Nessa sexta-feira, 19/11, terá o Eclipse Lunar mais longo da história


 Esta semana, o Sol, a Terra e a Lua estarão juntos em um alinhamento quase perfeito, criando um eclipse lunar parcial conforme a sombra da Terra cai sobre a Lua. Pode não ser tão vistoso quanto um eclipse total, mas será o eclipse parcial mais longo em 580 anos, do tipo que não será visto novamente por outros 648 anos.

Está chegando um Eclipse Lunar parcial diferente, pois ele deixará a Lua avermelhada – quase uma ‘Lua de Sangue’! Na madrugada de 18 pra 19 de Novembro (quinta pra sexta-feira) acontecerá um Eclipse Lunar Parcial, o mais longo da história com duração de 06h02m.  Mas este não será um simples Eclipse Lunar Parcial. Ele é quase perfeito, e muita gente vai ficar de boca aberta ao olhar para o céu!

Quando vai acontecer o Eclipse de Novembro?

Eclipse Lunar Parcial acontece oficialmente no dia 19 de Novembro de 2021, isso se levarmos em conta o horário internacional ou horário de Brasília. Em algumas partes do mundo, ainda será dia 18 de novembro, por isso ele está sendo descrito como um Eclipse que acontece em 18 e 19 de Novembro de 2021.

horário do Eclipse Lunar Parcial no dia 19 de Novembro será das 06:02 à 12:03 UTC, ou seja, das  03h02 à 09h03 pelo horário de Brasília. O máximo desse eclipse ocorre às 09:02 UTC (06h02 pelo horário de Brasília).

Será visível do Brasil!

O Eclipse Lunar Parcial de 19 de Novembro de 2021 poderá ser visto do Brasil, porém não no momento do ápice. Também poderá ser visto das Américas, norte da Europa, Ásia e Oceania. No Brasil, veremos o Eclipse no alto da madrugada, antes do amanhecer de 19 de Novembro.
Quase uma Lua de Sangue
Oficialmente, o Eclipse de 19 de novembro será Parcial, ou seja, quando a Lua passa pela penumbra da Terra (sombra menos escura da borda) e não pela umbra (sombra interna mais escura) projetada pela Terra.
Porém, este será um detalhe interessante: apesar da Lua não mergulhar completamente na umbra da Terra, ou seja, na sombra interna e mais escura (responsável pela coloração avermelhada dos eclipses), nosso satélite mergulhará quase que completamente nela, ficando apenas cerca de 1% na penumbra.
Com isso, a Lua ganhará uma coloração praticamente igual a da Lua de Sangue, com um fino disco esbranquiçado. Será quase um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua.
Além disso, coincidentemente, o Eclipse Lunar de 19 de Novembro acontecerá praticamente junto com o pico da chuva de meteoros Leonidas. Isso significa que poderemos testemunhar o impacto na superfície da Lua, já que estamos passando por uma densa esteira de detritos.
Em 20 de janeiro de 2019, o astrofotógrafo Christian Frösclin, na Holanda, conseguiu registrar o brilho de um impacto na Lua, como vemos na imagem abaixo:
Quando a Lua está na fase Cheia, é praticamente impossível perceber flashes de impacto em sua superfície, pois seu brilho ofusca qualquer pequena luz criada pelo impacto. Porém, a Lua estará passando pela sombra da Terra, e com isso, teremos a chance de observar algum impacto mesmo com a Lua na fase Cheia – isso é coisa que só um Eclipse Lunar pode nos proporcionar.

Postar um comentário

0 Comentários