AS FEIÇÕES HIDROGEOLÓGICAS DE BOM CONSELHO: A NASCENTE DO RIO SALGADINHO (por José Fábio dos Santos) - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

quinta-feira, 23 de julho de 2020

AS FEIÇÕES HIDROGEOLÓGICAS DE BOM CONSELHO: A NASCENTE DO RIO SALGADINHO (por José Fábio dos Santos)

UMA DESCRIÇÃO DAS FEIÇÕES HIDROGEOLÓGICAS DE BOM CONSELHO:  A NASCENTE DO RIO SALGADINHO
José Fabio dos Santos Bezerra

Na região oeste do município de Bom Conselho na serra Grande se encontra nascentes e riachos  temporários que são tributários de um pequeno rio chamado Salgado ou Salgadinho. Este rio temporário também tem a sua nascente na serra Grande e segue sentido sul contornando o relevo, fazendo meandros em alguns trechos até encontrar o afluente do Rio São Francisco: o Rio  Traipu. 

O rio salgado é um importante modelador da paisagem que por sua vez foi um dos agentes que modelou a região do chamado vale do salgadinho do município de Bom Conselho.  No curso desse rio também se encontra a chamada cachoeira do  poço  escuro que apresenta uma queda d' água interessante através de suas "paredes" rochosas. 

Em uma busca a nascente do rio salgado, junto com o radialista Cláudio André, foi seguido o leito de um trecho do salgado rumo a sua nascente. Partimos do ponto onde se encontra o riacho das velhas com o rio.  Este riacho tributário tem a sua nascente entre a serra grande e a serra queimada; e faz parte da drenagem do rio salgado.

Nesse trecho foi observado a presença de rochas graníticas, a presença de vegetação ciliar formada por Mulungú (Erythrina Mulungu) que é uma árvore cuja algumas espécies tem propriedades medicinais, jurema preta (mimosa tenuiflora) e juazeiro (ziziphuos Joazeiro) que é perenefólia, por isso se mantem verde o ano inteiro e cactáceas como o facheiro (Pilosocereus Pachycladus) e o mandacaru (Cereus Jamacaru); além de herbáceas e gramíneas de pastagens.

Foi também observado na fauna a presença de aves como Rolinhas, Anuns, Urubus, Gaviões, Cabeça-vermelhas, Zé Pretinho, casacas de couro, peito-vermelho grande. Podendo haver outras espécies de faunas.  Algumas dessas espécie pode até está ameaçada de extinção.

No percurso rumo a nascente do salgado, sentido norte segundo as curvas do rio que  contorna o relevo, foi  observado a presença de um riacho  tributário do salgado. 

Foi mantido a direção pelo curso principal onde foi visto um pequeno trecho aluvial as margem do rio, tais trecho formado pelos sedimentos transportados e depositados.  Contudo as formações mais aluvias são encontradas no vale do salgadinho.
Chegando na região da nascente, foi observado a construção de uma barragem de concreto  que represava água. A feição hidrogeológica  que é a nascente  propriamente dita, se encontrava mais a frente  dessa barragem.  

Trata de uma nascente de relevo,  pontual e que pode se comportar de mudo intermitente,   pois nos períodos de longas estiagens, o fluxo do rio salgado pode parar de fluir e retomando ao fluxo no período das chuvas.

Depois de percorrermos mais de 05 km seguindo pelo leito do rio, enfim, encontramos a nascente do rio Salgadinho. Tem esse nome devido a água ser salobra, resultado da quantidade de sedimentos que arrasta em todo o seu percusso e o tipo de relevo que é encontrado da sua nascente até sua foz já no estado de Alagoas.

água salgada tem esse nome por que tem uma grande quantidade de sais, principalmente cloreto de sódio. ... Este processo ocorre especialmente em países onde há falta de água doce. A água salobra é uma “mistura” de água salgada e água doce em termos de quantidade de sais minerais.

Enfim, conseguimos chegar a nascente do rio Salgadinho. Foi uma grande aventura! Eu e o geógrafo, Fábio Santos, conseguimos documentar a importância desse rio para a bacia hidrográfica do rio São Francisco. A serra grande é o grande divisor de águas. De um lado, nasce o rio Salgadinho, do outro, o rio Traipu. Tudo isso será contado aqui e no nosso portal de turismo e no nosso canal no youtube.

Essa reportagem teve os seguintes patrocinadores

Apoio Cultural Marcos Guedes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AGUARDE AS PRÓXIMAS REPORTAGENS
canal2
Inscreva-se no nosso canal no Youtube

Nenhum comentário: