O SERROTE DO VENTO, O ARCO-ÍRIS E AS RIQUEZAS DA FAUNA E DA FLORA DO MORRO DA SERRA GRANDE - CLÁUDIO ANDRÉ - O POETA

Ultimas!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

DISTRIBUIDORA SÃO MARCOS - A Nº 1 DE BOM CONSELHO

terça-feira, 12 de maio de 2020

O SERROTE DO VENTO, O ARCO-ÍRIS E AS RIQUEZAS DA FAUNA E DA FLORA DO MORRO DA SERRA GRANDE

O serrote do Vento, localizado na região oeste do município de Bom Conselho, é um pico em formato de funil em sentido oposto. As serras e serrotes são formados pela sedimentação. 

Existe uma explicação para as formações das serras que compreendem o coletivo de cordilheiras, pois o vento durante o tempo vai acumulando sedimentos em uma certa região que forma várias montanhas relativamente pequenas.

No cume do morro da serra Grande, existe uma pequena planície rochosa e diante do desgaste provocado na rocha há milhares de anos, resultou numas cavidades de pequeno porte, mas quando chove tornam-se nuns caldeirões cheios d'água.
Uma cavidade vertical de boca circular, cônica a cilíndrica, decimétrica a métrica e com profundidade variável até decamétrica, escavada por redemoinhos em rocha ao longo do leito de rios e riachos, encontrei no morro da Serra Grande, numa altitude de 697 metros, no lado oeste de Bom Conselho.
Diante do acumulado de chuvas nesse ano, para onde você olhar encontrará uma vegetação muito rica. Na propriedade que faz parte da família Ferro, existe uma área considerável de proteção ambiental, favorecendo as riquezas da fauna e flora.

Essa camada rochosa de granito é bastante áspera devido o intemperismo físico, onde a água direcionada pelo vento e juntando com as altas temperaturas provocou o desgaste físico do granito.

O umbuzeiro, árvore nativa da caatinga, tem um florido maravilhoso. O que chama atenção é como o umbuzeiro se reproduziu em cima de uma lajedo.

A serra do Morro Grande em seu cume ultrapassa os mil metros de altitude, rodeada por meramente vegetação arbustiva de caatinga e nesse trecho podemos encontrar uma fauna e uma flora totalmente preservada.

Na imagem acima, na vegetação verde escuro, está o início do grotão que segue sentido norte a serra de São Pedro, com destino a região limítrofe dos municípios de Bom Conselho com Iati.


Toda a camada rochosa do morro da serra Grande é coberta por linqueis - purificadores do ar. Com uma altitude de 697 metros, percebemos no local em alguns trechos tem o fenômeno conhecido por brejo de altitude.

Como presente de fim de tarde, tive o privilégio de visualizar no horizonte a formação espetacular e um lindo arco-íris, que é formado por uma gotícula de chuva quando é atingido pelo raio solar.

Para o tempo? Não, mas parar para ver o tempo passar é uma terapia para a alma. No morro da serra Grande olhando o horizonte e sentindo a brisa do fim de tarde nos rejuvenesce e nos revigora para enfrentar os marasmo do dia a dia.

arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. ... A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão.

arco-íris não existe realmente como em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador.


O planeta Terra possui uma estreita camada denominada de crosta terrestre, é sobre a mesma que os homens habitam e desenvolvem todas as suas atividades, além é claro, dos outros seres vivos. 

A superfície terrestre é composta por placas litosféricas que deslizam sobre o manto, evento que recebe o nome de deriva continental. Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos.

AGRADECIMENTOS
Queremos fazer uma agradecimento aos amigos Fernando Ferro, Marquinho Ferro e Doka Ferro, pelo espaço que sempre nos deram para fazermos registros fotográficos na propriedade onde está a Fazenda do Morro Grande.

Para finalizar esse post, digo que o mais vergonhoso é saber que existem pessoas descompromissadas, com viés meramente politiqueiro e que não valorizam os que tem mentes brilhantes e pensamentos livres.

Nenhum comentário: