6 de outubro de 2020

PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E TV COMEÇA NESSA SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2020

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão para as eleições municipais de 2020 começa a ser veiculada a partir da próxima sexta-feira (9). 

Os anúncios serão divulgados em dois formatos: nos blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito; e também por meio de comerciais, de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia.

Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários (1h e 10 min). Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda a domingo, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador.

O advogado especialista em Direito Eleitoral, Alberto Rollo, explica que, nesta eleição, as regras serão diferente por causa da cláusula de barreira aprovada pelo Congresso Nacional em 2017. 

“Portanto, só os partidos que atingirem mínimo de votação na eleição de deputado federal terão acesso ao horário. Pelo menos dez partidos que ocuparam em 2018 não vão ocupar o mesmo espaço agora em 2020”, explica.

O primeiro turno da eleição municipal está marcado para o dia 15 de novembro. O segundo, nas cidades onde houver, será em, 29 de novembro.

Uma observação: Diferentemente da última eleição municipal, esse ano não haverá guia eleitoral para VEREADOR. Vereador terá de se preocupar em conquistar voto no porta a porta.

CASARÃO DA FLORESTA: UMA CONSTRUÇÃO DO SÉCULO XVIII ESCONDIDA NA REGIÃO SUL DE BOM CONSELHO/PE

Voltando ao passado... Isso mesmo, voltar ao Casarão da Floresta é recordar é conhecer um pouco de nossa história. 

Bom Conselho passou pelo Ciclo do Café, você sabia?

Mais uma vez voltamos para visitar o casario do século XVIII, localizado no sítio Floresta, distante 30 km do centro da cidade de Bom Conselho. Nessa nossa volta, descobrimos que o último morador desse casarão foi embora, depois de meio século vivendo nesse local.

Conforme reportagem anterior feita no mês de novembro de 2019, contei um pouco sobre a existência desse casarão antigo. Segundo pesquisas que fiz, descobrimos que no ano de 1973, o advogado e fiscal de renda, Dr. José Gonçalves, comprou do senhor Arlindo Lima, primo do coronel José Abílio, a fazenda Floresta e Grotão, porém,  já existia esse casarão que serviu de engenho e fazenda produtora de café”.

Você sabe que máquina é essa? É uma caldeira. Essa máquina é um verdadeiro maciço de ferro que supera o passar dos séculos, uma verdadeira relíquia do século XVIII, oriunda da Inglaterra. 

Essa placa cravada na caldeira é original, do período que foi comprada, provavelmente quando o senhor Arlindo Lima, em uma das suas viagens ao Rio de Janeiro, fez o pedido dessa locomotiva. Essa máquina foi comprada a empresa Marshall Sons e Companhia e Engenharia Ltda, localizada na cidade de Gainsborg,  do distrito de West Lindsey, no estado de Lincolnshire, Inglaterra. A locomotiva saiu da Inglaterra de navio até o porto do Recife, da capital pernambucana veio de trem até Garanhuns e para chegar em Bom Conselho veio de tração animal. Nessa brincadeira, foram 06 meses para chegar até o destino final.



Essa caldeira serviu para despolpar café e ao mesmo tempo foi utilizada na produção de cachaça, rapadura e açúcar e também servia para refinar o café produzido nas terras da fazenda no período do ciclo do café que o município de Bom Conselho passou até a década de 90. Essa locomotiva funcionava a água e lenha e algumas peças por tração animal.

Algumas outras peças estão se perdendo com o tempo. Conta a história que os barões do café eram grandes fazendeiros, muito ricos e diante da sua riqueza e popularidade, eles tornaram-se barões ou grandes cafeicultores daquela época. Próximo desse casarão tem uma reserva de mata atlântica onde a flora e a fauna tem suas riquezas.

A crise da produção de café no Brasil foi de 29 de outubro de 1929  a dezembro de 1939. É provável que esse casarão quando foi construído ainda no século XVIII foi o auge do senhor Lourenço como cafeicultor. Nesse casarão, a parte superior foi construído para a criação das moças donzelas filhas do fazendeiro e cafeicultor, Arlindo Lima, primo do coronel Zé Abílio, que comandou o município de Bom Conselho até a década de 40.


Quando o senhor Arlindo Lima, morador do Rio de Janeiro, vendeu esse casarão por 60 contos de réis, é sinal que não tinha mais interesse pela produção da casa-engenho. Os azulejos existentes nas paredes retratam o poderio dos senhores de engenho, por que as peças eram caras para a época.


Hoje esse casarão pertence ao senhor Gonçalvinho que no ano de 2019 esteve sendo entrevistado por esse blogueiro.  Segundo o senhor Gonçalvinho, nos relatou que foi o senhor Lourenço Lima Tenório, pai do senhor Arlindo Lima, que vendeu por 60 contos de réis a fazenda ao Dr. José Gonçalves.



Casarão da Floresta está localizado na zona rural de Bom Conselho, próximo ao distrito de Rainha Isabel, que no passado foi um engenho de cana-de açúcar e posteriormente tornou-se numa fazenda produtora de café. Próximo do casarão está o sítio Pacas, onde tem uma das nascentes do rio Bálsamo e há uma estrada de terra que interliga-se com o sítio Mata Verde.


Por um bom tempo conversei com o senhor Manoel Flexeira ou seu Domingo como é conhecido. Hoje, seu Mané, tem 70 anos de idade. Contou-nos que chegou na Floresta aos 17 anos de idade, passados 53 anos, morador do mesmo lugar, tem muita história a contar. Quando interroguei se desejaria sair desse pedaço de chão, ele disse que já está acostumado e num troca o sítio Floresta por cidade nenhuma.

Esse é o Vale da Floresta por onde escorre uma das nascentes do rio Bálsamo. A fauna do lugar é muito rica, além de espécie de pássaros em extinção. Na Florestaa você encontra animais, tipo, raposa, lobo-guará, gato do mato e gato maracajá, tatu, tamanduá-mirim, além de vários tipos de cobras, como por exemplo, jiboias, cascavéis, salamantas, corais.

Com a permissão dos proprietários, podemos visitar e conhecer esse atrativo turístico rural do município de Bom Conselho. O turismo pedagógico e ecológico tem papel fundamental para divulgar os locais que tem potencial turístico na terra de Papacaça.

Quer conhecer esse local histórico?
Contato via whatsApp (87) 9 8130-7118
Estamos realizando trilhas ecológicas.