Bottom Article Ad

A história da comunidade do povoado de Maria Preta, zona rural de Belo Monte/Alagoas

 


QUEM CONSTRUIU A IGREJINHA DE SÃO FRANCISCO

O fazendeiro Epitácio da Varginha (falecido) e que chegou a ser candidato a prefeito do município de Belo Monte, mas não foi eleito, porém ele foi responsável pela construção da igrejinha de são Francisco de Assis, na década de 90.

Altar da igrejinha de São Francisco de Assis do povoado Maria Preta

Segundo relatos de moradores antigos...

O senhor Rafael Soares de Melo, foi o responsável pela construção da antiga estrada que fazia ligação de Maria Preta para Belo Monte, onde hoje é a rodovia AL-125. Segundo a neta, dona Angelita Barbosa França, 73 anos, filha do senhor João Soares de França, que faleceu no dia 27 de dezembro de 2011, aos 90 anos de idade, foi importante na povoação de Maria Preta.

O senhor Rafael Soares, teve 10 filhos, 05 homens e 05 mulheres, onde tem apenas uma filha viva, a dona Ilda Soares de 87 anos de idade. Dona Ilda, nasceu no 08 de julho de 1933 em Batalha.

Nossa Senhora, São Francisco e São José ocupam todo o espaço da parede aonde fica o alta da igreja. 

O surgimento do Povoado Maria Preta

A comunidade rural conhecida por Maria Preta, que pertence ao município de Belo Monte, no baixo São Francisco, está localizada ao norte, próximo à divisa com a cidade de Batalha.

A localização

Para chegar a esse povoado é necessário trafegar pela rodovia AL-125, que a pouco tempo foi asfaltada pelo governo do estado. Maria Preta fica numa localização privilegiada, onde facilmente podemos perceber que a vegetação de caatinga, em sua maioria foi mudada para pastagem para a engorda do gado.

A história

Segundo relatos históricos, o nome Maria Preta surgiu a partir da existência de uma planta chamada de maria-pretinha, que coloca umas frutas pequeninas e que são comestíveis e que no passado, garotos da comunidade iam saborear da fruta debaixo de um pé de tamboril, ai diziam: “Vamos lá Maria Preta”! Assim se deu nome a comunidade.

A planta

O nome científico, solanum americanum, na versão popular é conhecida como maria-pretinha, uma planta ruderal pertencente à família das solanáceas nativa das Américas com ocorrência entre o sudoeste dos Estados Unidos da América e o sul do Peru e do Paraguai, sendo uma planta muito comum no Brasil.

 

O povoado de Maria Preta tem 72 famílias com a seguinte faixa etária:

São 30 idosos (a partir de 60 anos), 23 adolescentes (entre 12 e 18 anos), 21 crianças (entre 0 e 05 anos) e o restante, adultos (entre 19 e 59 anos. Esses dados foram colhidos junto a agente de saúde, Solange Pereira, que trabalha a mais de 20 anos como ACM do município de Belo Monte.

 

O que tem na comunidade

O povoado Maria Preta tem 01 posto de saúde municipal, 01 associação comunitária, 01 borracharia, 01 bodega, 02 bares, 01 sorveteria, 01 igreja e algumas fazendas produtivas.

 

Personalidades do lugar

 Epitácio da Varginha (fazendeiro), in memorian 

Rafael Soares de Melo (in memorian)

Apoios Culturais





Postar um comentário

0 Comentários