ANÁLISE ESTRATÉGICA DO CONTEXTO DO RIO BÁLSAMO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO - PERNAMBUCO (por José Fábio dos Santos) - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 18 de agosto de 2020

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO CONTEXTO DO RIO BÁLSAMO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO - PERNAMBUCO (por José Fábio dos Santos)

José Fabio dos Santos Bezerra - Geógrafo

COMO O PENSAMENTO GEOGR
ÁFICO POSSIBILITA DECIFRAR ELEMENTOS VITAIS PARA A VIDA DE UM MUNICÍPIO: ANÁLISE ESTRATÉGICA DO CONTEXTO DO  RIO BÁLSAMO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO - PERNAMBUCO
por José Fabio dos Santos Bezerra


INTRODUÇÃO
Depois de escrever textos sobre o aspecto geomorfológico do município de Bom Conselho como os escritos relacionados ao contexto da região serrana e das nascentes de rios que fazem parte bacia do São Francisco (tributários) como por exemplo, rio Salgado e  rio Traipu. 

Apresenta-se agora argumentos que mostra a importância do pensamento Geográfico para uma visão estratégica do espaço.

O rio Bálsamo é alimentado por várias nascentes e faz parte do sistema de bacia hidrográfica do Paraíba do Meio. Este rio atualmente possui uma grande importância, pois fornece água para o abastecimento da cidade de Bom Conselho Pernambuco e dos municípios alagoanos, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas, graças a obra da barragem do Bálsamo que possibilitou armazenar 18 milhões de metros cúbicos de água do rio Bálsamo. 

Cláudio André O Poeta - radialista, blogueiro, trilheiro e pesquisador

Cláudio André, traz em seu blog várias informações referentes a Barragem do  Bálsamo e apontamentos sobre a sua importância para a produção local e para o abastecimento da cidade, além de reforçar o potencial turístico na região, pois ao longo do rio Bálsamo existe formações geomorfológicas e geológicas que originam cachoeiras ("Cachoeira Tamanduá") e marmitas, inclusive uma dessas marmitas formam o "Poço da Nega" que será aqui comentado. 
Fábio Santos - Geógrafo
Reforça-se que o local tem atrativos turístico. Um incentivo ao turismo sustentável com logística e planejamento na região poderia gerar empregos de modo direto e indireto contribuindo com os moradores locais que se engajarem e indiretamente contribuído com o desenvolvimento do próprio município por extensão, portanto, saber estratégico posto em prática desenvolve as potencialidades de um lugar!

O objetivo desse texto será elucidar a relação da sociedade com o meio, ou seja, como o ser humano interage com o recuso hídrico e com as potencialidades do lugar, assim com podemos olhar essa dinâmica de modo estratégico. 

Pois o papel do pensamento geográfico é justamente entender por meio de suas categorias paisagem, território, lugar, região e Espaço Geográfico e examinar de forma crítica o modo de funcionamento da dinâmica do local e como este local influi no sistema do município e em escala ampla, como se dá o raio de influência desse município dentro de sua região de desenvolvimento, isto é a dinâmica de Bom Conselho dentro do Agreste Meridional e sua relação com municípios de Alagoas. 

A  Geografia busca analisar por meio das interfaces entre Geomorfologia, Climatologia, Hidrogeografia, turismo e contexto político e socioeconômico.


BARRAGEM DO BÁLSAMO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA BOM CONSELHO

A barragem do Bálsamo se localiza na parte sul do município de Bom Conselho na divisa com o estado de Alagoas, no povoado "Queimadas". 
As escavações da barragem se iniciaram em 2001. O projeto da barragem foi idealizada por um deputado federal, com finalidade para irrigação em Palmeira dos Índios e Quebrangulo em Alagoas. 

No decorrer do tempo o estado de Pernambuco conseguiu uma outorga para utilizar a água, uma vez que a maior parte do espelho d' água se localiza em território pernambucano no município de Bom Conselho.  

Devido ao impacto do evento extremo de seca ocorrido entre 2011 e 2016, a barragem passou a abastecer Bom Conselho, Estrela de Alagoas e Minador do Negrão. Além da irrigação, hoje o recurso hídrico atende três municípios para consumo humano.

No comércio de Bom Conselho, nas indústrias de laticínios, nas padarias, etc., assim como nas residências de nosso povo, a água é um bem muito precioso para todas as atividades humanas de uma sociedade. 

O recurso hídrico é a base de todo município pois os seus habitantes não vive sem esse recurso. A região da sede de Bom Conselho é abastecida pelas águas do rio Bálsamo represada em uma barragem, logo esta é vital para as atividades antrópicas no Espaço Geográfico de Bom Conselho

Então esse sistema que abastece a cidade é muito estratégico, pois socorreu três municípios nos anos de seca e atualmente fornece o recurso hídrico para esses municípios.

Tendo em mente que a água é vida e que assim como a energia e matéria prima; as reservas hídricas são de extrema importância para a manutenção e desenvolvimento socioeconômico; e é necessário a todas as atividades dentro deu uma sociedade que se relaciona como o meio em que vive para produzir e para se desenvolver.

Nessa perspectiva, pode se afirmar que a região das fontes de água como a barragem do Bálsamo são importantes para o município e possui valor estratégico.


CACHOEIRA DO TAMANDUÁ, POÇO DA NEGA E O POTENCIAL PRODUTIVO DA REGIÃO DO BÁLSAMO

A cachoeira do Tamanduá que se localiza próxima a barragem do Bálsamo e próxima do  curso do próprio rio, é uma queda d' água através das rochas graníticas. É um ponto que pode ser atrativo para as pessoas que buscam relaxar no final de semana, tomar um bom banho e curtir a paisagem do lugar.

Próximo a essa cachoeira e ao longo do rio Bálsamo há formações geológicas provocadas pela ação da água sobre as rochas cristalinas. Essas formações são cavidades com formato arredondado que recebe o nome técnico de marmitas. 

Uma dessas marmitas fazem parte do chamado "Poço da Nega" que é uma escavação da rocha preenchida pelas águas do Balsamo.

Foi observado próximo ao Poço da Nega, uma marmita em formação. É possível ver a cavidade arredondada e com sedimentos no fundo, esse material quando as águas do rio bate na rocha, tente a aumentar o atrito erodindo mais essa rocha. 

Com o passar dos anos essa marmita em formação irá se transformar em outra cavidade que armazenará água, ou seja, será um  possível novo "poço" produzido pela ação da natureza.

Na região do Poço da Nega  é exatamente na fronteira entre Pernambuco e Alagoas, observasse as águas percorrendo por uma fratura na rocha. É  um lugar que possui atrativo e pode despertar a curiosidade das pessoas.

A Geomorfologia é marcada por serras e feições hidrogeológicas, o solo da região tem uma coloração avermelhada que indica a presença de óxido de ferro. Esses solos são fértil e reflete no potencial produtivo da terra. A região está inserida na área de solos Podzólicos.

Foi observado o potencial produtivo da região do Balsamo como o plantio de bananas e de batata doce. Tais produtos abastecem a feira do município e contribui com a economia. Outra importante atividade econômica é a pesca. Tais atividades mostra a importância da região.

BACIA HIDROGRÁFICA DO PARAÍBA DO MEIO
O trabalho de Ramos et al (2017) é voltado ao uso do Geoprocessamento no estudo da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Meio, por essa razão. Com base nesse autor, uma bacia hidrográfica é um ponto da superfície onde há vários rios inter-relacionados. 

Trata de um sistema fluvial que drena água de uma área delimitada para  uma poção de água de grande proporção como o mar ou um grande lago.

Ramos et al (2017) faz uma observação importante sobre a importância de estudar uma bacia hidrográfica de uma região. Uma vez que esse conhecimento é fundamental para uma gestão segura do recuso hídrico, pois conhecendo bem o sistema se pode aproveitar  dele sem produzir grandes danos ambientais.  

Este autor ainda faz uma caracterização da Bacia hidrográfica do Paraíba do Meio, pois o sistema nasce na região de domínio do Planalto da Borborema, no município de Saloá.

No geral, os municípios que estão no contexto da Bacia do Paraíba do Meio são os pernambucanos:  
Saloá, Bom Conselho, Terezinha; e os alagoanos: Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Palmeira dos Índios, Cajueiro, Capela, Atalaia e Pilar (Ramos et al 2017). 

Apesar disso, é importante colocar, que esse artigo do Ramos et al (2017) precisa de uma atualização ou de um campo detalhado para confrontar os dados que são apresentados com os dados do trabalho de campo, essa é a uma observação interessante a se fazer. 

Uma vez que essas informações pode ser confrontada com a visita do objeto de estudo para serem confirmadas ou refutadas.


ÁREA DE INFLUÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO

Visto que o recurso hídrico é vital para um município e que Bom Conselho tem no rio Bálsamo uma base fundamental para o seu abastecimento que é essencial para as atividades e produções humanas. 

Nesse contexto, pode se afirmar que o potencial hídrico de Bom Conselho influi de certo modo os municípios de Palmeiras dos Índios,  Quebrangulo, Estrela de Alagoas e Minador do Negrão (Alagoas), pois as nascentes do Rio Bálsamo se localiza em Bom Conselho e por essa razão, pode se atribuir como uma forma de influência de Bom Conselho em relação aos municípios vizinhos, já que houve interação social nessas tomadas de decisões referente ao uso da água entre esses municípios. 

Mas a influência do município de Bom Conselho dentro do Agreste Meridional (no contexto de Pernambuco), depois de Garanhuns, está ligada ao seu potencial socioeconômico em relação aos municípios vizinhos. 

O Plano de Desenvolvimento Sustentável Área de Influência do Município de Bom Conselho (2016) é um documento que apresenta dados sobre a influência do município nos municípios de entorno: Lagoa do Ouro, Terezinha,  Brejão, Saloá e Iati recebe influência direta. 

Por sua vez, os municípios de Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Águas Belas e Itaíba está no raio de influência indireta de Bom Conselho (Dados do mapa do documento citado acima cuja referência está no fim do texto e pode ser consultada por quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre).  

Esse Plano de Desenvolvimento traz todo o aspecto geográfico  da área de influência de Bom Conselho.
          
Cabe aqui elucidar que o principal fator de influência é a presença da Bacia Leiteira  e Bom Conselho é o lugar central, no contexto da implantação do complexo agroindustrial Lactalis houve então um reforço dessa influência do município. 
Basicamente, são as relações sociais, econômicas e institucionais que determinam a dinâmica de influência de um município central. São essas relações com municípios vizinhos que configuram uma área de influência.

     
CONCLUSÃO
A Barragem do Balsamo é de importância estratégica, não só para o município pernambucano de Bom Conselho, mas também para municípios do território alagoano.

Logo, o rio Bálsamo é peça fundamental no Espaço Geográfico, pois dele vem o recurso hídrico que abastece a cidade e atende as necessidades humanas.

Claro que existe outras fontes no território de Bom Conselho como podemos citar os espelhos d' água da parte oeste de Bom Conselho como a Lagoa do Dô que serve a comunidade local; pode citar as fontes do Sítio Pires e outras feições hidrológicas no território do município. Entretanto, a barragem do bálsamo supre boa parte da demanda hídrica da sociedade bomconselhense que vive na sede.

O rio Bálsamo faz parte da bacia do Paraíba do Meio e toda região no qual ele é inserido é produtiva devido os atrativos  e produção agropecuária do local. 

O sistema da bacia do Paraíba do Meio é composto pelo rio principal e por vários rios e riachos. O Paraíba do Meio nasce em Saloá e segue em direção a Lagoa da Manguaba na cidade de Pilar, disante 40 km da capital alagoana, Maceió.
       
Como é percebido pela priori, houve relação social, constitucional e política entre os municípios de Bom Conselho, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas no contexto do uso da água do Bálsamo. 

Pode se afirmar que o recurso hídrico faz parte dos elementos que dão influência a um município central, até porque os laticínios que produz queijos e produtos lácteos precisam de água e matéria prima para produzir. 

Como já foi  visto a área de influência de um município está definida conforme as relações socioeconômicas que este município tem com o seu entorno. 
Uma indústria como Lactalis e potencialidades turísticas (Bom Conselho possui, basta ser desenvolvida) pode reforçar a influência do município.

REFERÊNCIAS:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO. 2016. Disponível em: <sudene.gov.br\imagens\arquivosplanejamento\plano-bomconselho.pdf>.  Acesso: 17\08\2020.


RAMOS, R, P, S, et al. Morfometria da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Meio Por meio de Técnica de Geoprocessamento. Revista de Iniciação Científica, Itapetininga  v. 4, n. 8, 2017. Edição Especial Universidade de Pernambuco Unidade Garanhuns.

Nenhum comentário: