Os afluentes do rio São Francisco que nascem em Bom Conselho

Há um ano estive no encontro dos rios Salgado e Traipu, já no município de Minador do Negrão. Os dois rios nascem em Bom Conselho, distante do encontro 60 km aproximadamente. Nos próximos dias vem ai um nova reportagem sobre esses dois afluentes do Velho Chico.
 
Numa localização privilegiada, pudemos fazer esse registro por um ângulo oposto a serra Grande.

O geógrafo José Fábio, esteve nos acompanhando nesse trabalho de pesquisa. Basta acessar nosso canal no Youtube e você terá as primeira informações desse estudo que já fizemos sobre os rios Salgado e Traipu que nascem no oeste bonconselhense.

O encontro dos rios Salgado e Traipu tem um cenário de caatinga e deserto. Há uma grande variação de largura e profundidade em todo o leito dos dois rios. O relevo sofre com assoreamento em boa parte do seu trecho até o encontro dos dois, que no período chuvoso abastecem o rio São Francisco.

Ai é o exato local do encontro dos rios Traipu e Salgado. Nesse local a largura chega a 100 metros. Imagine quando há trovoadas e os dois se encontram com quantidades d'água surpreendente.

Assim é a vida de pesquisador. Já fizemos várias trilhas a pé por dentro do rio Salgado. Dos 60 km (da nascente ao encontro com o Traipu), já percorremos 20 km. Em breve vamos fazer um trecho pelo rio Traipu, que nasce a norte da Serra do Jacú e nas costas da serra Queimada, distantes 09 km do centro de Bom Conselho.

A esquerda, rio Traipu, a direita, rio Salgado. Desse ponto em diante, ambos seguem juntos por mais 132 km até a cidade de Traipu em Alagoas, onde os dois se encontram com o rio São Francisco. Na conclusão dessa pesquisa sobre a bacia do Velho Chico no município de Bom Conselho, completaremos com o encontro dos três rios.
Aguardem!


Postar um comentário

0 Comentários