O ENCONTRO DOS RIOS TRAIPU E SALGADO - AFLUENTES DO RIO SÃO FRANCISCO - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

O ENCONTRO DOS RIOS TRAIPU E SALGADO - AFLUENTES DO RIO SÃO FRANCISCO

A penúltima etapa do projeto "Saga do rio Salgado", foi concluída nessa quarta-feira, 20/08, quando localizamos o encontro dos rios Traipu e Salgado na zona rural do município de Minador do Negrão, agreste de Alagoas. Com uma série de 06 reportagens pelo portal de turismo Poeta Viagens e Aventura.com contaremos sobre todo o estudo geográfico que fizemos em parceria com o geógrafo José Fábio dos Santos.

Os rios Traipu e Salgado, ambos nascem no município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco e juntos vão até a foz no rio São Francisco na cidade de Traipu, distante 130 km.

A serra Grande é o grande divisor de águas. Do lado leste (de onde ver a cidade de Bom Conselho), nasce o rio Salgado que segue destino sul, entrando no município de Estrela de Alagoas e posteriormente, Minador do Negrão. O rio Traipu nasce no oeste da serra Grande e segue o mesmo destino, porém apenas entrando no município de Minador.

O geógrafo Fábio Santos, que junta-se a nossa saga, contará em detalhes como é a formação desses dois importantes rios que estão inclusas na bacia hidrográfica do Velho Chico.

Vimos que os dois rios sofrem com o assoreamento resultado da falta de vegetação mais densa em seus meandros. Somente um trabalho de reflorestamento no percusso dos rios que evitaria tal problema. Interessante, que quando vai se aproximando do encontro dos dois, a largura do leito do rio chega a aproximados 100 metros de largura e em alguns trechos, com uma profundidade superior a 10 metros.

Acompanhe nosso canal no youtube e no nosso portal de turismo para ter muitas informações e conhecer a trajetória desses dois rios.

Nenhum comentário: