PEDRA FURADA: UM MACIÇO ROCHOSO APROPRIADO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES RADICAIS - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

sexta-feira, 1 de maio de 2020

PEDRA FURADA: UM MACIÇO ROCHOSO APROPRIADO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES RADICAIS

Mais do que uma formação rochosa peculiar, a Pedra Furada, localizada no Parque Municipal da Pedra Furada em Venturosa (PE), é quase um monumento, uma escultura feita pela natureza que impressiona pelo seu porte e suas formas, em frente do qual é impossível permanecer indiferente.

A Pedra Furada é um corpo rochoso granítico na forma de um grande arco que, apoiado nas extremidades, no alto de um pequeno morro, se destaca na paisagem e produz um vão livre interno de grandes dimensões.

Com o objetivo de preservar e divulgar tal patrimônio, o Parque foi constituído pela prefeitura de Venturosa em torno da Pedra em 1985. Como resultado, o local oferece estacionamento para visitantes, uma modesta lanchonete e um local para camping. Uma trilha formada por 360 degraus conduz o visitante da entrada do Parque até a base da pedra. 

A partir dali, já é possível apreciar a belíssima vista do entorno, uma das mais bonitas da região do Vale do Ipojuca. Os aventureiros, no entanto, podem querer subir ao topo da pedra (são cerca de 50 meros da base até o topo) e apreciar, com ainda mais intensidade, a vista da região. 

A subida, no entanto, requer cuidados e deve ser feita com cautela, pois não há itens de segurança disponíveis no lugar. Lá em cima, é possível caminhar pelos cerca de 500 metros de extensão da parte superior do arco.

Para quem estar em Bom Conselho, por exemplo, chegar na Pedra Furada segue pela PE-218 até a entrada do município de Correntes, depois é seguir pela BR-424, passando por Garanhuns e segue com destino as cidade de Caetés, Capoeiras, desce a serra do Tará, até chegar em Venturosa (PE). Depois segue pela PE-217 no sentido Alagoinha e Pesqueira. 

A estrada de terra que leva até o parque tem cerca de 03 km de extensão e inicia na própria PE-217, entre Venturosa e Pesqueira (distante cerca de 05 km de Venturosa). 
Vale apena aventurar-se por lá!


Nenhum comentário: