Bottom Article Ad

VALE DO AMARGOSO - COM RICO POTENCIAL TURÍSTICO E DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA ESQUECIDO PELO PODER PÚBLICO

 Em mais um tour pela zona rural de Bom Conselho fomos parar na comunidade Amargoso, localizada na divisa de Pernambuco com Alagoas. O que encontrei por lá? No post a seguir verás.

Euphorbia cotinifolia ou Assacui - planta medicinal de origem caribenha

O sítio Amargoso é uma comunidade Quilombola que está as margens da rodovia frei Caetano de Messina e por lá tem um atrativo turístico que é a cachoeira do Amargoso, que fica dentro de um vale e a região é muito rica em fruticultura.

Enquanto descíamos a serra do Amargoso fomos observando toda a vegetação que existe no vale e a maioria é de caatinga. A que mais aparece é jurema preta, ideal para fazer estacas e carvoaria, mas é uma planta medicinal também.

A barragem da Limeira que poderia ser utilizada para a criação de peixes, está sofrendo com o assoreamento e uma quantidade excessiva de baronesa.

Essa região do Amargoso é muito acidentada. Há várias serras que tem uma variação de altitude de 500 a 1.100 metros. Mesmo estando no lado sul do município, a vegetação é de caatinga.

A água barrenta na barragem da Limeira é resultado das últimas chuvas que caíram no município de Bom Conselho.

No período de muita chuva no vale do Amargoso a barragem da Limeira solta muita água e ajuda na grande queda d'água da cachoeira que fica a 500 metros de distância.

Ao lado do senhor Cicero morador do Amargoso comprovamos in loco o total abandono da barragem da Limeira, localizada na zona rural de Bom Conselho.


Essa barragem de nível foi construída na década de 80 e estava sendo usada para o abastecimento d'água do município de Estrela de Alagoas.

A pergunta que fazemos é a seguinte: A quem cabe a limpeza da Limeira se está dentro do território de Bom Conselho?

Segundo o morador, seu Ciço do Amargoso, como é conhecido, esse tronco foi retirado de dentro da barragem por um guincho, resultado de um temporal no final da década de 80.

O relevo acidentado mas muito rico em minerais. Esse grotão tem início no sítio Caetana, atravessa a PE-218 e segue até a divisa com o estado de Alagoas.

O desprezo da barragem da Limeira está exposto e que os responsáveis, se estiverem duvidando do que postamos aqui, vão até lá e comprove a falta de cuidado com esse manancial que já foi muito explorado.

O desmatamento tem sido fator importante para a inconstância do clima. Somente quem anda como estamos fazendo, vem observando a degradação ambiental.

Postar um comentário

0 Comentários