftalmologia causado pelo uso constante da visão de perto. Esse problema, alavancado na pandemia com a diminuição de circulação ao ar livre e recebimento da luz natural, tem causado algumas mudanças no comportamento visual, principalmente em crianças.

São três aspectos principais que envolvem essa síndrome: o cansaço dos olhos, causado pela sobrecarga muscular no ato de “olhar de perto”, ressecamento do olho, principalmente pela falta do piscar constante e, também, a própria radiação luminosa emitida pelos aparelhos eletrônicos, como smartphones e computadores.

O uso intenso da visão de perto é tido, pela Organização Mundial da Saúde, como um fator de risco no início e progressão do quadro de miopia — doença relacionada à dificuldade de enxergar a distância. Em 2019, o primeiro relatório mundial sobre a visão da instituição estima que o número de casos saltará dos 1,95 bilhão atuais para 3,36 bilhões em 2030.

Aumento de miopia nas crianças

No caso das crianças, há uma preocupação a mais em relação a essa acomodação prolongada, porque seus olhos ainda estão em processo de desenvolvimento. Quando elas focam em uma distância curta por muito tempo, como durante o uso das telas, o globo ocular — que se desenvolve nessa faixa etária — é estimulado. Esse contexto pode evoluir para uma miopia progressiva, causando também outras complicações.

“Quando a miopia é alta, ela pode levar a um risco aumentado de doenças oftalmológicas mais graves quando adultas, dentre elas, glaucoma e algumas doenças retinianas, inclusive o descolamento de retina”, diz Verônica Bresciani, oftalmologista pela Faculdade de Medicina da USP.

Em um estudo publicado em janeiro deste ano, pesquisadores chineses analisaram 120 mil crianças e a conclusão foi a de que o confinamento em casa, durante a pandemia de covid-19, pareceu estar associado a uma mudança significativa de miopia para crianças de 6 a 8 anos de idade. Houve aumento de quase três vezes no número de casos nesse público, em relação aos anos anteriores, principalmente pela ausência de contato com a luz externa.

Como evitar o efeito cumulativo

Ainda que não existam estudos populacionais que possam dizer de maneira precisa as consequências do uso excessivo das telas, segundo o professor e oftalmologista Mário Camargo da Faculdade de Saúde Pública da USP, a longo prazo pode haver um efeito cumulativo com tendência de envelhecimento precoce do olho.

“O efeito maior que há — isso já está mais bem estabelecido — é o fato de que o olho, além de servir para a gente enxergar, é um importante marcador termômetro para o nosso ritmo biológico”, diz. Quando a luz incide nos olhos, ela estimula a produção ou inibição do hormônio melatonina, responsável por induzir as pessoas ao sono.

“Se ficarmos trabalhando nas telas até a hora de dormir, isso vai nos estimular a ficar acordados, levando à insônia e a uma diminuição da qualidade do sono, que podem, inclusive, a longo prazo, acarretar danos cognitivos nas crianças e danos psicológicos nos adultos”, alerta o professor. “Se não tomarmos algumas medidas preventivas, quando começarmos a ver os efeitos não dará mais para reverter.”

Segundo a OMS, ter pelo menos 60 minutos de exercício diário foi associado a uma menor prevalência de miopia. As recomendações, que valem a todos os públicos, especialmente às crianças, vão desde diminuir o tempo de uso das telas a piscar de maneira mais consciente e manter o ambiente umidificado.

Fonte: VivaBem

 

Prefeito de Betânia é multado em R$ 26 mil pelo TCE por não apresentar plano sobre resíduos sólidos



Trata-se de Auto de Infração lavrado contra Mario Gomes Flor Filho, Prefeito do Município de Betânia, por descumprimento ao previsto no Acórdão T.C.nº 921/19 do Processo TCE-PE n.º 1858551-6, publicado em 29/07/2019, em razão da sonegação de informação de documento ou informação pelo não envio do Plano de Ação visando à adequação da destinação dos resíduos sólidos urbanos, passível de responsabilização com aplicação de multa a ser arbitrada nos termos previstos da Lei. 

Notificado do referido auto de infração em 22/11/2020, o prefeito Mário Gomes Flor Filho não incluiu nos autos suas razões. 

A Segunda Câmara, em sessão da última quinta (3), julgou pela HOMOLOGAÇÃO do presente auto de infração, lavrado em desfavor do prefeito aplicando-lhe multa no valor de R$ 26.457,00.

por Itamar França

Secretário municipal é assassinado em Pesqueira

A cidade de Pesqueira acaba de viver um crime bárbaro. O secretário de articulação institucional do município, Welington Guenes, foi assassinado a pouco em frente a prefeitura. O crime aconteceu após a comemoração de aniversário do prefeito interino Bal de Mimoso.

por Valdemir Cintra

RAINHA ISABEL/PE: JUMENTO É FILMADO COM SACOLA DE PLÁSTICO NA CARA

No distrito de Rainha Isabel, zona rural de Bom Conselho um jumento foi filmado com uma sacola de plástico na cara. Pelo áudio do vídeo, foi uma maneira de chamar atenção pela quantidade de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus na comunidade. 
A brincadeira pode ser interpretada também como uma brincadeira de mal gosto e maus trato ao animal pelos setores de defesa dos animais... 
Pergunta-se: Você gostaria que alguém colocasse na cara de seu filho uma bolsa de plástico e desfilasse por ruas e avenidas?
Fica a reflexão!

CASAL DE EMPRESÁRIOS, MARQUITO E JATEILMA RECEBEM VISITA DO BLOGUEIRO CLÁUDIO ANDRÉ O POETA

Nesse domingo, estive fazendo uma visita ao casal de empresários Marquito e Jateilma e por lá, como sempre, sempre bem recebido. O que era uma passagem rápida, passamos a manhã toda entre boas conversas, boas risadas e por fim, saboreamos um delicioso pirão. 
É peculiar desse casal, Jateilma e Marquito, a cordialidade para com as pessoas. Quero aqui agradecer toda a atenção dispensada para com esse blogueiro e documentarista.

A distribuidora São Marcos, que tem como proprietários, Jateilma e Marquito, é parceiro antigo do Blog do Poeta. Sempre fui convidado a visitá-los, mas tudo tem seu dia e hora. Sei que vão ficar interessados em saber quais assuntos foram dialogados, porém, o principal foi o meu projeto Poeta Viagens e Aventuras que estamos desenvolvendo. 
Lógico que ando muito concentrado nos meus trabalhos do que dos outros... Gastar energia, saliva, com coisas dos outros não é benéfico, concentrar-se nas suas próprias ideias é muito mais saudável.