VALE DO SALGADINHO E REGIÃO OESTE DE BOM CONSELHO JÁ COMEÇAM A SOFRER COM A ESTIAGEM - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

VALE DO SALGADINHO E REGIÃO OESTE DE BOM CONSELHO JÁ COMEÇAM A SOFRER COM A ESTIAGEM

Por esse ângulo vemos a serra Grande, o vale do Salgadinho, as serras do Fidélis e do Amargoso. Toda essa região faz parte da região serrana de Bom Conselho, na linha limítrofe dos estados de PE/AL.

Começou a primavera ontem dia 22 de setembro, já existe uma previsão de nos próximos 90 dias o tempo ficar seco, sem chuvas. Na imagem acima você pode visualizar no horizonte a serra grande e no meio está o vale do Salgadinho. Veja como já está ficando essa região, diferentemente de meses anteriores. A falta de políticas públicas voltadas para o município de Bom Conselho, na área do meio ambiente, é um dos fatores que contribui para o desmatamento desenfreado. Se não se planta árvores, se reduz a quantidade de chuva. 

Essa imagem feita por mim quando transitava pela PE-218, a poucos metros da divisa dos estado de Pernambuco/Alagoas, mostra claramente que a falta de reflorestamento deixa o solo desprotegido e formando mais calor pela exposição do relevo, onde os raios do sol batem com força na terra. O município de Bom Conselho tem acumulado de janeiro até agora mais de 900 mm de chuva. Não chove mais devido o bloqueio atmosférico que existe bem na divisa dos municípios de Bom Conselho/PE e Palmeira dos Índios/AL.

Nessa região sudoeste de Bom Conselho enxergamos uma bela cordilheira formada por várias serras que tem uma variação de 500 a 1.100 metros de altitude. Aonde tirei essa foto, marca-se 698 metros de altitude. A PE-218 é uma rodovia estadual que interliga Pernambuco a Alagoas e ao resto do País.

No período do verão, a partir do mês de dezembro, os moradores do sítio Salgadinho sofrem muito com calor, que mais parece uma panela de pressão, devido ao abafado que se forma dentro do vale. A motivação principal é o desmatamento que existe na região. Quanto menos árvores existentes no lugar,  mais a temperatura aumenta.

Para quem conhece o vale do Salgadinho, como conhecemos, sabe-se que o vale é um corredor de vento, onde a ventilação entra pelo lado sul e segue sentido norte e por ter paredões rochosos com mais de 600 metros de altitude dos dois lados do vale, ai se tem a sensação de uma panela de pressão pelo abafado que se forma na parte interna do vale. Em poucos dias para a frente, toda esse verde será mudado para o cinza, cor típica da caatinga.

Esse é um dos lados da serra Grande e da Baêta coberto de pura vegetação de caatinga. Essas serras são cartões postais e atrativos turísticos de Bom Conselho, com pouca exploração.

Nenhum comentário: